Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Marketing Direto em tempos de FESTAS!

Marketing Direto em tempos de FESTAS!

15/12/2010 Douglas Carvalho

Como o comércio de um modo geral sabe, as vendas em épocas Natalinas equivalem em até 4 vezes a média de vendas dos outros meses do ano. 

Ou seja, as vendas nas lojas acontecem de uma forma ou de outra, sem muito esforço dos donos dos estabelecimentos. Todo mundo, indiferente de sua Classe Social e condições financeiras, compra um “Presente” para alguém nessa época do ano.

Além desse período, o mês de Janeiro é outro período de intenso movimento, pois além das (possíveis) trocas de presentes recebidos em Dezembro, existem as famosas LIQUIDAÇÕES.
Com o quadro acima, vocês devem estar se perguntando: Os donos das empresas devem se preparar para essa época do ano e aumento natural da demanda, certo? ERRADO.
Por motivos que até hoje desconhecemos, esses empresários não se preocupam em FIDELIZAR os seus clientes nessa (e às vezes em outra) época do ano, aproveitando a presença (por inércia até) dos mesmos em suas respectivas lojas.
Lembrando: Esse cliente poderá retornar em datas como Dias das Mães, dos Pais, dos Namorados ... das Crianças ... e até mesmo em Aniversários de seus parentes, amigos ... namoradas ... etc.
Se esses clientes forem bem atendidos, se tiverem um tratamento adequado, uma empatia com o vendedor (que mesmo sabendo que ao sair um cliente, outro entrará) e com a simpatia dos profissionais que ficam no Caixa, com certeza o ciclo acima será refeito.
E o Marketing Direto com isso?
Simples, se os vendedores das lojas perguntarem aos seus clientes se estes moram na região, se eles têm filhos, qual suas profissões, se são mais “casual” ou mais “social” ...etc, vão criar uma proximidade com esses clientes com mais reciprocidade e vão, com certeza,  fazer com que suas próximas abordagens sejam feitas com muito mais eficácia.
Se interagir bem com o cliente criando uma relação de confiança (diferente de alguns profissionais que ainda acreditam na famosa “empurra-terapia”), o vendedor poderá enviar um E-mail marketing, um SMS ou até mesmo uma Mala-direta, informando para a sua CARTEIRA DE CLIENTES que a loja está com promoções imperdíveis, ou com novos produtos, ou até mesmo que abriu uma nova filial (e que esta é perto da onde o cliente trabalha).
Porém, uma ação de Marketing Direto é construída com iniciativas construtivas desde o primeiro contato com esse cliente, e não com ações mirabolantes, custosas, de “grande” impacto e criadas por empresários que vêem a concorrência vender cada vez mais.
As ações do dia a dia, tais como o cadastramento das pessoas corretamente, um simples sorriso, a simpatia no primeiro contato, a fidelização e principalmente o TREINAMENTO DO MATERIAL HUMANO, são atitudes muito mais simples, mais baratas e que terão muito mais impacto no longo prazo.
Criar ações mais diretas, mais focadas, mais segmentadas com quem realmente vai comprar os seus produtos, são recursos melhores do que fazer uma propaganda para todo mundo ver. Não é “todo mundo” que é ou pode se tornar seu cliente.
Não precisamos ter MBA, Pós-Graduações e Experiências para ter uma relação direta e eficaz com os nossos clientes. Se fizermos bem feito, nós estaremos fazendo um Marketing Direto que dará inveja aos melhores profissionais do mercado.
Boas festas!
* Douglas Carvalho, Gerente de Contas da ZipCode, empresa provedora de informações para marketing, crédito, cobrança e anti-fraude



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves