Grupo WhatsApp

Cinco passos para conciliar trabalho e estudos

Cinco passos para conciliar trabalho e estudos

24/02/2016 Christian Barbosa

Não é fácil, mas é possível ter tempo para trabalho e estudos – e pode ter a certeza de que vale a pena esse esforço.

Cinco passos para conciliar trabalho e estudos

Administrar as atividades do dia a dia, como tarefas no trabalho, compromissos com a família e com a vida pessoal pode não ser tão fácil assim.

Imagine quando nessa rotina está incluso um curso de pós-graduação, mestrado ou, ainda, doutorado?

É nessa fase que o número de tarefas aumenta e que muitos alunos pensam em desistir do sonho de se especializar em determinada área, para dedicarem tempo somente às antigas atividades.

Não é fácil, mas é possível ter tempo para trabalho e estudos – e pode ter a certeza de que vale a pena esse esforço.

Primeiro porque, ao terminar o curso, vai ser mais fácil encontrar uma vaga para a área pretendida, já que muitos profissionais estão se qualificando para suprir as necessidades do mercado de trabalho.

Segundo, quem deixa de se aperfeiçoar acaba aproveitando o tempo "livre" para abusar de atividades circunstanciais, como as redes sociais e baladas fora de hora.

Por fim, não adianta deixar para depois, mais cedo ou mais tarde você sentirá a necessidade de fazer um curso de especialização e precisará aprender a se organizar e ser mais produtivo em menos tempo, do contrário, esqueça a ideia de ser um profissional de resultados no mercado de trabalho.

Infelizmente, querer nem sempre é fazer. As pessoas querem estudar, mas não têm tempo ou disposição para fazer a coisa acontecer.

São muitos os fatores que prejudicam nossa performance, mas com alguma persistência e as técnicas certas é possível ter bons resultados.

Para começar, cinco passos básicos vão fazer com que o trabalho e os estudos entrem em harmonia, confira:

1- Escreva suas atividades: não deixe nada na cabeça, registre o que tem para fazer em uma agenda, caderno, celular ou um software de planejamento. Se você não anota, fica impossível de planejar e arrumar tempo. A dica é ter apenas um lugar para registrar, ou você vai se perder. Registre tudo da vida, escola, trabalhos, TCC e outras atividades que precisam ser realizadas no trabalho;

2- Trace seu planejamento: com todas as atividades em mãos (tente conseguir o máximo que puder de um semestre), passe para o seu método de anotações todas as tarefas, distribuindo-as com a antecedência de ao menos três dias do termino do prazo. Isso lhe dará mais mobilidade no dia a dia, fazendo com que cumpra tudo e ainda ganhe um tempo para descansar ou adiantar novas tarefas;

3- Cuidado com as urgências: atividades urgentes são aquelas que não estavam programadas para acontecerem, e o tempo para realizá-las está curto, ou já acabou. São as atividades que chegam em cima da hora, que não podem ser previstas, mas que geralmente causam estresse. Para evitá-las, reserve de 30 minutos a 1 hora do seu dia para esses imprevistos. Não esqueça de colocar tempo nas suas anotações;

4- Evite as atividades circunstanciais: sabe aquela atividade que, se você não tivesse perdido seu tempo com ela, não faria a menor diferença? Essas são as tarefas circunstanciais, aquelas que nos fazem perder tempo à toa, como navegar por horas na internet sem propósito.

Lute contra elas! Dica: à noite, ao chegar em casa, vá direto para o banho e comece a se preparar para o próximo dia. Evite deitar no sofá para assistir TV – com o cansaço e a preguiça, certamente você passará horas em frente a TV e irá dormir mais tarde do que realmente precisa, sem ter produzido nada ou descansado neste período;

5- Foco: Nenhuma dessas dicas pode ser realmente eficaz se você não tiver definido de maneira clara quais são os seus objetivos (ex. conquistar determinada vaga dentro da empresa ou terminar no menor tempo possível o curso para iniciar outro).
Além disso, é de extrema importância que você esteja 100% focado em conquistar esses objetivos, isso significa que, algumas vezes, a preguiça pode até aparecer, mas você terá de ser mais forte e seguir com o seu planejamento.

Além disso, para você ter bons resultados no trabalho e nos estudos, é essencial você achar o seu timing e saber distribuir as atividades em sua agenda de acordo com o seu nível de produtividade.

É vital também enxergar o momento de parar. Não adianta forçar demais que a corda arrebenta. Enquanto você está disposto, com energia, é o momento de aproveitar, agora começou a ficar cansado, sonolento, é melhor parar, pois se forçar a barra vai diminuir seu aprendizado ou até terá que rever tudo novamente em outro momento.

Atletas de alta performance sabem bem o momento de treinar e competir duro e também de parar, descansar e recarregar as baterias.

Preparado para iniciar sua vida profissional e acadêmica de uma maneira mais produtiva? Foco nos estudos e objetivo claro no trabalho, essas são as peças chaves para conciliar ambas as atividades de maneira equilibrada e sem estresse.

* Christian Barbosa é o maior especialista no Brasil em administração de tempo e produtividade, é CEO da Triad PS, empresa multinacional especializada em programas e consultoria na área de produtividade, colaboração e administração do tempo.



Parcelar ou pagar à vista o IPTU e IPVA?

Planejamento financeiro para IPVA: pague à vista com desconto se tiver reserva. Se não, parcele, mas fuja de empréstimos e crédito!

Autor: Reinaldo Domingos


Maior período de compras: conheça seus direitos e evite golpes

O fenômeno da alta temporada de compras no Brasil é uma equação de dois lados: oportunidades únicas de consumo e um pico alarmante em fraudes e abusos.

Autor: Mateus Fogaça

Maior período de compras: conheça seus direitos e evite golpes

Direito de arrependimento nas compras online: hora de repensar o prazo de 7 dias

Comprar pela internet virou parte da nossa rotina. Do celular à geladeira, de roupas a passagens aéreas, tudo é adquirido com um clique.

Autor: Andrea Motolla

Direito de arrependimento nas compras online: hora de repensar o prazo de 7 dias

Black Friday: especialista alerta para riscos de endividamento e golpes

Especialista em finanças alerta que Black Friday de R$ bilhões aumenta risco de endividamento e golpes, expondo a falta de planejamento do consumidor.

Autor: Divulgação


Black Friday: fraude com NF-e expõe dados e gera boletos falsos

Criminosos usam chave de acesso da DANFE, exposta em embalagens de produtos, para replicar documentos fiscais e aplicar golpes de boletos.

Autor: Divulgação

Black Friday: fraude com NF-e expõe dados e gera boletos falsos

Fraude em boleto usa chave da NF-e e logística

Criminosos exploram a chave de acesso da DANFE, exposta em embalagens, para criar boletos falsos convincentes, alertam especialistas.

Autor: Divulgação

Fraude em boleto usa chave da NF-e e logística

Black Friday exige cautela contra o endividamento

Especialista alerta que o risco das promoções está no impulso e ensina a planejar os gastos para aproveitar a Black Friday sem comprometer o orçamento.

Autor: Divulgação


Reforma tributária eleva imposto de imagem e altera tributação de clubes

Nova tributação pode elevar imposto de direitos de imagem de atletas de 3,65% para mais de 35% com a adoção do IVA. Clubes-associação perdem isenção.

Autor: Divulgação

Reforma tributária eleva imposto de imagem e altera tributação de clubes

Impacto tributário do STF pode custar bilhões ao “streaming”

Netflix já anuncia ajuste contábil de US$ 619 milhões e ações caem.

Autor: Divulgação

Impacto tributário do STF pode custar bilhões ao “streaming”

Segurança em condomínios: 6 passos para blindar seu prédio contra invasões

Nos últimos anos, o número de invasões a condomínios vem se multiplicando, principalmente na cidade de São Paulo.

Autor: Divulgação


Justiça condena pai que impediu mãe de ir ao batismo

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) manteve a condenação do pai por ter excluído a mãe da cerimônia religiosa do filho.

Autor: Divulgação

Justiça condena pai que impediu mãe de ir ao batismo

Portugal cancela visto de procura de trabalho

Nova lei suspende modalidade migratória mais usada por brasileiros, afetando milhares e travando setores da economia portuguesa.

Autor: Divulgação