Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Construção de edifícios educacionais exige cuidados especiais

Construção de edifícios educacionais exige cuidados especiais

18/03/2010 Carlos Alberto Schalch e João Carlos Schalch

Uma obra educacional tem alguns diferenciais que devem ser pensados desde a fase de projeto.

 A questão da durabilidade e manutenção dos materiais, por exemplo, deve ser levada em conta no estudo econômico da obra, visando a garantir um nível baixo de manutenção e uma vida útil elevada. Uma escola não pode ter problemas freqüentes de manutenção, já que dispõe apenas do período das férias escolares para realizar intervenções maiores. 

Dessa forma, revestimentos de alta resistência nos pisos e paredes, fachadas que não exigem pinturas periódicas, telhados que evitem reposições constantes de telhas devem ser previstos. Outra questão que se deve levar em consideração é quanto à homogeneidade dos materiais, ou seja, deve-se tentar manter os mesmos materiais de acabamento em diversas áreas da mesma unidade, pensando-se sempre na facilidade de manutenção e na unidade arquitetônica do conjunto.   Com relação à obra, tem-se em geral um prazo bastante curto e portanto é necessário pensar em soluções práticas e de rápida execução. São portanto bem-vindos os sistemas pré-moldados de concreto, as estruturas metálicas, fachadas de vidro, paredes tipo drywall com placas cimentícias, ou seja, soluções que acabem por diminuir os imprevistos e consequentemente o prazo total da obra.    A construtora deve participar da fase de projeto (arquitetônico, estrutural e de instalações), para passar sua experiência com relação aos sistemas construtivos mais viáveis para cada obra. De posse dos projetos básicos, deve participar das reuniões de detalhamento do projeto, a fim de garantir que as interferências que ocorrerão na obra sejam resolvidas antes do seu início ou, pelo menos, antes da execução das etapas em que essas interferências ocorrerão.   A questão da qualidade final da obra passa por duas etapas fundamentais. Inicialmente, um bom projeto, capaz de incorporar as questões citadas acima sobre os materiais e sistemas mais adequados às obras educacionais. A segunda questão refere-se aos cuidados necessários na execução da obra. A obra deve ser confiada a uma empresa especializada, que detenha o conhecimento para execução dos diversos sistemas construtivos adequados às obras educacionais, e que tenha um Programa de Qualidade implantado que garanta que esses serviços estão sendo realizados de acordo com procedimentos confiáveis, e que atendem às Normas Técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). 
  A sustentabilidade econômico-ambiental deve ser o foco desde a fase de projetos, buscando-se integrar materiais e sistemas ecológicos, que garantam a sustentabilidade da edificação ao longo de sua vida útil. Dessa forma deve-se pensar em sistemas de iluminação eficientes em consumo de energia, aquecimento solar, sistemas de isolamento térmico capazes de reduzirem o consumo de ar condicionado, reaproveitamento da água de chuva, soluções arquitetônicas que garantam iluminação natural, entre outras.    Para que essas inovações saiam do papel, a construtora contratada deve também ter experiência na execução desses serviços, ter procedimentos definidos para minimizar a geração de entulhos, e manter durante a obra um sistema de controle de resíduos que atenda às questões ambientais.    Sempre ao iniciar uma obra educacional, deve-se planejar muito bem a logística do canteiro de obras, ou seja, o acesso para entrada e saída de materiais e funcionários, a circulação de máquinas e equipamentos, o transporte vertical e horizontal dos materiais e entulho, visando sempre a minimizar o impacto da obra nas áreas vizinhas. Nesse planejamento, deve-se prever os setores que serão fechados com tapumes e telas, evitando-se ao máximo que a obra interfira na vizinhança.    A questão do barulho e da poeira deve também ser avaliada, tentando-se fechar com isolamento acústico as áreas mais barulhentas, como por exemplo, o local em que será instalada a bancada da serra elétrica.  Se uma obra de edifício educacional adotar esses preceitos, certamente terá muito menos problemas durante a construção, mais qualidade, durabilidade e será ambientalmente adequada.   * Carlos Alberto Schalch e João Carlos Schalch são engenheiros e diretores da Lógica Engenharia, construtora paulista que já realizou mais de 20 obras educacionais



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira