Grupo WhatsApp

Construção de edifícios educacionais exige cuidados especiais

Construção de edifícios educacionais exige cuidados especiais

18/03/2010 Carlos Alberto Schalch e João Carlos Schalch

Uma obra educacional tem alguns diferenciais que devem ser pensados desde a fase de projeto.

 A questão da durabilidade e manutenção dos materiais, por exemplo, deve ser levada em conta no estudo econômico da obra, visando a garantir um nível baixo de manutenção e uma vida útil elevada. Uma escola não pode ter problemas freqüentes de manutenção, já que dispõe apenas do período das férias escolares para realizar intervenções maiores. 

Dessa forma, revestimentos de alta resistência nos pisos e paredes, fachadas que não exigem pinturas periódicas, telhados que evitem reposições constantes de telhas devem ser previstos. Outra questão que se deve levar em consideração é quanto à homogeneidade dos materiais, ou seja, deve-se tentar manter os mesmos materiais de acabamento em diversas áreas da mesma unidade, pensando-se sempre na facilidade de manutenção e na unidade arquitetônica do conjunto.   Com relação à obra, tem-se em geral um prazo bastante curto e portanto é necessário pensar em soluções práticas e de rápida execução. São portanto bem-vindos os sistemas pré-moldados de concreto, as estruturas metálicas, fachadas de vidro, paredes tipo drywall com placas cimentícias, ou seja, soluções que acabem por diminuir os imprevistos e consequentemente o prazo total da obra.    A construtora deve participar da fase de projeto (arquitetônico, estrutural e de instalações), para passar sua experiência com relação aos sistemas construtivos mais viáveis para cada obra. De posse dos projetos básicos, deve participar das reuniões de detalhamento do projeto, a fim de garantir que as interferências que ocorrerão na obra sejam resolvidas antes do seu início ou, pelo menos, antes da execução das etapas em que essas interferências ocorrerão.   A questão da qualidade final da obra passa por duas etapas fundamentais. Inicialmente, um bom projeto, capaz de incorporar as questões citadas acima sobre os materiais e sistemas mais adequados às obras educacionais. A segunda questão refere-se aos cuidados necessários na execução da obra. A obra deve ser confiada a uma empresa especializada, que detenha o conhecimento para execução dos diversos sistemas construtivos adequados às obras educacionais, e que tenha um Programa de Qualidade implantado que garanta que esses serviços estão sendo realizados de acordo com procedimentos confiáveis, e que atendem às Normas Técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). 
  A sustentabilidade econômico-ambiental deve ser o foco desde a fase de projetos, buscando-se integrar materiais e sistemas ecológicos, que garantam a sustentabilidade da edificação ao longo de sua vida útil. Dessa forma deve-se pensar em sistemas de iluminação eficientes em consumo de energia, aquecimento solar, sistemas de isolamento térmico capazes de reduzirem o consumo de ar condicionado, reaproveitamento da água de chuva, soluções arquitetônicas que garantam iluminação natural, entre outras.    Para que essas inovações saiam do papel, a construtora contratada deve também ter experiência na execução desses serviços, ter procedimentos definidos para minimizar a geração de entulhos, e manter durante a obra um sistema de controle de resíduos que atenda às questões ambientais.    Sempre ao iniciar uma obra educacional, deve-se planejar muito bem a logística do canteiro de obras, ou seja, o acesso para entrada e saída de materiais e funcionários, a circulação de máquinas e equipamentos, o transporte vertical e horizontal dos materiais e entulho, visando sempre a minimizar o impacto da obra nas áreas vizinhas. Nesse planejamento, deve-se prever os setores que serão fechados com tapumes e telas, evitando-se ao máximo que a obra interfira na vizinhança.    A questão do barulho e da poeira deve também ser avaliada, tentando-se fechar com isolamento acústico as áreas mais barulhentas, como por exemplo, o local em que será instalada a bancada da serra elétrica.  Se uma obra de edifício educacional adotar esses preceitos, certamente terá muito menos problemas durante a construção, mais qualidade, durabilidade e será ambientalmente adequada.   * Carlos Alberto Schalch e João Carlos Schalch são engenheiros e diretores da Lógica Engenharia, construtora paulista que já realizou mais de 20 obras educacionais



Para onde caminha a humanidade?

O pragmatismo está ampliando a confrontação econômica. Novas formas de produzir e comercializar vão surgindo com mais rigidez e agilidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Reforma Tributária: mudança histórica ou novo capítulo do caos fiscal

A Reforma Tributária entra na fase prática em 2026 com a criação do IBS e da CBS, que passam a incidir com alíquotas reduzidas.

Autor: Eduardo Berbigier


Austeridade fiscal, caminho obrigatório para ordem e progresso

Quando se aproximam as eleições, o brasileiro se pergunta se é possível ter um país melhor em condições de vida para todos os cidadãos. É o que se deseja.

Autor: Samuel Hanan


Impeachment não é monopólio

A decisão de Gilmar Mendes e o estrangulamento institucional.

Autor: Marcelo Aith


Nova lei da prisão preventiva: entre a eficiência processual e a garantia individual

A sanção da Lei 15.272, em 26 de novembro de 2025, representa um marco na evolução do processo penal brasileiro e inaugura uma fase de pragmatismo legislativo na gestão da segregação cautelar.

Autor: Eduardo Maurício


COP 30… Enquanto isso, nas ruas do mundo…

Enquanto chefes de Estado, autoridades, cientistas, organismos multilaterais e ambientalistas globais reuniam-se em Belém do Pará na COP 30, discutindo metas e compromissos climáticos, uma atividade árdua, silenciosa e invisível para muitos seguia seu curso nas ruas, becos e avenidas do Brasil e do mundo.

Autor: Paula Vasone


Reforma administrativa e os impactos na vida do servidor público

A Proposta de Emenda à Constituição da reforma administrativa, elaborada por um grupo de trabalho da Câmara dos Deputados (PEC 38/25) além de ampla, é bastante complexa.

Autor: Daniella Salomão


A língua não pode ser barreira de comunicação entre o Estado e os cidadãos

Rui Barbosa era conhecido pelo uso erudito da língua culta, no falar e no escrever (certamente, um dos maiores conhecedores da língua portuguesa no Brasil).

Autor: Leonardo Campos de Melo


Você tem um Chip?

Durante muito tempo frequentei o PIC da Pampulha, clube muito bom e onde tinha uma ótima turma de colegas, jogadores de tênis, normalmente praticado aos sábados e domingos, mas também em dois dias da semana.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Dia da Advocacia Criminal: defesa, coragem e ética

Dia 2 de dezembro é celebrado o Dia da Advocacia Criminal, uma data emblemática que, graças à união e à força da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), integra o calendário oficial das unidades federativas do país.

Autor: Sheyner Yàsbeck Asfóra


STF não tem interesse – nem legitimidade – em descriminalizar aborto

A temática relativa ao aborto e as possibilidades de ampliação do lapso temporal para a aplicação da exclusão de ilicitude da prática efervesceram o cenário político brasileiro no último mês.

Autor: Lia Noleto de Queiroz


O imposto do crime: reflexões liberais sobre a tributação paralela nas favelas brasileiras

Em muitas comunidades brasileiras, especialmente nas grandes cidades, traficantes e milicianos impõem o que chamam de “impostos” – cobranças sobre comerciantes, moradores e até serviços públicos, como transporte alternativo e distribuição de gás.

Autor: Isaías Fonseca