Grupo WhatsApp

Avanços contra a Hepatite C

Avanços contra a Hepatite C

23/03/2012 Dr. Marcelo Mendonça

Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, estima-se que cerca de 170 a 200 milhões de pessoas estejam infectadas no mundo pelo vírus da hepatite C (HCV) e 350 mil pessoas morram por ano devido às complicações da doença.

Especialistas trabalham com a hipótese que dois milhões de brasileiros sejam portadores do HCV e dados apontam que entre 1 e 5% dos infectados morrem em consequência da cirrose ou do câncer de fígado, as mais temíveis complicações da doença.

A hepatite C é atualmente a principal causa de transplante hepático nos países desenvolvidos e aproximadamente 80% dos pacientes não apresentam quaisquer sintomas, o que dificulta a detecção precoce e o tratamento que impede a evolução para as formas crônicas da doença.

Por este motivo, é importante manter um acompanhamento médico regular e realizar exames de rotina. Ela é considerada uma epidemia silenciosa e a cura só é obtida em aproximadamente 48% dos casos. Como a grande maioria dos infectados não desenvolve sintomas, acabam transmitindo o vírus para outras pessoas pelo contato com o sangue infectado.

A maioria dos pacientes só procura tratamento quando a doença atinge seu ápice, levando a lesões no fígado (cirrose) e câncer hepático.

A doença também pode ser transmitida verticalmente (da mãe para filho). Um estudo publicado no periódico científico New England Journal of Medicine, concluiu que pacientes infectados com o vírus da hepatite C crônica que não tiveram resposta às terapias mais comuns, podem ser beneficiados a partir da adição direta de novos agentes antivirais. O novo coquetel atenua os efeitos colaterais do tratamento e promete ajudar pessoas que não tiveram resposta aos métodos antigos.

Em outro estudo recente, pesquisadores da Oxford University publicaram resultados promissores com uma vacina para a Hepatite C. No estudo, 41 voluntários saudáveis produziram uma forte resposta protetora sem o aparecimento de efeitos colaterais indesejáveis. Agora, o próximo passo será aplicar a vacina em pessoas com risco de infecção por hepatite C para entender como elas reagem.

Embora os resultados ainda sejam preliminares, uma luz no fim do túnel passou a ser visualizada e a comunidade científica aguarda ansiosamente os próximos passos da pesquisa. Os resultados positivos alcançados serão de importância fundamental para o controle da doença em um futuro próximo. Mas por enquanto, prevenir-se é o melhor remédio.

* Dr. Marcelo Mendonça, chefe do departamento de Infectologia do Hospital Santa Paula.



Para onde caminha a humanidade?

O pragmatismo está ampliando a confrontação econômica. Novas formas de produzir e comercializar vão surgindo com mais rigidez e agilidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Reforma Tributária: mudança histórica ou novo capítulo do caos fiscal

A Reforma Tributária entra na fase prática em 2026 com a criação do IBS e da CBS, que passam a incidir com alíquotas reduzidas.

Autor: Eduardo Berbigier


Austeridade fiscal, caminho obrigatório para ordem e progresso

Quando se aproximam as eleições, o brasileiro se pergunta se é possível ter um país melhor em condições de vida para todos os cidadãos. É o que se deseja.

Autor: Samuel Hanan


Impeachment não é monopólio

A decisão de Gilmar Mendes e o estrangulamento institucional.

Autor: Marcelo Aith


Nova lei da prisão preventiva: entre a eficiência processual e a garantia individual

A sanção da Lei 15.272, em 26 de novembro de 2025, representa um marco na evolução do processo penal brasileiro e inaugura uma fase de pragmatismo legislativo na gestão da segregação cautelar.

Autor: Eduardo Maurício


COP 30… Enquanto isso, nas ruas do mundo…

Enquanto chefes de Estado, autoridades, cientistas, organismos multilaterais e ambientalistas globais reuniam-se em Belém do Pará na COP 30, discutindo metas e compromissos climáticos, uma atividade árdua, silenciosa e invisível para muitos seguia seu curso nas ruas, becos e avenidas do Brasil e do mundo.

Autor: Paula Vasone


Reforma administrativa e os impactos na vida do servidor público

A Proposta de Emenda à Constituição da reforma administrativa, elaborada por um grupo de trabalho da Câmara dos Deputados (PEC 38/25) além de ampla, é bastante complexa.

Autor: Daniella Salomão


A língua não pode ser barreira de comunicação entre o Estado e os cidadãos

Rui Barbosa era conhecido pelo uso erudito da língua culta, no falar e no escrever (certamente, um dos maiores conhecedores da língua portuguesa no Brasil).

Autor: Leonardo Campos de Melo


Você tem um Chip?

Durante muito tempo frequentei o PIC da Pampulha, clube muito bom e onde tinha uma ótima turma de colegas, jogadores de tênis, normalmente praticado aos sábados e domingos, mas também em dois dias da semana.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Dia da Advocacia Criminal: defesa, coragem e ética

Dia 2 de dezembro é celebrado o Dia da Advocacia Criminal, uma data emblemática que, graças à união e à força da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), integra o calendário oficial das unidades federativas do país.

Autor: Sheyner Yàsbeck Asfóra


STF não tem interesse – nem legitimidade – em descriminalizar aborto

A temática relativa ao aborto e as possibilidades de ampliação do lapso temporal para a aplicação da exclusão de ilicitude da prática efervesceram o cenário político brasileiro no último mês.

Autor: Lia Noleto de Queiroz


O imposto do crime: reflexões liberais sobre a tributação paralela nas favelas brasileiras

Em muitas comunidades brasileiras, especialmente nas grandes cidades, traficantes e milicianos impõem o que chamam de “impostos” – cobranças sobre comerciantes, moradores e até serviços públicos, como transporte alternativo e distribuição de gás.

Autor: Isaías Fonseca