Grupo WhatsApp

Cientistas Cristãos refletem sobre o que significa a religião em tempos de crise

Cientistas Cristãos refletem sobre o que significa a religião em tempos de crise

16/06/2020 Kevin Ness

No dia 8 de junho, realizou-se a assembleia anual dA Igreja de Cristo, Cientista, em sua sede, em Boston.

O evento foi realizado on-line. Essa igreja é uma das muitas denominações religiosas que vêm trabalhando incansavelmente, nos últimos meses, para ajudar suas congregações a se adaptar ao mundo on-line, atendendo às recomendações e orientações de cada localidade.

Essa assembleia anual foi uma oportunidade para os membros se reunirem virtualmente e refletir sobre o que significa ser uma igreja em tempos de crise — como ir acima e além do que as autoridades pedem, e realmente servir a comunidade.

“O que o verdadeiro amor faz é aplacar o medo”, disse Robin Hoagland, membro de uma diretoria de cinco pessoas, “e esse é o amor de que mais precisamos, neste momento”.

A questão se aplica às necessidades resultantes da atual crise econômica e de saúde pública, além da atenção global voltada aos direitos humanos.

O jornal The Christian Science Monitor, mencionado na reunião, é um dos meios pelos quais a igreja demonstra como se interessa por tais questões.

O jornal foi fundado em 1908, com o lema “não prejudicar ninguém, mas sim abençoar toda a humanidade”. Ele tem dado cobertura a questões relacionadas com injustiça e racismo, desde seus primórdios. A cobertura da pandemia, nos últimos meses, tem sido oferecida livre de pagamento.

Os comentários por parte das autoridades da igreja e de membros, durante a reunião, ressaltaram a conexão entre adorar a Deus e cuidar do próximo — ensinamento básico de Jesus, que os cristãos relembram.

“Na proporção em que amamos a Deus de todo nosso coração, com toda nossa alma e entendimento — na mesma proporção nossas mãos são movidas pelo Cristo para atender às necessidades de nossos irmãos e irmãs”, disse Keith Wommack, outro membro da diretoria.

Um membro residente na Alemanha, que vem organizando a ajuda humanitária das Nações Unidas, disse: “Quando temos de enfrentar necessidades humanitárias de nível mundial, pode acontecer de fazermos uma porção de coisas que não são suficientes, ou de enfrentarmos obstáculos”. A oração “traz à mente soluções… porque a oração é poderosa. Ela faz a diferença”.

Os diversos comentários também reafirmaram o compromisso da igreja com a cura espiritual, que procura ver a imagem de Deus em todos e cada um.

“É necessária grande dose de amor e humildade, nesse trabalho de cura”, escreveu Mary Baker Eddy, a fundadora da igreja. “Devemos nos esforçar para imitar a paciência amorosa de Jesus.”

A cura não pode ser vista dogmaticamente, enfatizam os Cientistas Cristãos. É uma questão de gratidão a Deus, que é amor, e de aprender a reconhecer mais e mais Sua presença salvadora.

Um membro que vive no Peru, contou como o amor de Deus o curou do pesar que sentia, após o filho ter falecido no hospital, devido a um acidente de carro.

Nessa mesma época, ele próprio foi curado de uma dor crônica nos joelhos e na coluna. Ele falou de como foi importante o apoio dos membros da igreja local, à qual se filiou logo depois.

A secretária da igreja deu as boas-vindas a novos membros, originários de 30 países, de uma lista que vai de Angola, Argentina, Austrália, até Reino Unido, EUA, Uruguai e Zimbabwe. A igreja também deu as boas-vindas à nova presidente, Anne-Françoise Bouffé, de Paris, França.

A reunião concluiu-se com um vídeo, em que foram reunidas as vozes e imagens de centenas de membros, cantando um hino individualmente, mas ao mesmo tempo, em cinco idiomas diferentes.

O público em casa foi convidado a se unir também, inclusive os que se conectaram desde Brasil.

* Kevin Ness é o Gerente dos Comitês de Publicação da Ciência Cristã para A Primeira Igreja de Cristo, Cientista.

Fonte: Comitê de Publicação da Ciência Cristã para Brasil



Para onde caminha a humanidade?

O pragmatismo está ampliando a confrontação econômica. Novas formas de produzir e comercializar vão surgindo com mais rigidez e agilidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Reforma Tributária: mudança histórica ou novo capítulo do caos fiscal

A Reforma Tributária entra na fase prática em 2026 com a criação do IBS e da CBS, que passam a incidir com alíquotas reduzidas.

Autor: Eduardo Berbigier


Austeridade fiscal, caminho obrigatório para ordem e progresso

Quando se aproximam as eleições, o brasileiro se pergunta se é possível ter um país melhor em condições de vida para todos os cidadãos. É o que se deseja.

Autor: Samuel Hanan


Impeachment não é monopólio

A decisão de Gilmar Mendes e o estrangulamento institucional.

Autor: Marcelo Aith


Nova lei da prisão preventiva: entre a eficiência processual e a garantia individual

A sanção da Lei 15.272, em 26 de novembro de 2025, representa um marco na evolução do processo penal brasileiro e inaugura uma fase de pragmatismo legislativo na gestão da segregação cautelar.

Autor: Eduardo Maurício


COP 30… Enquanto isso, nas ruas do mundo…

Enquanto chefes de Estado, autoridades, cientistas, organismos multilaterais e ambientalistas globais reuniam-se em Belém do Pará na COP 30, discutindo metas e compromissos climáticos, uma atividade árdua, silenciosa e invisível para muitos seguia seu curso nas ruas, becos e avenidas do Brasil e do mundo.

Autor: Paula Vasone


Reforma administrativa e os impactos na vida do servidor público

A Proposta de Emenda à Constituição da reforma administrativa, elaborada por um grupo de trabalho da Câmara dos Deputados (PEC 38/25) além de ampla, é bastante complexa.

Autor: Daniella Salomão


A língua não pode ser barreira de comunicação entre o Estado e os cidadãos

Rui Barbosa era conhecido pelo uso erudito da língua culta, no falar e no escrever (certamente, um dos maiores conhecedores da língua portuguesa no Brasil).

Autor: Leonardo Campos de Melo


Você tem um Chip?

Durante muito tempo frequentei o PIC da Pampulha, clube muito bom e onde tinha uma ótima turma de colegas, jogadores de tênis, normalmente praticado aos sábados e domingos, mas também em dois dias da semana.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Dia da Advocacia Criminal: defesa, coragem e ética

Dia 2 de dezembro é celebrado o Dia da Advocacia Criminal, uma data emblemática que, graças à união e à força da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), integra o calendário oficial das unidades federativas do país.

Autor: Sheyner Yàsbeck Asfóra


STF não tem interesse – nem legitimidade – em descriminalizar aborto

A temática relativa ao aborto e as possibilidades de ampliação do lapso temporal para a aplicação da exclusão de ilicitude da prática efervesceram o cenário político brasileiro no último mês.

Autor: Lia Noleto de Queiroz


O imposto do crime: reflexões liberais sobre a tributação paralela nas favelas brasileiras

Em muitas comunidades brasileiras, especialmente nas grandes cidades, traficantes e milicianos impõem o que chamam de “impostos” – cobranças sobre comerciantes, moradores e até serviços públicos, como transporte alternativo e distribuição de gás.

Autor: Isaías Fonseca