Grupo WhatsApp

Governança Corporativa e Compliance

Governança Corporativa e Compliance

27/05/2023 Thiago Campaz

Como transformar despesas em estratégia de lucro?

Alcançar o sucesso no mundo corporativo é o sonho de vários empreendedores espalhados pelo Brasil. Mas será que todos entendem quais são os requisitos para manter uma gestão que se destaque diante do mercado?

Não é segredo para nenhum executivo que um bom primeiro passo é estruturar planos de ação, promover regras e, claro, controles internos para garantir que tudo flua conforme o necessário.

Em outras palavras, trata-se de apostar em práticas de governança corporativa que estabeleçam normas para aprimorar a qualidade financeira de uma organização, suas metas e, consequentemente, impulsionar o crescimento.

Porém, como isso é possível? Arriscando 100% em uma equipe altamente qualificada para o time de gestão e na sua respectiva interação com os pares.

Afinal, apenas desta forma, as empresas conseguem garantir que tudo ande conforme os valores morais, a missão e a visão que regem a rotina corporativa.

Dentro do departamento financeiro, por exemplo, a solução para um dos grandes desafios dos CFOs e gestores financeiros na seniorização da equipe e na estratégia interna passa, invariavelmente, pela otimização de processos.

Alcançar a eficiência operacional já não é mais tão complicado, dado a quantidade de fintechs que fornecem soluções inteligentes para tornar processos excessivamente manuais em processos eficientes, como é o caso da gestão e conferência de despesas de reembolsos e cartões corporativos, por exemplo.

Além disso, a tecnologia financeira funciona também como uma forte viabilizadora da governança corporativa e insumo estratégico para a área, por meio da vasta oferta de dados compilados sobre as despesas e custos da empresa.

Após isso, é interessante construir, desde o começo, uma estrutura organizacional que ficará responsável por estimular os processos de transparência na empresa, otimizando recursos internos e, ainda, os tipos de políticas que governarão cada processo.

Lembrando que a ausência de governança corporativa (43,8%) e equipes despreparadas (36,7%) são alguns dos atuais entraves que mais dificultam a implementação de inovação nas empresas, segundo um levantamento da consultoria de inovação ACE Cortex.

De acordo com o estudo, os C-levels e gerentes estão cada vez mais envolvidos com as temáticas de inovação no ambiente empresarial, ao passo que a governança corporativa tem conquistado espaço no planejamento das organizações.

Considerada um fio condutor para que a nova cultura de compromisso seja implementada no universo empresarial, a governança corporativa aliada ao compliance, minimiza as fraudes financeiras e facilita a vida do colaborador.

Os reembolsos são os grandes “vilões” quando o assunto é fraude corporativa e representam 21% das artimanhas empresariais, custando aproximadamente US$2 bilhões às empresas americanas todos os anos, segundo pesquisa realizada pela Chrome River.

Nesse sentido, a partir do momento em que as práticas de governança corporativa são capazes de converter, sobretudo, princípios básicos em recomendações objetivas, as empresas chamam a atenção de investidores em potencial, que buscam a participação em uma marca de sucesso, que disponha de valores e transparência.

E se não bastasse isso, as chances de sofrer com crises financeiras também minimizam, à medida que os processos são mais fluidos, facilitando a tomada de decisões.

Portanto, compliance e governança corporativa são conceitos complementares e fundamentais, uma vez que os escândalos de corrupção e fraudes financeiras só aumentam.

Por isso, aposte em práticas que facilitem a tomada diária de decisões, isto fará o negócio não apenas crescer, como se consolidar no mercado.

Afinal, estas práticas além de preservarem e otimizarem o valor econômico da empresa a longo prazo, facilitam o acesso a recursos e contribuem para a qualidade de gestão, longevidade e bem comum.

* Thiago Campaz é CEO e co-fundador do VExpenses.

Para mais informações sobre governança corporativa clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Piar Group



Para onde caminha a humanidade?

O pragmatismo está ampliando a confrontação econômica. Novas formas de produzir e comercializar vão surgindo com mais rigidez e agilidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Reforma Tributária: mudança histórica ou novo capítulo do caos fiscal

A Reforma Tributária entra na fase prática em 2026 com a criação do IBS e da CBS, que passam a incidir com alíquotas reduzidas.

Autor: Eduardo Berbigier


Austeridade fiscal, caminho obrigatório para ordem e progresso

Quando se aproximam as eleições, o brasileiro se pergunta se é possível ter um país melhor em condições de vida para todos os cidadãos. É o que se deseja.

Autor: Samuel Hanan


Impeachment não é monopólio

A decisão de Gilmar Mendes e o estrangulamento institucional.

Autor: Marcelo Aith


Nova lei da prisão preventiva: entre a eficiência processual e a garantia individual

A sanção da Lei 15.272, em 26 de novembro de 2025, representa um marco na evolução do processo penal brasileiro e inaugura uma fase de pragmatismo legislativo na gestão da segregação cautelar.

Autor: Eduardo Maurício


COP 30… Enquanto isso, nas ruas do mundo…

Enquanto chefes de Estado, autoridades, cientistas, organismos multilaterais e ambientalistas globais reuniam-se em Belém do Pará na COP 30, discutindo metas e compromissos climáticos, uma atividade árdua, silenciosa e invisível para muitos seguia seu curso nas ruas, becos e avenidas do Brasil e do mundo.

Autor: Paula Vasone


Reforma administrativa e os impactos na vida do servidor público

A Proposta de Emenda à Constituição da reforma administrativa, elaborada por um grupo de trabalho da Câmara dos Deputados (PEC 38/25) além de ampla, é bastante complexa.

Autor: Daniella Salomão


A língua não pode ser barreira de comunicação entre o Estado e os cidadãos

Rui Barbosa era conhecido pelo uso erudito da língua culta, no falar e no escrever (certamente, um dos maiores conhecedores da língua portuguesa no Brasil).

Autor: Leonardo Campos de Melo


Você tem um Chip?

Durante muito tempo frequentei o PIC da Pampulha, clube muito bom e onde tinha uma ótima turma de colegas, jogadores de tênis, normalmente praticado aos sábados e domingos, mas também em dois dias da semana.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Dia da Advocacia Criminal: defesa, coragem e ética

Dia 2 de dezembro é celebrado o Dia da Advocacia Criminal, uma data emblemática que, graças à união e à força da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), integra o calendário oficial das unidades federativas do país.

Autor: Sheyner Yàsbeck Asfóra


STF não tem interesse – nem legitimidade – em descriminalizar aborto

A temática relativa ao aborto e as possibilidades de ampliação do lapso temporal para a aplicação da exclusão de ilicitude da prática efervesceram o cenário político brasileiro no último mês.

Autor: Lia Noleto de Queiroz


O imposto do crime: reflexões liberais sobre a tributação paralela nas favelas brasileiras

Em muitas comunidades brasileiras, especialmente nas grandes cidades, traficantes e milicianos impõem o que chamam de “impostos” – cobranças sobre comerciantes, moradores e até serviços públicos, como transporte alternativo e distribuição de gás.

Autor: Isaías Fonseca