A experiência do cliente é fundamental no universo gastronômico
A experiência do cliente é fundamental no universo gastronômico
O conjunto de percepções e impressões que um cliente possui sobre uma determinada empresa, após passar por uma interação com ela, é o que se convencionou chamar de Experiência do Cliente.
Esses entendimentos são formados por respostas cognitivas, afetivas, sensoriais e comportamentais, durante todo o processo de consumo, o que inclui a pré-compra, consumo e pós-compra.
No caso do universo da gastronomia, a experiência do cliente é fundamental. Afinal, ela vai influenciar, diretamente, a satisfação, a fidelização e a reputação de restaurantes e outros estabelecimentos do setor.
No caso de bares, restaurantes, padarias e outros espaços gastronômicos, o chamado processo de consumo abrange todos os pontos de contato entre o cliente e o serviço.
Essa jornada envolve desde a escolha e reserva do local para a realização do almoço ou jantar até o pós-atendimento e inclui aspectos como a qualidade dos alimentos, o ambiente, o atendimento e a atmosfera do local.
Por isso, investir em uma experiência positiva é essencial para que alguns benefícios possam ser alcançados, como a fidelização do cliente, obtida com a satisfação, retorno e recomendação do estabelecimento a familiares e amigos, de forma que a base de consumidores do local seja ampliada; a diferenciação competitiva, alcançada ao oferecer uma experiência realmente única, que destaque o local da concorrência; e o feedback construtivo, por meio do qual o próprio estabelecimento consegue coletar opiniões relevantes para o aprimoramento contínuo dos serviços oferecidos.
Quando o espaço gastronômico prioriza e preza por uma boa experiência para o cliente e se cerca de cuidados, observando cuidadosamente todos os detalhes para que o conjunto de impressões do consumidor seja positiva, a marca passa a se valer de aspectos que a tornam mais forte e sólida no mercado, visto que qualidades como confiabilidade, responsabilidade, segurança, sabor, satisfação e empatia passam a ser relacionadas a ela.
Compreender o comportamento do cliente é essencial para personalizar a experiência e atender às expectativas específicas de cada pessoa que escolhe o estabelecimento para a realização de uma refeição, de um encontro com amigos ou familiares.
Fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos influenciam as escolhas gastronômicas, por isso, estar atento a essas variáveis permite oferecer um serviço mais alinhado às necessidades do público.
O fato é que a experiência do cliente no universo da gastronomia vai além do simples ato de servir uma refeição.
Trata-se de criar momentos e memórias, que envolvem todos os sentidos, fortalecendo o vínculo entre o cliente e o estabelecimento e contribuindo para o sucesso e a sustentabilidade do negócio.
* Glaucia Fernandes é diretora de franquias do L’Entrecôte de Paris, rede de restaurantes que faz parte do Grupo SMZTO.
Para mais informações sobre experiência do cliente clique aqui…
Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!
Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp
Todos os nossos textos são publicados também no Facebook e no X (antigo Twitter)
Fonte: Scaramella Press


