Grupo WhatsApp

A tecnologia sul-coreana beneficiando o mundo

A tecnologia sul-coreana beneficiando o mundo

07/09/2021 Michel Batista

Ao longo dos seus mais de quatro mil anos, a Coreia do Sul foi governada por diversas dinastias, sofreu com guerras e invasões.

Tudo isso fez com o que o país padecesse por anos. Para se ter uma ideia, na década de setenta, a Coreia do Sul era um território arrasado pela pobreza.

Na ocasião, no ranking global de desenvolvimento o Brasil aparecia na frente, com a renda anual da população sendo duas vezes maior do que a dos coreanos.

Porém, isso mudou radicalmente e agora o país sul-coreano, que viveu uma revolução econômico, é referência em diversos segmentos tecnológicos, inclusive na área da saúde.

Para chegarmos na fase tecnológica da Coreia do Sul, é preciso voltar alguns anos. Esse impulsionamento veio do vizinho Japão.

Entretanto, após a rendição japonesa, a península coreana foi anexada ao seu vizinho, deixando marcas no passado do povo que vivia na região.

Logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, ocorreu outra fase traumática para a Coreia, a divisão entre Sul e Norte ao longo do Paralelo 38. Durante três anos, militares americanos(sul) e soviéticos(norte) administraram as regiões.

Apenas em 1948 é que a Coreia do Sul elegeu seu primeiro presidente, Rhee Syngman, e a reconstrução da nação começou, através de programas governamentais que incentivaram as famílias ricas do país a investirem em conglomerados industriais.

Chamada de “chaebol”, que em coreano significa riqueza dos clãs, essa estratégia foi adotada com entusiasmo no país. A introdução do “chaebol” foi muito importante para evolução da Coreia do Sul.

Entre os anos de 1980 até 1993, o crescimento econômico do país foi de 9,1% ao ano em média, um dos mais altos do mundo.

Com esse enriquecimento, foi possível o país aderir à Industrialização Orientada para Expansão (IOE) e depois ao bloco econômico dos “Tigres Asiáticos”.

Com grandes investimentos, o país se tornou uma referência nos segmentos de eletroeletrônicos e automóveis.

Diante dessa evolução gradativa no cenário mundial no início do século XXI a tecnologia de ponta utilizada na Coreia do Sul começou a dominar internacionalmente outros setores da indústria.

No fim da década passada, o governo sul-coreano viu na biotecnologia e no setor farmacêutico novos motores de crescimento para, mais uma vez impulsionar a economia.

Na região de Free Economic Zone na cidade de Incheon, Songdo, fica o principal local de pesquisas e instituições relacionadas com a biotecnologia e é onde existe o primeiro cluster de farmacêuticas.

Por meio desses polos, é possível ver inúmeros produtos fabricados, trazendo benefícios para toda a sociedade. 

Aqui, vale destacar que devido à tecnologia desenvolvida na Coreia do Sul, tornou-se possível produzir os biossimilares, que são medicamentos biológicos não idênticos a um medicamento de referência, porém desenvolvidos com a mesma complexidade e finalidade.

Mesmo precisando de um aparato tecnológico extremamente caro, esse tipo de fármaco é uma alternativa econômica para tratamentos avançados.

Com os investimentos crescendo nos segmentos de biotecnologia e farmácia, as grandes companhias começam a ampliar as suas atividades e se espalham pelo mundo.

Esse é um fator extremamente importante, pois são portas que se abrem para países como o Brasil terem uma oportunidade de se alavancar economicamente com uma base muito forte como a da Coreia do Sul.

Essa abertura já começa a prover frutos com o desenvolvimento de diversas companhias deste segmento aqui em nosso país.

Esta potência tecnológica mostrou ao mundo que o investimento consciente gera inúmeros frutos que desenvolvem uma nação gradativamente e a biotecnologia produzida no país asiático começa a trazer benefícios para todo o mundo, incluindo o Brasil.

* Michel Batista é Gerente Sênior de Negócios da Celltrion Healthcare no Brasil.

Para mais informações sobre Coreia do Sul clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Tamer Comunicação



Para onde caminha a humanidade?

O pragmatismo está ampliando a confrontação econômica. Novas formas de produzir e comercializar vão surgindo com mais rigidez e agilidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Reforma Tributária: mudança histórica ou novo capítulo do caos fiscal

A Reforma Tributária entra na fase prática em 2026 com a criação do IBS e da CBS, que passam a incidir com alíquotas reduzidas.

Autor: Eduardo Berbigier


Austeridade fiscal, caminho obrigatório para ordem e progresso

Quando se aproximam as eleições, o brasileiro se pergunta se é possível ter um país melhor em condições de vida para todos os cidadãos. É o que se deseja.

Autor: Samuel Hanan


Impeachment não é monopólio

A decisão de Gilmar Mendes e o estrangulamento institucional.

Autor: Marcelo Aith


Nova lei da prisão preventiva: entre a eficiência processual e a garantia individual

A sanção da Lei 15.272, em 26 de novembro de 2025, representa um marco na evolução do processo penal brasileiro e inaugura uma fase de pragmatismo legislativo na gestão da segregação cautelar.

Autor: Eduardo Maurício


COP 30… Enquanto isso, nas ruas do mundo…

Enquanto chefes de Estado, autoridades, cientistas, organismos multilaterais e ambientalistas globais reuniam-se em Belém do Pará na COP 30, discutindo metas e compromissos climáticos, uma atividade árdua, silenciosa e invisível para muitos seguia seu curso nas ruas, becos e avenidas do Brasil e do mundo.

Autor: Paula Vasone


Reforma administrativa e os impactos na vida do servidor público

A Proposta de Emenda à Constituição da reforma administrativa, elaborada por um grupo de trabalho da Câmara dos Deputados (PEC 38/25) além de ampla, é bastante complexa.

Autor: Daniella Salomão


A língua não pode ser barreira de comunicação entre o Estado e os cidadãos

Rui Barbosa era conhecido pelo uso erudito da língua culta, no falar e no escrever (certamente, um dos maiores conhecedores da língua portuguesa no Brasil).

Autor: Leonardo Campos de Melo


Você tem um Chip?

Durante muito tempo frequentei o PIC da Pampulha, clube muito bom e onde tinha uma ótima turma de colegas, jogadores de tênis, normalmente praticado aos sábados e domingos, mas também em dois dias da semana.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Dia da Advocacia Criminal: defesa, coragem e ética

Dia 2 de dezembro é celebrado o Dia da Advocacia Criminal, uma data emblemática que, graças à união e à força da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), integra o calendário oficial das unidades federativas do país.

Autor: Sheyner Yàsbeck Asfóra


STF não tem interesse – nem legitimidade – em descriminalizar aborto

A temática relativa ao aborto e as possibilidades de ampliação do lapso temporal para a aplicação da exclusão de ilicitude da prática efervesceram o cenário político brasileiro no último mês.

Autor: Lia Noleto de Queiroz


O imposto do crime: reflexões liberais sobre a tributação paralela nas favelas brasileiras

Em muitas comunidades brasileiras, especialmente nas grandes cidades, traficantes e milicianos impõem o que chamam de “impostos” – cobranças sobre comerciantes, moradores e até serviços públicos, como transporte alternativo e distribuição de gás.

Autor: Isaías Fonseca