Grupo WhatsApp

Gestão de projetos globais: navegando por águas culturais diversas

Gestão de projetos globais: navegando por águas culturais diversas

09/12/2023 Clara Gattone

Uma parte muito bacana do que faço, hoje, é atender marcas do mundo todo.

Impulsionada pelo trabalho remoto, a diversidade cultural da minha agenda passa por reuniões com indianos, argentinos, italianos e franceses - cada um vivendo em países que não necessariamente os de origem.

Projetos que transcendem fronteiras podem ser incrivelmente gratificantes, mas também vêm com uma série de desafios.

Trabalhar com equipes em países com fusos horários diferentes, cada um com suas próprias regulamentações, normas e leis que afetam os negócios e projetos, é o primeiro deles.

A coordenação eficaz das equipes requer uma estrutura organizacional sólida e o uso de ferramentas de colaboração e gerenciamento de projetos apropriadas.

Nestes casos, o ideal é encontrar aquelas que mais se encaixam no seu método de trabalho e adaptar as lacunas com outras estratégias.

Além da geografia, é bem interessante que os times sejam compostos por profissionais de diferentes culturas, cada um com seu próprio conjunto de valores, crenças e normas sociais.

Ter isso em conta é obrigatório para os gestores de projetos que precisam estar cientes das nuances culturais que influenciam a tomada de decisões e resolução de conflitos.

Como explicar para seu cliente americano, por exemplo, que é preciso adaptar o cronograma por causa de um jogo da seleção na Copa?

É claro que a comunicação é o alicerce de qualquer projeto de sucesso. No entanto, em contextos globais, as barreiras linguísticas e diferenças culturais podem dificultar uma comunicação eficiente.

Nesses casos, a atenção deve ser redobrada e características como liderança sensível à cultura, compreensão multilíngue, estruturas flexíveis e gestão de riscos devem fazer parte desse novo profissional global.

Por tudo isso, a gestão de projetos globais é um campo dinâmico mas que também apresenta inúmeras oportunidades.

Para o sucesso nesse cenário, é essencial abraçar a diversidade cultural, promover a comunicação eficaz, buscar e adotar recursos para coordenar equipes geograficamente distantes de forma eficaz e respeitar as regulamentações locais.

A capacidade de navegar por essas águas culturais diversas é o que diferencia os projetos globais bem-sucedidos daqueles que enfrentarão dificuldades que podem ser insuperáveis.

* Clara Gattone é líder de produção executiva na produtora Broders.

Para mais informações sobre gestão de projetos globais clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: NR 7



Para onde caminha a humanidade?

O pragmatismo está ampliando a confrontação econômica. Novas formas de produzir e comercializar vão surgindo com mais rigidez e agilidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Reforma Tributária: mudança histórica ou novo capítulo do caos fiscal

A Reforma Tributária entra na fase prática em 2026 com a criação do IBS e da CBS, que passam a incidir com alíquotas reduzidas.

Autor: Eduardo Berbigier


Austeridade fiscal, caminho obrigatório para ordem e progresso

Quando se aproximam as eleições, o brasileiro se pergunta se é possível ter um país melhor em condições de vida para todos os cidadãos. É o que se deseja.

Autor: Samuel Hanan


Impeachment não é monopólio

A decisão de Gilmar Mendes e o estrangulamento institucional.

Autor: Marcelo Aith


Nova lei da prisão preventiva: entre a eficiência processual e a garantia individual

A sanção da Lei 15.272, em 26 de novembro de 2025, representa um marco na evolução do processo penal brasileiro e inaugura uma fase de pragmatismo legislativo na gestão da segregação cautelar.

Autor: Eduardo Maurício


COP 30… Enquanto isso, nas ruas do mundo…

Enquanto chefes de Estado, autoridades, cientistas, organismos multilaterais e ambientalistas globais reuniam-se em Belém do Pará na COP 30, discutindo metas e compromissos climáticos, uma atividade árdua, silenciosa e invisível para muitos seguia seu curso nas ruas, becos e avenidas do Brasil e do mundo.

Autor: Paula Vasone


Reforma administrativa e os impactos na vida do servidor público

A Proposta de Emenda à Constituição da reforma administrativa, elaborada por um grupo de trabalho da Câmara dos Deputados (PEC 38/25) além de ampla, é bastante complexa.

Autor: Daniella Salomão


A língua não pode ser barreira de comunicação entre o Estado e os cidadãos

Rui Barbosa era conhecido pelo uso erudito da língua culta, no falar e no escrever (certamente, um dos maiores conhecedores da língua portuguesa no Brasil).

Autor: Leonardo Campos de Melo


Você tem um Chip?

Durante muito tempo frequentei o PIC da Pampulha, clube muito bom e onde tinha uma ótima turma de colegas, jogadores de tênis, normalmente praticado aos sábados e domingos, mas também em dois dias da semana.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Dia da Advocacia Criminal: defesa, coragem e ética

Dia 2 de dezembro é celebrado o Dia da Advocacia Criminal, uma data emblemática que, graças à união e à força da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), integra o calendário oficial das unidades federativas do país.

Autor: Sheyner Yàsbeck Asfóra


STF não tem interesse – nem legitimidade – em descriminalizar aborto

A temática relativa ao aborto e as possibilidades de ampliação do lapso temporal para a aplicação da exclusão de ilicitude da prática efervesceram o cenário político brasileiro no último mês.

Autor: Lia Noleto de Queiroz


O imposto do crime: reflexões liberais sobre a tributação paralela nas favelas brasileiras

Em muitas comunidades brasileiras, especialmente nas grandes cidades, traficantes e milicianos impõem o que chamam de “impostos” – cobranças sobre comerciantes, moradores e até serviços públicos, como transporte alternativo e distribuição de gás.

Autor: Isaías Fonseca