Grupo WhatsApp

A estratégia da governança corporativa

A estratégia da governança corporativa

18/07/2025 Carlos Donzelli

Governança corporativa é mais do que um método, é uma forma orgânica das empresas se organizarem, discutirem e buscarem se preparar para os desafios presentes e do futuro conhecido e também estarem atentas para desabrochar do futuro desconhecido.

Quero, agora, sem a mínima pretensão de esgotar o tema, levantar alguns pontos para que possamos simplificá-los, sem sermos simplistas.

Desenvolver um sistema no qual a empresa se estruture para os desafios não significa gastar rios de dinheiro ou montar estruturas que burocratizem ou tornem lentas as tomadas de decisões, ou igualmente lentas ao colocá-las em prática. Esse seria um erro fatal.

Eu gosto muito do termo pessoa jurídica porque ele reconhece o caráter pessoal, individual, que cada organização tem, suas habilidades, sua cultura e seu DNA, que poderiam ser traduzidos como seu corpo e sua alma.

E, por isso, não se trata de copiar modelos, mas usar experiências, bem e mal sucedidas, como aprendizados para desenvolver seu modelo próprio.

O papel do Conselho de Administração consiste em ser um farol que ajuda a empresa em sua rota a ter as competências necessárias para navegar em direção a ela em meio ao mar revolto, ou não, afinal, muitas vezes no mar calmo é que se encontra o maior perigo e junto a diversas embarcações que buscam o mesmo objetivo. O plano de navegação é o resultado da estratégia que adotarmos diante da visão que temos.

Pedi à inteligência artificial algumas definições de estratégia, e eis a resposta:

Origem clássica (militar): tirada do grego Strategos, que significa general, a estratégia é a arte de coordenar recursos e movimentos para vencer o inimigo. Segundo Sun Tzu, em A arte da guerra, “A vitória pertence àqueles que sabem para onde estão indo.

Empresarial: Michael Porter define estratégia como a criação única e valiosa, envolvendo um conjunto diferente de atividades que resultam em escolhas deliberadas para se diferenciar da concorrência.

5 Ps: Henry Mintzberg propõe um visão em 5 formas

Plano: um curso de ação
Padrão: consistência em comportamento ao longo do tempo
Posição: localização no ambiente externo
Perspectiva: modo de ver o mundo
Play (manobra): tática

Administração estratégica: segundo Antônio Carlos Maximiano, é a seleção dos meios para se atingir os objetivos.

Obviamente, sem desmerecer as definições acima, vou escolher a definição de meu colega de Conselho de Administração Silvio Meira, em seu livro O que é Estratégia?, que nos provoca a refletir que estratégia é o processo de transformação de aspirações em capacidades.

Em resumo, trata-se de transformar aquilo que se imagina e que se deseja (aspiração) em algo que se pode fazer (capacidades).

Querer ser algo não é uma estratégia, e sim uma aspiração. A estratégia consiste em buscar capacitar as organizações de competências, habilidade e recursos necessários para alcançarmos nossa aspiração.

E o que mais gosto desse pensamento é que ele acrescenta o termo dinâmico, pois os ciclos de vida dos negócios estão cada vez mais curtos e, portanto, torna-se necessário enfrentarmos modelos e pensamentos cada vez mais disruptivos.

* Carlos Donzelli é Head Family Office Magalu e conselheiro do Magalu.

Para mais informações sobre governança corporativa clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Todos os nossos textos são publicados também no Facebook e no X (antigo Twitter)

Quem somos

Fonte: Fonte Assessoria de Comunicação



Para onde caminha a humanidade?

O pragmatismo está ampliando a confrontação econômica. Novas formas de produzir e comercializar vão surgindo com mais rigidez e agilidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Reforma Tributária: mudança histórica ou novo capítulo do caos fiscal

A Reforma Tributária entra na fase prática em 2026 com a criação do IBS e da CBS, que passam a incidir com alíquotas reduzidas.

Autor: Eduardo Berbigier


Austeridade fiscal, caminho obrigatório para ordem e progresso

Quando se aproximam as eleições, o brasileiro se pergunta se é possível ter um país melhor em condições de vida para todos os cidadãos. É o que se deseja.

Autor: Samuel Hanan


Impeachment não é monopólio

A decisão de Gilmar Mendes e o estrangulamento institucional.

Autor: Marcelo Aith


Nova lei da prisão preventiva: entre a eficiência processual e a garantia individual

A sanção da Lei 15.272, em 26 de novembro de 2025, representa um marco na evolução do processo penal brasileiro e inaugura uma fase de pragmatismo legislativo na gestão da segregação cautelar.

Autor: Eduardo Maurício


COP 30… Enquanto isso, nas ruas do mundo…

Enquanto chefes de Estado, autoridades, cientistas, organismos multilaterais e ambientalistas globais reuniam-se em Belém do Pará na COP 30, discutindo metas e compromissos climáticos, uma atividade árdua, silenciosa e invisível para muitos seguia seu curso nas ruas, becos e avenidas do Brasil e do mundo.

Autor: Paula Vasone


Reforma administrativa e os impactos na vida do servidor público

A Proposta de Emenda à Constituição da reforma administrativa, elaborada por um grupo de trabalho da Câmara dos Deputados (PEC 38/25) além de ampla, é bastante complexa.

Autor: Daniella Salomão


A língua não pode ser barreira de comunicação entre o Estado e os cidadãos

Rui Barbosa era conhecido pelo uso erudito da língua culta, no falar e no escrever (certamente, um dos maiores conhecedores da língua portuguesa no Brasil).

Autor: Leonardo Campos de Melo


Você tem um Chip?

Durante muito tempo frequentei o PIC da Pampulha, clube muito bom e onde tinha uma ótima turma de colegas, jogadores de tênis, normalmente praticado aos sábados e domingos, mas também em dois dias da semana.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Dia da Advocacia Criminal: defesa, coragem e ética

Dia 2 de dezembro é celebrado o Dia da Advocacia Criminal, uma data emblemática que, graças à união e à força da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), integra o calendário oficial das unidades federativas do país.

Autor: Sheyner Yàsbeck Asfóra


STF não tem interesse – nem legitimidade – em descriminalizar aborto

A temática relativa ao aborto e as possibilidades de ampliação do lapso temporal para a aplicação da exclusão de ilicitude da prática efervesceram o cenário político brasileiro no último mês.

Autor: Lia Noleto de Queiroz


O imposto do crime: reflexões liberais sobre a tributação paralela nas favelas brasileiras

Em muitas comunidades brasileiras, especialmente nas grandes cidades, traficantes e milicianos impõem o que chamam de “impostos” – cobranças sobre comerciantes, moradores e até serviços públicos, como transporte alternativo e distribuição de gás.

Autor: Isaías Fonseca