Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A primeira impressão…

A primeira impressão…

29/02/2012 Dô Salies

Assim como no mercado da moda, o varejo considera o que há de matéria-prima abundante, além de novidades e tecnologia, para escolher tendências que vão estampar as vitrines do ano.

O que é escolhido para servir de chamariz para os clientes depende também de novos materiais e conceitos. No ano passado, o papel foi um dos elementos mais  explorados, bem como suas diversas possibilidades, formas e texturas, abrindo as portas para a tendência de materiais naturais, que deve seguir em abundância em 2012.

O destaque, porém, será dado à madeira, que fará o conceito eco-friendly, sustentável e amigo –no sentido de próximo, agradável- ganhar ainda mais espaço e importância.

Outra aposta é a tecnologia, que deixou de ser exclusividade do setor de eletroeletrônicos e, há algum tempo, avança tornando as vitrines mais interativas, com movimentos e funções curiosas, como, por exemplo, as televisões 3D e telas touch screen. Outra aposta é a substituição dos televisores pelos tablets, que geram ainda mais interatividade com o cliente.

Num aspecto mais cultural, mesmo já tendo sido utilizado em alguns momentos do passado, os filmes institucionais serão cada vez mais vistos na ambientação do ‘cartão de visita’ das lojas. Só que dessa vez para ficar, afinal trata-se de um espaço estratégico, quiçá o de maior contato entre a marca e o consumidor. Outro caminho a ser adotado como tendência é o minimalismo, no qual permanece o conceito do less is more.

O mote é trabalhar efetivamente o que se quer vender e não tanto o ornamento na vitrine. Neste grupo entram aqueles varejistas que gostam de expor o item de forma consistente, aparente e comercial. É o produto evidenciando o próprio produto.

Em linhas gerais, uma boa vitrine, hoje, precisa ter estruturas ou materiais que possam ser facilmente reproduzidos em uma segunda, terceira ou décima loja. Mas se o consumidor leva apenas cinco segundos para olhar e entender uma vitrine, porque tamanho empenho em estruturá-la?

Ora, é importante ter sempre em mente que a vitrine é uma ferramenta de marketing, que tem a função de vender o produto sozinha. Além do mais, vale a sabedoria popular que diz que a primeira impressão é a que fica.

* Dô Salies é graduada em Desenho Industrial pela FAAP e especializada em Marketing Promocional pela ESPM. 



Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso