Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A chegada dos gatos

A chegada dos gatos

11/10/2023 Antônio Marcos Ferreira

Manga é uma pequena cidade às margens do Velho Chico, quase na divisa com a Bahia.

Embora o asfalto ainda esteja longe, ela já goza de alguns confortos, como a luz elétrica, telefone, água encanada, televisão e outras coisas, comuns a qualquer lugar que se diz civilizado.

Mas não era assim nos idos de 1953. Naquele tempo a cidade era apenas uma meia dúzia de ruas descalças, ligada ao resto do Estado por estradas esburacadas na seca e lamacentas no tempo das chuvas, deixando seus moradores ilhados, não fossem os vapores e as barcas do São Francisco.

A comunicação era feita apenas por carta ou telegrama, considerado mágico, porque transformava aquele toc-toc do telegrafista em mensagens do outro lado da linha.

Foi naquele mês de dezembro que os parentes da minha avó, que viviam em São Paulo, receberam o seguinte telegrama, vindo de Manga:

"Chegaram dois gatos. Mãe passa bem."

Os parentes ficaram sem entender. Nunca haviam enviados gatos para qualquer lugar, nem tampouco sabiam que a gata estava doente. Procuraram os Correios para decifrar aquele enigma.

O telegrafista, um velho quase aposentado, parece que andava meio cansado e já não tinha mais paciência de ficar traduzindo toc-toc de todos os lugares e nem de mandar toc-toc para outros tantos.

Pela insistência dos parentes de minha avó, resolveu solicitar que o seu colega de Manga repetisse a mensagem do dia anterior. Depois do novo toc-toc, o velho disse, sorrindo:

- É, acho que preciso me aposentar. Desculpem o meu pequeno erro. Eis aqui a sua mensagem.

Lida novamente, desfêz-se o mistério e foi uma alegria geral. O telegrafista engolira uma sílaba muito importante pois a mensagem dizia:

"Chegaram dois garotos. Mãe passa bem."

Foi dessa forma que os parentes, em São Paulo, ficaram sabendo do meu nascimento e do meu irmão gêmeo, numa cidadezinha de Minas Gerais, quase na esquina da Bahia.

* Antônio Marcos Ferreira

Para mais informações sobre telegrama clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira