Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A polêmica da legalização das drogas

A polêmica da legalização das drogas

30/07/2010 Bruno de Almeida Rocha

Muitos políticos, tanto de esquerda como de direita, pregam a legalização das drogas com base no fundamento da não-intervenção na liberdade individual, o qual aduz que os indivíduos têm direito ilimitado sobre seus próprios corpos, podendo deles se utilizarem da maneira que bem entenderem.

Todavia, o usuário de drogas não acaba apenas com a sua vida, mas com a de seus amigos, familiares, enfim, daqueles que o cercam, bem como com a de toda a sociedade, vez que seus atos podem gerar efeitos devastadores, como, por exemplo, o usuário que mata outro indivíduo para conseguir dinheiro para adquirir a droga.

Certamente, o nível de dano aumentaria muito mais com a legalização. É sabido que a proibição gera danos sim, pois há o tráfico, porém, a legalização, embora extinga esse comércio ilegal, trará um aumento no índice de outros crimes, haja vista que o usuário ainda precisará comprar sua droga e a sua condição financeira será a mesma, independentemente de sua atitude ser legalizada ou proibida.

Nesse sentido, aquele que não tinha condições econômicas para comprar a droga e roubou dinheiro de alguém, terá a mesma atitude se o uso da substância for permitido. A saída, para a obtenção do dinheiro, será a mesma.

Ainda, a legalização das drogas produziria uma maior oferta, exporia um maior número de pessoas ao consumo e, consequentemente, às suas complicações.

Tantas banalizações ofuscam princípios, tornar tudo comum destrói a barreira dos limites. A legalização seria a maneira mais rápida e eficaz de dizer à sociedade que não existem mais limites para nada, cada um pode fazer consigo e com o outro o que bem entender. Assim, essa solução, se não atinge, ao menos já beira o caos social.

Usar o argumento de que a legalização é uma questão de saúde publica, vez que se assim fosse, haveria uma disponibilização de drogas mais puras, assim como de seringas e agulhas limpas, é algo falho e inconsistente, pois a legalização não torna o produto saudável, como exemplo, o cigarro e o álcool.

Portanto, o fato de legalizar não o torna menos destruidor ao corpo do usuário, bem como não garante uma dose de uso recomendada, pois, como dito anteriormente, elevado é o número de pessoas que, já no primeiro consumo de qualquer droga, tornam-se dependentes.

Precedentes não podem ser abertos, a legalização do uso de drogas seria a legalização de um crime, o que possibilitaria, futuramente, a legalização do furto, do roubo e, quem sabe, do homicídio. A sociedade precisa de freios para poder se desenvolver, para acelerar seu crescimento.

* Dr Bruno de Almeida Rocha e por Gabriel Henrique Pisciotta, do Fernando Quércia Advogados Associados.

Fonte: Floter&Schauff



O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A poderosa natureza

O dinheiro é um vírus que corrompe tudo e quando a pessoa se “infecta”, dificilmente se livra.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


A maior eleição do mundo e o nacionalismo hindu

O ano de 2024 está sendo considerado o superano das eleições pelo mundo. Ao todo, mais de 50 países terão pleitos variados, dentre os quais o Brasil e os Estados Unidos.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray