Grupo WhatsApp

Como ser feliz no casamento

Como ser feliz no casamento

16/11/2011 Rebeca Fischer

Você que me lê agora, provavelmente está esperando uma fórmula para ser bem sucedido no casamento. Afinal, quem não gostaria de tê-la? Infelizmente, não existe fórmula, porém, algumas considerações são importantes.

Quem pensa em casamento, provavelmente pensa em relacionamento para sempre. A ideia, fascinante a princípio, deve ser considerada. Certeza absoluta quem terá? Não, você não terá, da mesma forma que, se abrir um negócio hoje, nunca saberá ao certo se ele vingará. Entretanto, se você cuidá-lo, se você se empenhar, se buscar inovações, colocar amor, muito amor, sim, terá grande chance de consegui-lo. E, assim como um negócio, o casamento deve ser constantemente avaliado. Da mesma forma que você provavelmente cuida de um veículo novo, leva-o à manutenção de tempos em tempos, deverá fazê-lo com o seu relacionamento.

Tenho conversado com pessoas que buscam aflitas a certeza de estarem escolhendo a pessoa certa. Bem, certa para quê? Certa para quem? Parece bobagem mas algumas pessoas ainda se preocupam em agradar amigos e familiares e esquecem de perguntar se conseguem imaginar-se interessadas por esta pessoa mesmo após a paixão passar. Sim, acreditem, a paixão passa, mas o que fica, tranquilizem-se, é uma calma que aquece a alma, embala o coração. Sim, isto poderia ser uma evidência a ser seguida. Uma “ponte ao futuro” a ser feita neste exato momento, para você querido leitor, que está se perguntando o que falta para tudo isto acontecer. Assistimos constantemente a filmes românticos e imaginamos que a evidência seria exatamente esta. Jantares à luz de velas todas as noites, casinha arrumada impecavelmente, bom humor diário, flores te surpreendendo ao abrir a porta.

Não, não quero tirar a sua ilusão, não quero te dar um banho de água fria e dizer que tudo isto é bobagem. Tudo isso é muito importante para manter acessa a chama do amor. Na paixão você não se preocupa com isto pois as labaredas que mantêm o calor parecem infinitas. Mas elas apagam se não forem cuidadas. E é importante lembrar que roupa suja, pia cheia de louça e poeira na casa te acompanharão. E, se você estiver preparado, seu dia a dia pode ser intenso mesmo tendo que investir num pouco de trabalho a mais. O mais importante de tudo isto são os valores que te acompanharão. Se a pessoa escolhida preencher este quesito básico, vá em frente. É uma pessoa que te preenche com o que é importante para você? Vá em frente. E prepare-se para dividir muitos momentos juntos. Se tivesse que dar uma definição de casamento, diria que é uma oportunidade ímpar de dividir, somar, multiplicar e subtrair.

Usar todas estas funções matemáticas de maneira que você, no final, tenha colecionado experiências positivas, aprendido a viver a dois, e deixado para trás as dores, as decepções, tristezas e desapontamentos, entendendo que quem estiver com você também estará conhecendo um você que não conhecia, que também estará, em alguns momentos, se desapontando com as expectativas ilusórias que um dia fez a seu respeito, que não correspondiam a quem exatamente você era. E sabe por quê? Porque nem mesmo você se conhecia o suficiente para avisá-lo a respeito. Portanto, caro leitor, sim, você pode ser muito feliz no casamento, desde que conte com as possibilidades infinitas de se surpreender, dia após dia.

Algumas vezes com detalhes não tão positivos, outras com a delícia de poder observar o quanto a maturidade o sustenta e você pode aguentar uma ou outra situação não planejada. E para finalizar, separar-se hoje é muito fácil. Trabalhoso mesmo é enfrentar, encarar a dificuldade e acreditar que seja lá o que estiver acontecendo, os fortalecerão. Convido-os a considerar estas colocações, de uma pessoa que está vivendo um relacionamento duradouro.

Rebeca Fischer* é psicóloga e instrutora da SBPNL - Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística.



Para onde caminha a humanidade?

O pragmatismo está ampliando a confrontação econômica. Novas formas de produzir e comercializar vão surgindo com mais rigidez e agilidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Reforma Tributária: mudança histórica ou novo capítulo do caos fiscal

A Reforma Tributária entra na fase prática em 2026 com a criação do IBS e da CBS, que passam a incidir com alíquotas reduzidas.

Autor: Eduardo Berbigier


Austeridade fiscal, caminho obrigatório para ordem e progresso

Quando se aproximam as eleições, o brasileiro se pergunta se é possível ter um país melhor em condições de vida para todos os cidadãos. É o que se deseja.

Autor: Samuel Hanan


Impeachment não é monopólio

A decisão de Gilmar Mendes e o estrangulamento institucional.

Autor: Marcelo Aith


Nova lei da prisão preventiva: entre a eficiência processual e a garantia individual

A sanção da Lei 15.272, em 26 de novembro de 2025, representa um marco na evolução do processo penal brasileiro e inaugura uma fase de pragmatismo legislativo na gestão da segregação cautelar.

Autor: Eduardo Maurício


COP 30… Enquanto isso, nas ruas do mundo…

Enquanto chefes de Estado, autoridades, cientistas, organismos multilaterais e ambientalistas globais reuniam-se em Belém do Pará na COP 30, discutindo metas e compromissos climáticos, uma atividade árdua, silenciosa e invisível para muitos seguia seu curso nas ruas, becos e avenidas do Brasil e do mundo.

Autor: Paula Vasone


Reforma administrativa e os impactos na vida do servidor público

A Proposta de Emenda à Constituição da reforma administrativa, elaborada por um grupo de trabalho da Câmara dos Deputados (PEC 38/25) além de ampla, é bastante complexa.

Autor: Daniella Salomão


A língua não pode ser barreira de comunicação entre o Estado e os cidadãos

Rui Barbosa era conhecido pelo uso erudito da língua culta, no falar e no escrever (certamente, um dos maiores conhecedores da língua portuguesa no Brasil).

Autor: Leonardo Campos de Melo


Você tem um Chip?

Durante muito tempo frequentei o PIC da Pampulha, clube muito bom e onde tinha uma ótima turma de colegas, jogadores de tênis, normalmente praticado aos sábados e domingos, mas também em dois dias da semana.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Dia da Advocacia Criminal: defesa, coragem e ética

Dia 2 de dezembro é celebrado o Dia da Advocacia Criminal, uma data emblemática que, graças à união e à força da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), integra o calendário oficial das unidades federativas do país.

Autor: Sheyner Yàsbeck Asfóra


STF não tem interesse – nem legitimidade – em descriminalizar aborto

A temática relativa ao aborto e as possibilidades de ampliação do lapso temporal para a aplicação da exclusão de ilicitude da prática efervesceram o cenário político brasileiro no último mês.

Autor: Lia Noleto de Queiroz


O imposto do crime: reflexões liberais sobre a tributação paralela nas favelas brasileiras

Em muitas comunidades brasileiras, especialmente nas grandes cidades, traficantes e milicianos impõem o que chamam de “impostos” – cobranças sobre comerciantes, moradores e até serviços públicos, como transporte alternativo e distribuição de gás.

Autor: Isaías Fonseca