Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O que faz a reforma tributária ser um projeto ruim?

O que faz a reforma tributária ser um projeto ruim?

12/07/2023 João Luiz Mauad

Não há dúvida de que o país precisa de uma reforma tributária, mas não pode ser qualquer reforma.

Esta que aí está, além de não resolver vários problemas, ainda acrescenta outros, principalmente para os pequenos e médios empreendedores de serviços (os maiores empregadores do país) que estão acima do limite do ‘Simples’ e fora das exceções previstas no projeto.

Estamos falando de salões de cabeleireiro, profissionais liberais, oficinas mecânicas, pequenas empreiteiras e uma infinidade de outros negócios que nunca foram contribuintes do ICMS ou do IPI e recolhem seus principais tributos (ISS, PIS/COFINS e IRPJ) sobre a receita bruta, sem necessidade de complexas compensações tributárias e aparatos contábeis custosos – tudo bem que o sistema é cumulativo, mas a simplicidade e as alíquotas menores compensam.

Com as novas regras, todos estes contribuintes terão mais trabalho e retrabalho para o cálculo e recolhimento dos seus tributos, principalmente ao longo do enorme período de transição, durante o qual terão de conviver com os dois sistemas e suas infinitas obrigações acessórias. A reforma, do jeito que está, só descomplica a vida dos grandes contribuintes, principalmente industriais.

Mas não é só isso que torna este projeto ruim. Como podem os legisladores votar uma reforma no escuro, sem sequer saber que alíquotas serão aplicadas?

A promessa de que não haveria aumento de carga é só uma promessa, sem que os especialistas tenham condição de calcular e fazer simulações.

O que não dá é para demonizar aqueles com preocupações legítimas, como se fossem inimigos do país...

* João Luiz Mauad é articulista do Instituto Liberal, administrador de empresas formado pela FGV-RJ e profissional liberal (consultor de empresas). 

Para mais informações sobre reforma tributária clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Instituto Liberal



O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A poderosa natureza

O dinheiro é um vírus que corrompe tudo e quando a pessoa se “infecta”, dificilmente se livra.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


A maior eleição do mundo e o nacionalismo hindu

O ano de 2024 está sendo considerado o superano das eleições pelo mundo. Ao todo, mais de 50 países terão pleitos variados, dentre os quais o Brasil e os Estados Unidos.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray