Grupo WhatsApp

Mentes cada vez mais estreitas

Mentes cada vez mais estreitas

31/05/2024 Benedicto Ismael Camargo Dutra

O estreitamento mental vem de longe, começou com o cinema, passando pela TV e atingiu o clímax com o streaming.

Estudantes têm dificuldades para ler e escrever textos simples. Mentes emburrecidas e embrutecidas podem ter afetado as novas gerações geneticamente, assim como aconteceu com o cérebro do raciocínio e com o cerebelo capacitado a captar as intuições oriundas de uma esfera com mais leveza. O ser humano tem de esforçar para obter a reversão dessa situação anômala.

O planeta Terra é a grande hospedaria, dotada de todos os recursos necessários, destinada à evolução espiritual. Cabe à espécie humana contribuir beneficiando e embelezado, mas os homens querem riqueza e poder.

A vida é boa, a natureza é maravilhosa, e os seres humanos o que são? Criaram regulamentos para controlar tudo. Há uma transformação universal em andamento que nos obrigará a seguir as leis naturais da Criação.

Em nossa era materialista não há reflexão; não há diálogo com o eu interior; não há intuição; já não há Criatividade, algo que surge do eu interior, a aplicação integral do ser que se manifesta mais fortemente nas artes. Distantes da voz interior, agora muitas pessoas estão puxando conversa com a Inteligência Artificial.

Na economia, apesar de uma dívida próxima a 80% do PIB, o Brasil ainda permanece em grande atraso geral, o que é agravado pelo declínio na educação.

O mundo vive o drama da guerra monetária com anseios de partilha no poder do dólar. Os juros do FED mexem com tudo.

O efeito colateral da taxa elevada de juros nos EUA é que aumenta a procura por dólares causando perdas nas outras moedas.

O que aconteceria se a moeda da China desvalorizasse 50%? As alíquotas alfandegárias aumentadas se tornariam sem efeito? Quer dizer, um dólar equivaleria em torno de 12 yuans, o que deixaria os produtos chineses mais baratos.

A economista Christine Lagarde, atual presidente do BCE, fala que a economia mundial precisa ser reformulada.

Aumentam as conversas sobre a adoção do dinheiro digital. Tudo parece lances de um jogo que estamos longe de entender.

Enfim, estamos diante da grande competição entre as nações desenvolvidas do ocidente e a China, que se tornou a fábrica do mundo e quer ampliar seu faturamento.

Baixando os preços venderia mais? Pode ser que sim, mas com certeza criaria grandes danos para o esforço de renascimento industrial de algumas nações.

Com tantas incertezas os consumidores estão mais disciplinados em seus gastos, mesmo porque com a desvalorização do dinheiro, estão comprando menos por conta da perda de poder aquisitivo.

Na Terra, o estreitamento é geral: crise econômica, alterações climáticas, risco de os alimentos produzidos não serem suficientes, guerras ao vivo nas TVs, juventude sem rumo.

Figuradamente, estamos diante da colheita de todas as sementes que a humanidade lançou com seu modo de atuar, mas em festanças comendo e bebendo, se divertindo, logo tudo o que é desagradável é esquecido, sem que se perceba o que está se passando na Criação.

É necessário semear e cultivar as sementes do bem para amenizar a aspereza, para que surja a era do ser humano completo, com o espírito conduzindo as ações em conformidade com as leis da Criação, e o intelecto planejando e executando as necessárias ações.

* Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP.

Para mais informações sobre seres humanos clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Todos os nossos textos são publicados também no X (antigo Twitter)

Quem somos

Fonte: Silvia Giurlani



O escândalo da BBC demonstra porque a imprensa é incapaz de arbitrar a verdade

O recente escândalo que levou à renúncia do então diretor-geral e da chefe de jornalismo da BBC é um tema que não pode passar batido.

Autor: Gabriel Wilhelms


Além dos R$250 mil: o que os credores do Banco Master ainda podem fazer?

A liquidação extrajudicial do Banco Master, decretada pelo Banco Central, não é apenas mais um capítulo da crônica das crises financeiras brasileiras.

Autor: Jorge Calazans


Dia Mundial da Criança: toda criança tem direito ao afeto e à proteção

O Dia Mundial da Criança não é apenas uma data simbólica: é um lembrete de que cuidar das crianças de hoje é construir os adultos de amanhã.

Autor: Sérgio Marques


Brasil, EUA e o tarifaço

Erram os brasileiros que festejam as mudanças no tarifaço implementadas, na semana passada, pela Casa Branca.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A amargura do leite

De vez em quando somos surpreendidos com situações nas quais nossas melhores intenções precisam ser alteradas pelas circunstâncias inesperadas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


STF – O caso Tagliaferro: vivendo e desaprendendo!

Ao que tudo indica, há alguns anos, algumas das decisões do nosso vetusto Supremo Tribunal Federal (STF), ao menos para operadores do direito não ideológicos, transformaram a expressão popular “vivendo e aprendendo” em “vivendo e desaprendendo”.

Autor: Bady Curi Neto


Insegurança pública reflete os erros e a falta de ação dos governos

A recente operação das Polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, que deixou um saldo de 121 mortos (4 policiais e 117 traficantes do Comando Vermelho).

Autor: Samuel Hanan


Telefonia criptografada e os limites da prova digital

O Supremo Tribunal Espanhol proferiu recentemente a Sentença nº 854/2025, confirmando condenações por tráfico de drogas com base em comunicações obtidas da plataforma EncroChat, sistema de telefonia criptografada utilizado por milhares de pessoas na Europa.

Autor: Eduardo Maurício


Banco Central encerra o projeto do Drex Digital

Em artigo de outubro de 2023, informei que 11 países já tinham sua própria moeda digital, as chamadas CBDC – Central Bank Digital Currency ou, em português, Moeda Digital emitida pelo Banco Central.

Autor: João Teodoro da Silva


Reset para um novo sistema

As estatísticas do Harvard Graduate School of Education, que aborda a falta de propósito e significado na vida dos jovens adultos, apresentam inquietante situação, demonstrando uma crise de saúde mental e de sentido na vida.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Inteligência Artificial na saúde

A inteligência artificial (IA) chegou à saúde com a promessa de agilizar diagnósticos, democratizar o acesso e reduzir custos.

Autor: Claudia de Lucca Mano


Sistema de saúde brasileiro converge entre o público e privado

Hoje, o Brasil possui um sistema híbrido de saúde no qual o SUS atua como provedor universal e gratuito para toda a população, enquanto o segmento de saúde suplementar, formado por planos e seguros privados regulados pela ANS, complementa ou duplica serviços para cerca de 25% da população.

Autor: Thayan Fernando Ferreira