Grupo WhatsApp

Como tomar decisões financeiras inteligentes?

Como tomar decisões financeiras inteligentes?

14/12/2023 Rodrigo Tognini

No mundo corporativo, muitos se perguntam o que é preciso para uma boa tomada de decisão.

É claro que isso pode variar de empresa para empresa, segmento para segmento e liderança para liderança, mas definitivamente é certo dizer que um bom primeiro passo é o controle gerencial.

Aqui estamos falando de uma forma de supervisionar, avaliar e orientar as atividades e recursos da companhia, com o objetivo de alcançar metas estratégicas.

Ou seja, uma plataforma com essa função pode oferecer ao time informações precisas e insights profundos, que se traduzem em decisões mais embasadas.

No setor financeiro, por exemplo, o controle gerencial é indispensável. CFOs, controllers e gerentes financeiros desempenham um papel crucial nesse cenário.

Todas as ações ligadas à gestão de despesas se tornam mais simples, permitindo que esses profissionais conduzam as operações com maior eficiência. 

E no cotidiano desses líderes financeiros, a capacidade de tomar decisões estratégicas é aprimorada, proporcionando uma gestão mais ágil e eficaz, não apenas para a empresa, mas também para a vida e o dia a dia desses profissionais.

Com isso, é possível se beneficiar de processos otimizados e uma visão clara das finanças corporativas. Na prática, isso acontece basicamente a partir de quatro maneiras. São elas:

1. Categorização automática de despesas

Dados do Sebrae apontam que 43% dos negócios ainda apostam em uma gestão financeira tradicional.

No entanto, este caminho não se trata só de uma simples escolha, mas de um atraso, considerando que a tecnologia é uma grande aliada de diversas áreas.

A possibilidade de categorizar automaticamente despesas corporativas proporcionada por uma plataforma de controle gerencial é um grande exemplo disso.

Recibos, faturas e gastos relacionados aos funcionários são organizados sem a necessidade de um colaborador do setor parar o seu dia e cumprir essa tarefa com papel e caneta.

O resultado? A empresa acaba economizando tempo e minimizando erros humanos na entrada de dados. 

2. Análise de dados em tempo real

A análise de dados em tempo real também está entre as vantagens de uma plataforma de controle gerencial.

Obtendo informações financeiras e operacionais no exato momento em que elas acontecem, é possível identificar imediatamente tendências emergentes e criar soluções rápidas para o crescimento da empresa.

Ou ainda podemos ir para o outro lado: qualquer ineficiência é detectada instantaneamente, dando espaço para a produção de medidas corretivas ágeis e eficazes.

Se pararmos para pensar bem, é normal que padrões como esses passem despercebidos na correria do dia a dia.

É justamente por isso que as ferramentas tecnológicas existem e podem ajudar a enriquecer a compreensão da situação financeira da empresa.

Com mais transparência sobre o que está acontecendo na área, não há dúvidas de que a tomada de decisões será mais estratégica, seja para otimizar custos ou alocar recursos de maneira mais eficiente.

3. Controle de orçamento e previsão

Manter o controle do orçamento e fazer previsões precisas é outra parte fundamental da gestão financeira de qualquer empresa.

Nesse sentido, as plataformas de controle gerencial permitem que os times usem dados históricos para fazer projeções completamente embasadas e sólidas.

Obviamente, o objetivo primário dessa ação é manter gastos sob controle. Porém, olhando para um contexto macro, ela também ajuda a planejar o futuro dos negócios com mais assertividade.

4. Personalização de relatórios e visualizações

Não podemos deixar de mencionar a capacidade de criar relatórios e visualizações personalizáveis. A flexibilidade é crucial quando se trata de análise de dados, afinal, diferentes empresas têm diferentes necessidades. 

Ao escolher uma plataforma que oferece a customização desses arquivos, é possível adaptar a coleta de informações às demandas específicas da organização.

Nada é feito às cegas; pelo contrário, os gestores acessam exatamente o que desejam, da forma que desejam.

E agora, qual é o próximo passo?

Ter uma visão clara das finanças da empresa é um pré-requisito para qualquer organização que queira acelerar o seu crescimento e chegar ao mercado de um modo competitivo.

No entanto, a única solução para alcançar esse objetivo é tendo uma gestão financeira organizada e eficiente. 

O controle gerencial é um dos protagonistas dessa missão, já que elimina a necessidade de lidar com planilhas complexas e processos manuais demorados.

Portanto, definitivamente é o próximo passo para quem quer abrir caminho à tomada inteligente de decisões.

* Rodrigo Tognini é CEO e cofundador da Conta Simples.

Para mais informações sobre controle gerencial clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Motim



Para onde caminha a humanidade?

O pragmatismo está ampliando a confrontação econômica. Novas formas de produzir e comercializar vão surgindo com mais rigidez e agilidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Reforma Tributária: mudança histórica ou novo capítulo do caos fiscal

A Reforma Tributária entra na fase prática em 2026 com a criação do IBS e da CBS, que passam a incidir com alíquotas reduzidas.

Autor: Eduardo Berbigier


Austeridade fiscal, caminho obrigatório para ordem e progresso

Quando se aproximam as eleições, o brasileiro se pergunta se é possível ter um país melhor em condições de vida para todos os cidadãos. É o que se deseja.

Autor: Samuel Hanan


Impeachment não é monopólio

A decisão de Gilmar Mendes e o estrangulamento institucional.

Autor: Marcelo Aith


Nova lei da prisão preventiva: entre a eficiência processual e a garantia individual

A sanção da Lei 15.272, em 26 de novembro de 2025, representa um marco na evolução do processo penal brasileiro e inaugura uma fase de pragmatismo legislativo na gestão da segregação cautelar.

Autor: Eduardo Maurício


COP 30… Enquanto isso, nas ruas do mundo…

Enquanto chefes de Estado, autoridades, cientistas, organismos multilaterais e ambientalistas globais reuniam-se em Belém do Pará na COP 30, discutindo metas e compromissos climáticos, uma atividade árdua, silenciosa e invisível para muitos seguia seu curso nas ruas, becos e avenidas do Brasil e do mundo.

Autor: Paula Vasone


Reforma administrativa e os impactos na vida do servidor público

A Proposta de Emenda à Constituição da reforma administrativa, elaborada por um grupo de trabalho da Câmara dos Deputados (PEC 38/25) além de ampla, é bastante complexa.

Autor: Daniella Salomão


A língua não pode ser barreira de comunicação entre o Estado e os cidadãos

Rui Barbosa era conhecido pelo uso erudito da língua culta, no falar e no escrever (certamente, um dos maiores conhecedores da língua portuguesa no Brasil).

Autor: Leonardo Campos de Melo


Você tem um Chip?

Durante muito tempo frequentei o PIC da Pampulha, clube muito bom e onde tinha uma ótima turma de colegas, jogadores de tênis, normalmente praticado aos sábados e domingos, mas também em dois dias da semana.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Dia da Advocacia Criminal: defesa, coragem e ética

Dia 2 de dezembro é celebrado o Dia da Advocacia Criminal, uma data emblemática que, graças à união e à força da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), integra o calendário oficial das unidades federativas do país.

Autor: Sheyner Yàsbeck Asfóra


STF não tem interesse – nem legitimidade – em descriminalizar aborto

A temática relativa ao aborto e as possibilidades de ampliação do lapso temporal para a aplicação da exclusão de ilicitude da prática efervesceram o cenário político brasileiro no último mês.

Autor: Lia Noleto de Queiroz


O imposto do crime: reflexões liberais sobre a tributação paralela nas favelas brasileiras

Em muitas comunidades brasileiras, especialmente nas grandes cidades, traficantes e milicianos impõem o que chamam de “impostos” – cobranças sobre comerciantes, moradores e até serviços públicos, como transporte alternativo e distribuição de gás.

Autor: Isaías Fonseca