Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O seguro morreu antes de ser velho

O seguro morreu antes de ser velho

13/12/2023 Rafael Caferati

Imagine você, empresário ou comerciante que, por mais 30 anos buscando o seu sustento, acordando às 6 horas da manhã, construindo seu negócio e sustento, pagando regularmente e por anos um seguro que prometeu proteger o patrimônio da sua empresa, depara-se com um ciclone extratropical, que devasta a sua estrutura e os seus produtos.

Um dos primeiros pensamentos que provavelmente vem à cabeça é: “Ainda bem que eu tenho seguro...”. E se eu te disser que pagar por anos e anos uma apólice de seguro não irá proteger o teu negócio?

Têm-se presenciado nos mais diversos veículos de mídia os horrores que a população do Vale do Taquari vem enfrentando desde o início de setembro.

Porém, pouco se falou sobre os reflexos na economia local, bem como sobre a importância das seguradoras para com o ocorrido. 

Tomou-se conhecimento por lojistas da cidade de Lajeado que buscaram garantir a proteção dos seus negócios por anos, que as seguradoras estão apresentando contínuas negativas para as solicitações de indenização por todos os danos que suportaram.

Para a surpresa de muitos, tão somente estão se deparando agora com exclusões “convenientes” por parte das seguradoras, que em 100% dos casos que nos foram apresentados pelos consumidores, não houve qualquer tipo de informação sobre tanto.

A grande maioria dos lojistas tiveram de presenciar a perda de toda a sua estrutura. Fato é que o encerramento das atividades do negócio, frente a ausência de assistência e indenização pelas seguradoras, vem se tornando cada vez mais “considerado” pelos lojistas como uma solução aos problemas.

Impossível não refletir sobre o assunto, até mesmo porque as mesmas seguradoras que se beneficiam dos lojistas segurados ao distribuir negativas administrativas são as mesmas que lucraram com os pagamentos mensais.

A preocupação com a ampliação do acesso debatida se justifica prioritariamente nas estimativas de aumento dos prejuízos que as seguradoras terão de suportar.

* Rafael Caferati é advogado do escritório Jobim Advogados Associados.

Para mais informações sobre seguro clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Camejo



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira