Grupo WhatsApp

Banco Central encerra o projeto do Drex Digital

Banco Central encerra o projeto do Drex Digital

18/11/2025 João Teodoro da Silva

Em artigo de outubro de 2023, informei que 11 países já tinham sua própria moeda digital, as chamadas CBDC – Central Bank Digital Currency ou, em português, Moeda Digital emitida pelo Banco Central.

Outros 21 países estavam na fase de projetos-piloto de moeda virtual. No total, 130 países, que somam 98% do PIB mundial, trabalhavam no lançamento de moedas virtuais.

Como vanguardista desse processo aparecia a China, que desde 2020 já testava o Yuan Digital. No Brasil, o Banco Central planejava lançar o Drex até o final de 2024.

Porém no dia 3 deste novembro, em surpreendente recuo estratégico, o Bacen anunciou o encerramento do Drex - versão digital no nosso real - após quatro anos de testes.

A decisão sinaliza relevante mudança na estratégia de digitalização financeira do país. Baseado em blockchain, o Drex enfrentou desafios técnicos e regulatórios, especialmente em relação à privacidade e segurança das transações.

Ademais, alimentava na sociedade a desconfiança de que a moeda digital estava sendo criada como nova forma de vigilância financeira permanente.

Por isso o BC optou por descontinuar sua plataforma e iniciar uma nova abordagem, mais alinhada com o setor privado. A ideia agora é refazer a arquitetura digital, priorizando soluções mais práticas e seguras.

Contudo o Drex produziu alguns trunfos. O projeto permitiu ao BC entender melhor o potencial das moedas digitais, absorvendo importantes conhecimentos sobre tokenização, interoperabilidade e governança digital.

Isso facilitará a construção de nova infraestrutura, iniciando pelos casos em uso, como Pix, Open Finance e investimentos.

A decisão acompanha a tendência global de prudência em relação às moedas digitais emitidas por bancos centrais (CBDC).

Segundo a Nexa Finance, apenas cinco nações avançaram para a fase de desenvolvimento das moedas digitais entre 137 que investigam o tema.

Recuando, o Brasil poderá melhor avaliar os riscos da vigilância, o custo de implementação e o impacto sobre o sistema financeiro tradicional.

O Banco Central sinaliza que um novo projeto começará do zero, com foco em reaproximação com o setor privado e menor regulação.

As opiniões se dividem no mercado financeiro. Alguns dizem que o Drex propiciou novos modelos de negócios; outros, que impôs limitação à inovação.

As empresas que participaram dos testes agora redirecionam suas ações para a inteligência artificial ou, como é o caso do Sistema Cofeci-Creci, para a tokenização e digitalização de processos.

O fim do Drex é um recuo estratégico! O BC reafirma o compromisso com a digitalização, porém com mais pragmatismo. A nova era focará em um modelo híbrido, com mais segurança e eficiência.

O Banco Central reitera que manterá o foco da nova etapa evolutiva na conexão com o setor privado. A inversão de etapas, priorizando os casos em uso antes da era tecnológica, buscará maior aderência prática e menor resistência à regulação.

Instrumentos já consolidados, como o Pix, ganharão protagonismo como alternativas para liquidação digital, sem necessidade de blockchain.

O objetivo é construir uma solução conectada à economia real, preservando o protagonismo do Banco Central como autoridade monetária na transformação digital.

* João Teodoro da Silva

Para mais informações sobre moeda digital clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Todos os nossos textos são publicados também no Facebook e no X (antigo Twitter)

Quem somos

Fonte: Luzinete Alves



Para onde caminha a humanidade?

O pragmatismo está ampliando a confrontação econômica. Novas formas de produzir e comercializar vão surgindo com mais rigidez e agilidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Reforma Tributária: mudança histórica ou novo capítulo do caos fiscal

A Reforma Tributária entra na fase prática em 2026 com a criação do IBS e da CBS, que passam a incidir com alíquotas reduzidas.

Autor: Eduardo Berbigier


Austeridade fiscal, caminho obrigatório para ordem e progresso

Quando se aproximam as eleições, o brasileiro se pergunta se é possível ter um país melhor em condições de vida para todos os cidadãos. É o que se deseja.

Autor: Samuel Hanan


Impeachment não é monopólio

A decisão de Gilmar Mendes e o estrangulamento institucional.

Autor: Marcelo Aith


Nova lei da prisão preventiva: entre a eficiência processual e a garantia individual

A sanção da Lei 15.272, em 26 de novembro de 2025, representa um marco na evolução do processo penal brasileiro e inaugura uma fase de pragmatismo legislativo na gestão da segregação cautelar.

Autor: Eduardo Maurício


COP 30… Enquanto isso, nas ruas do mundo…

Enquanto chefes de Estado, autoridades, cientistas, organismos multilaterais e ambientalistas globais reuniam-se em Belém do Pará na COP 30, discutindo metas e compromissos climáticos, uma atividade árdua, silenciosa e invisível para muitos seguia seu curso nas ruas, becos e avenidas do Brasil e do mundo.

Autor: Paula Vasone


Reforma administrativa e os impactos na vida do servidor público

A Proposta de Emenda à Constituição da reforma administrativa, elaborada por um grupo de trabalho da Câmara dos Deputados (PEC 38/25) além de ampla, é bastante complexa.

Autor: Daniella Salomão


A língua não pode ser barreira de comunicação entre o Estado e os cidadãos

Rui Barbosa era conhecido pelo uso erudito da língua culta, no falar e no escrever (certamente, um dos maiores conhecedores da língua portuguesa no Brasil).

Autor: Leonardo Campos de Melo


Você tem um Chip?

Durante muito tempo frequentei o PIC da Pampulha, clube muito bom e onde tinha uma ótima turma de colegas, jogadores de tênis, normalmente praticado aos sábados e domingos, mas também em dois dias da semana.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Dia da Advocacia Criminal: defesa, coragem e ética

Dia 2 de dezembro é celebrado o Dia da Advocacia Criminal, uma data emblemática que, graças à união e à força da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), integra o calendário oficial das unidades federativas do país.

Autor: Sheyner Yàsbeck Asfóra


STF não tem interesse – nem legitimidade – em descriminalizar aborto

A temática relativa ao aborto e as possibilidades de ampliação do lapso temporal para a aplicação da exclusão de ilicitude da prática efervesceram o cenário político brasileiro no último mês.

Autor: Lia Noleto de Queiroz


O imposto do crime: reflexões liberais sobre a tributação paralela nas favelas brasileiras

Em muitas comunidades brasileiras, especialmente nas grandes cidades, traficantes e milicianos impõem o que chamam de “impostos” – cobranças sobre comerciantes, moradores e até serviços públicos, como transporte alternativo e distribuição de gás.

Autor: Isaías Fonseca