Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Conhecimento gera crescimento

Conhecimento gera crescimento

16/05/2022 Renata Lemos

O currículo costuma ser a principal referência de uma empresa para entender se um candidato atende ou não aos requisitos que ela necessita para ocupar uma determinada vaga.

Mas esse documento é uma peça objetiva, que revela “apenas” os cargos que ocupou, os lugares por onde passou e os cursos que fez ao longo dos anos.

Mas é na prática, no convívio diário, no tête-à-tête, que estão certamente as informações mais valiosas, e que não aparecem na ficha do candidato: sua vontade de aprimorar, de se desenvolver profissionalmente, de aprender a usar todas as ferramentas que fazem parte do processo de produção da empresa, e por aí vai.

Quando uma corporação tem no seu quadro um colaborador com essas características, pode ser uma ótima oportunidade de investir no seu crescimento. Mas é importante lembrar que o crescimento advém do conhecimento. E esse conhecimento é amplo.

Não se restringe apenas ao domínio das técnicas necessárias para executar uma ou mais tarefas, mas também do autoconhecimento profissional, do entendimento próprio daquilo que ele, o colaborador, precisa para ir além.

Certamente a maioria dos gestores com mais experiência conviveram com pessoas talentosas por natureza, mas sem nenhuma noção de onde estavam nem para onde queriam ir.

Esse é um tipo de talento quase que vazio, porque não tem compromisso com a melhoria, com uma evolução que exija novos aprendizados que possam levá-las adiante. O que aprendem de novo muitas vezes é apenas por hobby, um passatempo com data de vencimento.

Ora, da mesma forma que uma pessoa precisa de um plano pessoal sobre aonde quer chegar, a empresa também deve participar dessa caminhada e estimular o desenvolvimento das pessoas certas.

A realização profissional, afinal de contas, não pode ser encarada como uma via crucis por onde o colaborador é obrigado a passar – e a sofrer – até alcançar a linha de chegada, com o ambiente e a valorização adequados.

A realização pode até ser um processo, mas que só é possível quando a empresa oferece todas as condições para que o colaborador se sinta acolhido e, assim, encontre um ambiente propício para desenvolver todas as suas habilidades.

A consciência corporativa de que esse papel deve ser compartilhado pode ser exatamente aquilo com que seus empregados sonham para se sentirem próximos da realização.

E é esse ambiente favorável o nascedouro de grandes profissionais, grandes lideranças e grandes equipes de trabalho. Ser uma incubadora de tantos talentos faz elevar também o nome da empresa a um nível superior de mercado.

O que significa que oferecer um cenário favorável ao autoconhecimento é investir no crescimento não apenas do colaborador, mas no da própria empresa.

* Renata Lemos é consultora especialista em desenvolvimento de líderes e cultura organizacional, e fundadora do Instituto Excelência Gestão e Cultura (IEGC).

Para mais informações sobre conhecimento clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira