Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Dicas para aumentar as chances de sucesso de como empreender

Dicas para aumentar as chances de sucesso de como empreender

26/06/2013 José Carlos Ignácio

É cada vez maior o número de brasileiros que se tornam empreendedores.

Isso ocorre tanto pelas oportunidades decorrentes de um país como o nosso, aonde há muito espaço para a economia crescer, quanto pelo fato de os empregos criados não serem suficientes e atraentes para absorver toda a mão de obra, seja ela especializada ou não.

Tendo em vista esta realidade, a questão que se coloca é: quais são os passos que devem ser cumpridos antes de montar um negócio? Quais as precauções a análises que devem ser feitas visando redução dos riscos e aumento das chances de sucesso? O tema é realmente importante, pois, na maioria das situações, essa aposta num negócio próprio muitas vezes envolve as economias acumuladas ao longo de vários anos de trabalho.

Seguem então 5 dicas importantes para quem está pensando em empreender. Não são as únicas, mas essenciais:

1 – Mercado: a área de atuação escolhida tem que ser excelente, ou seja, deve ser grande em termos de valores e ter uma perspectiva de crescimento por vários anos. Tais informações são de fácil acesso na internet e em outras publicações, sendo que atualmente vestuário, perfumaria, alimentação, tecnologia e infraestrutura são alguns destaques. Há mais chances de um empresário mediano ter sucesso num ótimo mercado do que um ótimo empresário em um mercado mediano.

2 – Expertise: Seja através de voo solo ou de franquia, procure aproveitar conhecimento e experiência adquiridos anteriormente. Isto será muito útil na transição de empregado para empresário, tanto em termos de adaptação quanto de resultados econômicos.

3 – Faça as contas: Veja perspectivas de crescimento do faturamento (seja conservador), custos e despesas prováveis (exagere). E também apure o resultado previsto para curto e longo prazo, de forma a ter uma ideia até onde você pode chegar. Se necessário, procure auxílio de um técnico, contador ou consultor.

4 – Vislumbre o futuro: Imagine o seu dia a dia, procure visualizar você indo para a sua empresa recém-criada e as atividades que lhe esperam... O conjunto da obra tem que ser potencialmente prazeroso, ou seja, as tarefas e os relacionamentos têm que parecer valer muito a pena.

5 – Perfil: Faça uma autoanálise e confirme se terá prazer em conviver com a incerteza e o risco, num processo permanente de superação. Seja honesto consigo mesmo!

Os passos acima não são garantia de sucesso, mas certamente ajudarão a diminuir o risco de fracasso.

* José Carlos Ignácio é sócio-fundador da JCI Acquistion, formado em Administração de Empresas e possui MBA e Pós Graduação.

Fontee: RZT Comunicação



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves