Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O sussurro do Gênio

O sussurro do Gênio

24/01/2024 Marco Antonio Spinelli

No documentário da National Geographic, “Jane”, sobre a extraordinária cientista e conservacionista Jane Goodall, vemos uma doce senhora, chegando aos noventa anos, dizendo que “Sente que tem uma mensagem para passar, e foi colocada nesse planeta para fazê-lo.

Eu tenho que fazer isso”. Apesar de sua avançada idade, seu senso de propósito continua movendo sua vida, suas falas, seu trabalho.

Fico pensando nessas raras pessoas que tem esse senso de chamado, de convocação da vida para seguir sua missão e não olhar para trás.

Esse senso de chamado é inerente à nossa experiência humana? Não sei se a resposta cabe ao cientista ou ao psicoterapeuta presentes aqui no autor dessas mal tecladas linhas, mas vou dedicar esse texto a essa reflexão.

Jane descreve, em uma entrevista para o canal do Youtube, “The Well”, uma experiência fundamental na sua infância:  quando tinha quatro anos, sua mãe a levou para uma fazenda e ela viu um ovo, ao visitar o galinheiro de lá.

Perguntou para a sua mãe como que a galinha colocava o ovo, e sua mãe desconversou. A menina Jane já tinha em si a semente da Dra Jane Goodall, porque não gostou da resposta e resolveu investigar as galinhas por conta própria.

Seguiu uma galinha marrom até seu poleiro e lá ficou por horas. Quando as pessoas já procuravam a criança, meio em desespero, a menina reaparece cheia de penas e conta para sua mãe a sua aventura.

E, sobretudo, descreve detalhadamente tudo o que viu, no maravilhoso processo de colocação do ovo que a galinha observada realizara.

Nesse ponto eu destaco um ponto essencial da sua história: a sua mãe, no final dos anos trinta do século passado, poderia ter dado uma bronca na menina e mandado parar com aquela bobagem de sumir para observar galinhas.

Seria uma reação cabível hoje, com pais supervigilantes e constantemente apavorados. Mas não foi essa a reação dela. A sua mãe ouviu atentamente a descrição, com uma ponta de orgulho.

Nesse episódio, ela vivenciou pela primeira vez o Método Científico: você tem uma pergunta, a resposta não é correta, estuda o fenômeno, descreve o que acontece, vê o resultado e descreve como aquilo ocorre.

Jane Goodall é uma primatologista, pioneira na área, e nos anos sessenta passou muitos anos nas florestas da Tanzânia estudando chimpanzés e suas relações sociais e afetivas. Ela descreve esse período como a época mais feliz de sua vida.

Hoje se dedica a uma fundação para promover a preservação das florestas onde vivem seus amados chimpanzés e todo esse maravilhoso ecossistema. Mas não é disso que vamos falar nesse texto. Vamos falar sobre o Daimon.

Daimon não é demônio. É, na Mitologia Grega, o espírito que deseja, que revela o caminho do Herói. Daimon é o Gênio, não o da Lâmpada, mas aquele que sussurra para que lado devemos seguir para desenvolver nosso potencial.

Se a nossa vida é uma semente que pode, ou não, florescer, então o Daimon é aquela força invisível que transforma uma pequena semente em uma árvore. É uma força do que o psiquiatra Carl Jung chamou de Individuação.

Jane Goodall disse para sua incrível mãe, aos dez anos de idade, que “quando crescer vou para a África”.

Em vez de responder, como uma mãe da época faria, “deixa de bobagem e vá se preparar para arrumar um marido”, sua mãe respondeu: “se você quer isso, vai ter que estudar, se preparar muito, agarrar todas as oportunidades e, eventualmente, vai conseguir realizar seu sonho". Um manual completo para trazer à realidade o sonho do Daimon, o sussurro do Gênio.

Isso pode parecer um daqueles textos chatos e motivacionais, de “siga o seu sonho”. Não é a intenção. Mas acho que a mãe de Jane Goodall é um verdadeiro manual de como ouvir, direcionar e dar suporte para o Gênio sussurrando no ouvido de sua filha.

Sem dúvida, foi obra do Gênio invisível e do mistério da vida colocar na mesma família essas mulheres extraordinárias e muito adiante de seu tempo.

* Marco Antonio Spinelli é médico, com mestrado em psiquiatria pela Universidade São Paulo, psicoterapeuta de orientação junguiana e autor do livro “Stress o coelho de Alice tem sempre muita pressa”.

Para mais informações sobre propósito clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Vervi Assessoria



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira