Grupo WhatsApp

Meu pai e a bicicleta do “véi Olegário”

Meu pai e a bicicleta do “véi Olegário”

13/01/2024 Antônio Marcos Ferreira

Lá nos idos de 1970, morávamos em BH, mas passávamos as férias escolares invariavelmente em Manga, onde meu pai tinha fazenda.

Viemos para estudar, os sete filhos e minha mãe, enquanto meu pai se dividia entre a capital e a fazenda, separadas por 720km de uma estrada cujo maior trecho (550km) era de terra, o que tornava a viagem muito cansativa.

Mas como tudo na vida, a gente se acostuma, e foi isso que aconteceu com o meu pai, que transformou esta viagem numa rotina bimestral durante muitos anos.

Em Manga, nas idas para a fazenda Japorema, distante 11km da cidade, era comum meu pai cruzar com um senhor, conhecido como "véi Olegário", que pedalava uma bicicleta muito velha numa estrada de chão, tornando essa atividade muito árdua, mas ele também se acostumara a esse sacrifício diário.

Vendo por muito tempo esta situação, um dia meu pai resolveu presentear o "véi Olegário" com uma bicicleta novinha, brilhando, freio manual e outras coisas com as quais ele nunca ousara sonhar.

Nas próximas idas para a fazenda, por várias vezes meu pai cruzou com ele na estrada e ele sorria levantando o braço, mostrando como estava contente.

Certa vez, ao avistá-lo às 7 e meia da manhã, meu pai, com o carro cheio de garotos, fez sinal para que ele parasse também.

- Bom dia, Seu Olegário! - Bom dia, Seu Hélio. - E aí, tá gostando da bicicleta nova? Ela tá andando bem? - Vixe, Seu Hélio, tá que é uma beleza. Corre demais. Até na subida tô precisando frear! Meu pai sorriu.

Naquela hora verificou que aquele tinha sido muito mais que um presente, muito mais que uma bicicleta. Era um sonho.

Daquele dia em diante, sempre que falávamos de alguma coisa que era rápida, ou de alguém que corria muito, a gente logo dizia: - Tá correndo mais do que a bicicleta do "véi Olegário".

* Antônio Marcos Ferreira é engenheiro eletricista, aposentado da Cemig e vice-presidente da Fundação Sara.

Para mais informações sobre bicicleta clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp



Para onde caminha a humanidade?

O pragmatismo está ampliando a confrontação econômica. Novas formas de produzir e comercializar vão surgindo com mais rigidez e agilidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Reforma Tributária: mudança histórica ou novo capítulo do caos fiscal

A Reforma Tributária entra na fase prática em 2026 com a criação do IBS e da CBS, que passam a incidir com alíquotas reduzidas.

Autor: Eduardo Berbigier


Austeridade fiscal, caminho obrigatório para ordem e progresso

Quando se aproximam as eleições, o brasileiro se pergunta se é possível ter um país melhor em condições de vida para todos os cidadãos. É o que se deseja.

Autor: Samuel Hanan


Impeachment não é monopólio

A decisão de Gilmar Mendes e o estrangulamento institucional.

Autor: Marcelo Aith


Nova lei da prisão preventiva: entre a eficiência processual e a garantia individual

A sanção da Lei 15.272, em 26 de novembro de 2025, representa um marco na evolução do processo penal brasileiro e inaugura uma fase de pragmatismo legislativo na gestão da segregação cautelar.

Autor: Eduardo Maurício


COP 30… Enquanto isso, nas ruas do mundo…

Enquanto chefes de Estado, autoridades, cientistas, organismos multilaterais e ambientalistas globais reuniam-se em Belém do Pará na COP 30, discutindo metas e compromissos climáticos, uma atividade árdua, silenciosa e invisível para muitos seguia seu curso nas ruas, becos e avenidas do Brasil e do mundo.

Autor: Paula Vasone


Reforma administrativa e os impactos na vida do servidor público

A Proposta de Emenda à Constituição da reforma administrativa, elaborada por um grupo de trabalho da Câmara dos Deputados (PEC 38/25) além de ampla, é bastante complexa.

Autor: Daniella Salomão


A língua não pode ser barreira de comunicação entre o Estado e os cidadãos

Rui Barbosa era conhecido pelo uso erudito da língua culta, no falar e no escrever (certamente, um dos maiores conhecedores da língua portuguesa no Brasil).

Autor: Leonardo Campos de Melo


Você tem um Chip?

Durante muito tempo frequentei o PIC da Pampulha, clube muito bom e onde tinha uma ótima turma de colegas, jogadores de tênis, normalmente praticado aos sábados e domingos, mas também em dois dias da semana.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Dia da Advocacia Criminal: defesa, coragem e ética

Dia 2 de dezembro é celebrado o Dia da Advocacia Criminal, uma data emblemática que, graças à união e à força da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), integra o calendário oficial das unidades federativas do país.

Autor: Sheyner Yàsbeck Asfóra


STF não tem interesse – nem legitimidade – em descriminalizar aborto

A temática relativa ao aborto e as possibilidades de ampliação do lapso temporal para a aplicação da exclusão de ilicitude da prática efervesceram o cenário político brasileiro no último mês.

Autor: Lia Noleto de Queiroz


O imposto do crime: reflexões liberais sobre a tributação paralela nas favelas brasileiras

Em muitas comunidades brasileiras, especialmente nas grandes cidades, traficantes e milicianos impõem o que chamam de “impostos” – cobranças sobre comerciantes, moradores e até serviços públicos, como transporte alternativo e distribuição de gás.

Autor: Isaías Fonseca