Grupo WhatsApp

Empresários bolsonaristas, liberdade de expressão e direito à privacidade

Empresários bolsonaristas, liberdade de expressão e direito à privacidade

22/08/2022 Bady Curi Neto

Há muito tenho falado, em meus artigos sobre a liberdade de expressão, um dos pilares da democracia, que nos bancos da escola da Faculdade de Direito da PUC de Minas Gerais e na nossa tão sofrida Constituição Federal, era considerada um dos princípios e pilares do nosso consagrado Estado Democrático de Direito.

Às vezes, chego a ser repetitivo, mas o óbvio também precisa ser dito para que não caia no esquecimento.

Nossa Constituição Federal (CF), denominada de Cidadã, tem sido diuturnamente, aviltada pelos Poderes da República, quando as escusas de narrativas jurídicas bem elaboradas, afasta-se da intenção do constituinte e da própria literalidade da lei maior, para dar lugar ao subjetivismo da interpretação do julgador.

Exemplos não faltam: - Deputados sendo presos por suas palavras, quando a Constituição lhe garante imunidade parlamentar, que consiste que são invioláveis, penal e civilmente, por quaisquer opiniões, palavras e votos. – Criação de crime (homofobia) por analogia (racismo), imiscuindo na função do Legislativo. -  Alternância da jurisprudência a respeito da prisão em segundo grau, quando a CF garante que ninguém será considerado culpado, até a sentença penal transite em julgado (não caiba mais recursos); etc.

Não se pode transformar o Estado Democrático de Direito em um estado “judicialesco”, no qual o Poder Judiciário, diante de um escândalo midiático, vem atender anseios da população com decisões bem elaboradas, porém divorciadas da nossa Constituição Federal.

A missão árdua e nobre de julgar seus semelhantes e de ser guardião da Constituição, pelos cultos ministros da Suprema Corte, não permitem a amplitude interpretativa que contrarie normas expressas da legislação Constitucional.

Na última semana aconteceu mais um escândalo midiático, que foi o vazamento de conversas privadas entre um grupo de WhatsApp, na qual empresários expressavam sua opinião, segundo reportagens que diziam frases como: “Prefiro golpe do que a volta do PT. Um milhão de vezes”; “O 7 de setembro está sendo programado para unir o povo e o Exército e ao mesmo tempo deixar claro de que lado o Exército está. Estratégia top e o palco será o Rio. A cidade ícone brasileira no exterior. Vai deixar muito claro”; "Quero ver se o STF tem coragem de fraudar as eleições após um desfile militar na Av. Atlântica com as tropas aplaudidas pelo público".

O Senador Randolfe Rodrigues, do expressivo partido Rede Sustentabilidade, com uma bancada de dois deputados federais e um senador (ele), imediatamente foi às Redes Sociais e à imprensa dizendo, conforme postagem em seu Twitter, "Não Passarão! Estamos peticionando ao STF, pedindo quebra de sigilo, bloqueio e se necessário prisão. A Democracia não pode tolerar a convivência com quem quer sabotá-la".

Apesar de não concordar com as falas privadas e vazadas dos empresários, por ser um democrata, a mera opinião não tem o condão de transformá-los em criminosos.

Ao expressarem sua preferência por uma forma de governo ditatorial ante uma possível vitória nas eleições presidenciais de um “descondenado”, este sim, apoiador de Governos Ditatoriais como a Venezuela e Cuba, não se consubstancia em atentado à democracia.

A mitigação da liberdade de expressão e de opinião, quando não configurada apologia ao crime, por evidente, que dá azo à Governos Ditatoriais.

O risco de falsas narrativas para transformá-los em escândalos midiáticos é que, além de distorcer a verdade, escondem a afronta aos princípios consagrados em nossa Constituição Federal.

No caso em comento, o princípio a liberdade de opinião e a inviolabilidade a privacidade (uma vez que as conversar eram privadas e foram vazadas sem autorização).

Tenho dito!!!

* Bady Curi Neto é advogado fundador do Escritório Bady Curi Advocacia Empresarial, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e professor universitário.

Para mais informações sobre liberdade de expressão clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Para onde caminha a humanidade?

O pragmatismo está ampliando a confrontação econômica. Novas formas de produzir e comercializar vão surgindo com mais rigidez e agilidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Reforma Tributária: mudança histórica ou novo capítulo do caos fiscal

A Reforma Tributária entra na fase prática em 2026 com a criação do IBS e da CBS, que passam a incidir com alíquotas reduzidas.

Autor: Eduardo Berbigier


Austeridade fiscal, caminho obrigatório para ordem e progresso

Quando se aproximam as eleições, o brasileiro se pergunta se é possível ter um país melhor em condições de vida para todos os cidadãos. É o que se deseja.

Autor: Samuel Hanan


Impeachment não é monopólio

A decisão de Gilmar Mendes e o estrangulamento institucional.

Autor: Marcelo Aith


Nova lei da prisão preventiva: entre a eficiência processual e a garantia individual

A sanção da Lei 15.272, em 26 de novembro de 2025, representa um marco na evolução do processo penal brasileiro e inaugura uma fase de pragmatismo legislativo na gestão da segregação cautelar.

Autor: Eduardo Maurício


COP 30… Enquanto isso, nas ruas do mundo…

Enquanto chefes de Estado, autoridades, cientistas, organismos multilaterais e ambientalistas globais reuniam-se em Belém do Pará na COP 30, discutindo metas e compromissos climáticos, uma atividade árdua, silenciosa e invisível para muitos seguia seu curso nas ruas, becos e avenidas do Brasil e do mundo.

Autor: Paula Vasone


Reforma administrativa e os impactos na vida do servidor público

A Proposta de Emenda à Constituição da reforma administrativa, elaborada por um grupo de trabalho da Câmara dos Deputados (PEC 38/25) além de ampla, é bastante complexa.

Autor: Daniella Salomão


A língua não pode ser barreira de comunicação entre o Estado e os cidadãos

Rui Barbosa era conhecido pelo uso erudito da língua culta, no falar e no escrever (certamente, um dos maiores conhecedores da língua portuguesa no Brasil).

Autor: Leonardo Campos de Melo


Você tem um Chip?

Durante muito tempo frequentei o PIC da Pampulha, clube muito bom e onde tinha uma ótima turma de colegas, jogadores de tênis, normalmente praticado aos sábados e domingos, mas também em dois dias da semana.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Dia da Advocacia Criminal: defesa, coragem e ética

Dia 2 de dezembro é celebrado o Dia da Advocacia Criminal, uma data emblemática que, graças à união e à força da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), integra o calendário oficial das unidades federativas do país.

Autor: Sheyner Yàsbeck Asfóra


STF não tem interesse – nem legitimidade – em descriminalizar aborto

A temática relativa ao aborto e as possibilidades de ampliação do lapso temporal para a aplicação da exclusão de ilicitude da prática efervesceram o cenário político brasileiro no último mês.

Autor: Lia Noleto de Queiroz


O imposto do crime: reflexões liberais sobre a tributação paralela nas favelas brasileiras

Em muitas comunidades brasileiras, especialmente nas grandes cidades, traficantes e milicianos impõem o que chamam de “impostos” – cobranças sobre comerciantes, moradores e até serviços públicos, como transporte alternativo e distribuição de gás.

Autor: Isaías Fonseca