Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O poder transformador de uma indústria vibrante

O poder transformador de uma indústria vibrante

22/12/2023 Valeska de Oliveira Ciré

Em meio aos desafios e conquistas de 2023, a indústria de frutas, flores, legumes e verduras (FFLV) destaca-se como um setor crucial para a saúde, a economia e o meio ambiente.

Com mais de 46 milhões de toneladas de produtos frescos produzidos anualmente no Brasil, esse mercado não apenas alimenta, mas também impulsiona a economia com exportações superiores a US$ 1 bilhão e movimenta cerca de R$ 30 bilhões nas vendas domésticas.

A indústria, que emprega mais de 13 milhões de pessoas, enfrenta desafios ambientais, como mudanças climáticas, mas também se apresenta como uma solução.

A inclusão da alimentação na pauta da COP28 é um marco importante, e a FFLV destaca a necessidade de políticas e apoios públicos para redução de emissões, aumento da eficiência e segurança alimentar.

Os desafios logísticos no mercado interno são conhecidos, e iniciativas, como a criação de centros de distribuição no Nordeste do Brasil para o segmento de Flores, por exemplo, revelam a determinação do setor em superá-los.

Dentre os papéis de atuação da associação International Fresh Produce Association (IFPA) a Educação ganhou força com a ampliação dos Workshops para o Varejo em 2023.

Campanhas de sazonalidade foram oferecidas gratuitamente, visando não apenas informar equipes, mas também aprimorar a experiência do consumidor.

O FFLV é considerado uma categoria gatilho de compra, responsável pelo fluxo e fidelização do consumidor na loja.

Apesar das realidades econômicas, como inflação, incertezas da reforma tributária, e dos desafios climáticos, a indústria permanece resiliente.

A segurança alimentar, a nutrição e a relevância dos produtos frescos são agora mais evidentes do que nunca. A indústria não apenas alimenta, mas também impacta positivamente a saúde e o bem-estar global.

Em meio a fenômenos climáticos extremos e transformações no cenário de trabalho, a indústria de frutas e vegetais emerge como um caminho sustentável, acessível e equitativo para promover a saúde e a felicidade.

2024 se desenha promissor, e a IFPA tem orgulho em apoiar essa transformação.

* Valeska de Oliveira Ciré é Country Manager da IFPA no Brasil.

Para mais informações sobre alimentação clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Vera Moreira



O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A poderosa natureza

O dinheiro é um vírus que corrompe tudo e quando a pessoa se “infecta”, dificilmente se livra.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


A maior eleição do mundo e o nacionalismo hindu

O ano de 2024 está sendo considerado o superano das eleições pelo mundo. Ao todo, mais de 50 países terão pleitos variados, dentre os quais o Brasil e os Estados Unidos.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray