Black Friday requer cuidados especiais de consumidores e lojistas
Black Friday requer cuidados especiais de consumidores e lojistas
É fundamental estar atento para se prevenir fraudes e não prejudicar a reputação da data.

CDL/BH apresenta dicas de como comerciantes e clientes podem se prevenir
A grande movimentação nas lojas físicas e virtuais por conta da Black Friday pode ser o ambiente perfeito para a aplicação de golpes, tanto em consumidores quanto em lojistas. Em 2023, segundo o Mapa da Fraude 2023, elaborado pela ClearSale, especialista em combate às fraudes digitais, durante o mês de novembro do último ano foram registradas 334,9 mil tentativas de fraudes nos meios digitais. Considerando o período da ação comercial, entre os dias 23 e 26 de novembro, foram pelo menos 400 atos criminosos por hora e mais de R$ 100 milhões de tentativas em atos de compra e venda fraudulentos.
“Infelizmente pessoas de má intenção aproveitam a movimentação da data para cometer fraudes, seja em consumidores, com vendas falsas, seja em lojistas que recebem pagamentos inconsistentes. É fundamental estar atento para se prevenir dessas fraudes e não prejudicar a reputação da data, que é tão importante para o varejo”, pondera o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva.
De acordo com pesquisa da entidade, a data promete impulsionar a economia da capital mineira durante o mês de novembro e elevar o faturamento do varejo a R$ 2,07 bilhões no período. Os consumidores pretendem investir cerca de R$ 950 reais na data e adquirir, em especial, eletrodomésticos, eletrônicos e móveis.
“Como todos estão com boas expectativas para a data, muitas vezes acabam se distraindo em relação às e podem se tornar alvos. Por isso, é muito importante manter a atenção em determinados comportamentos e ofertas”, aconselha o dirigente.
Abaixo, algumas dicas da entidade para consumidores e lojistas se protegerem nesta Black Friday:
Consumidores
- Promoções e oferta de produtos com valores muito abaixo do mercado, ainda que seja um período especial, devem ser considerados. Pesquisar sobre a reputação do estabelecimento físico e virtual é fundamental para fugir de propagandas enganosas;
- Evite clicar em links de e-mail e mensagens que não sejam de um remetente conhecido e confiável. Sempre verifique com a loja emissora se a mensagem é verdadeira e busque as informações nos canais oficiais;
- Nas compras realizadas em e-commerces e demais plataformas virtuais, certifique-se dos critérios de segurança, opte por cartões virtuais que expiram em prazo determinado e, se possível, não salve os dados.
- Em compras em lojas físicas, caso tenha uma reserva financeira para utilizar na data, opte por pagar em débito ou PIX, evitando transitar com dinheiro em espécie. Confirme sempre o valor que irá pagar e, caso utilize o dinheiro, atente-se ao troco.
Lojistas
- Em vendas de pagamento via PIX, sempre confira se o valor realmente foi transferido e verifique os dados do comprovante apresentado. Atente-se para o PIX agendado
- Atenção ao comportamento das pessoas no interior da loja, em especial aquelas com atitudes inquietas
- Abordagem dos clientes para apresentar a loja. Aqueles que tiverem intenção de praticar algo, serão coibidos
- Evitar que objetos de valor de funcionários, como celular, fiquem expostos no balcão
- Formatar a decoração da loja de forma que a visibilidade da porta não seja prejudicada
- Nunca expor os produtos do lado de fora
- Produtos de maior valor devem ser expostos no fundo da loja
- O caixa não deve ser próximo à saída e, de preferência, que ele seja protegido por uma barreira de vidro ou metal
- Ações conjuntas com os comerciantes vizinhos, como abertura e fechamento de lojas no mesmo horário
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
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Fonte: CDL/BH









