Grupo WhatsApp

Ousadia é a chave para transformar a América Latina em um polo global de inovação

Ousadia é a chave para transformar a América Latina em um polo global de inovação

21/05/2023 Rafael Lopes

Passado um período de efervescência nos investimentos em startups latino-americanas, principalmente ao longo de 2021, outro cenário, não menos promissor, apresenta-se para essas empresas.

A combinação de elementos como boas ideias, uma população bastante aberta ao uso de novas tecnologias e habilidade dos empreendedores locais para criar negócios escaláveis criam o ambiente perfeito para um processo de inovação baseado em ousadia.

Um processo capaz de - em muito menos tempo do que se imaginava - gerar empresas originárias da América Latina com alcance global.

A região tem uma localização altamente favorável para as ligações comerciais com os principais polos de negócios do mundo e uma população de cerca de 600 milhões de pessoas — um mercado consumidor ainda com grande potencial de crescimento quando comparado aos de outras áreas do globo.

Não é por acaso que grandes companhias multinacionais há muito tempo fazem investimentos na América Latina.

Agora, o pêndulo se inclina em direção aos empreendedores latino-americanos, a cada dia mais interessados em usar suas regiões de origem não apenas para atingir os mercados locais, mas também como ponto de partida para uma expansão global.

A magnitude e a importância da América Latina já permitem que uma empresa local expanda globalmente suas operações a partir, por exemplo, de países como Brasil, México e Chile.

Trata-se de mercados, afinal, com crescente relevância para o comércio transacional, como mostra um estudo recente da fintech de tecnologia de pagamentos Nuvei, que mapeou especificamente as relações da América Latina com a Europa.

De acordo com o relatório, a participação de empresas europeias no e-commerce transnacional latino-americano será de 2%, em 2023, o que corresponde a cerca de US$ 1 bilhão, com uma taxa de crescimento expressiva: 20% ao ano.

Esse campo ainda aberto para investimentos e inovação que a América Latina representa foi tema de um painel do Web Summit Rio — maior evento global de tecnologia e inovação que, sintomaticamente, pela primeira vez aconteceu em solo latino-americano.

Especialistas como Eric Acher (Monashees), Renata Quintini (Renegade Partners), Edith Yeung (Race Capital) e Ricardo Amorim (economista) debateram a tendência de empreendedores da região direcionarem seus negócios conforme uma visão global, em muitos casos amparados pela facilidade da incorporação de novas tecnologias no cotidiano dos países da América Latina.

Contam pontos nesse aspecto a afinidade com tecnologias disruptivas, a disseminação de smartphones e da tecnologia 5G de conexão à internet e, não menos importante, o alto nível de engajamento tecnológico dos mercados consumidores latino-americanos.

A capacidade de encontrar soluções criativas para problemas cotidianos, tradicionalmente uma marca dos países latino-americanos (que muitas vezes ao longo de sua história precisaram enfrentar situações de escassez e falta de recursos financeiros), é outro componente da dinâmica de inovação e ousadia que movimenta os empreendedores locais.

O “jeitinho” latino-americano, que por tanto tempo sempre teve uma conotação pejorativa, parece ter encontrado, enfim, um caminho sem volta para se espalhar pelo mundo de forma positiva.

A América Latina tem tudo para surpreender e se transformar num polo de inovação global em menos de duas décadas.

Quem sabe hoje já não estão sendo gestados na região os Googles, Facebooks e Teslas do futuro? Ideias e oportunidades é que não faltam.

* Rafael Lopes é diretor da Nuvei Brasil.

Para mais informações sobre inovação clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Agência Blue Chip



Para onde caminha a humanidade?

O pragmatismo está ampliando a confrontação econômica. Novas formas de produzir e comercializar vão surgindo com mais rigidez e agilidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Reforma Tributária: mudança histórica ou novo capítulo do caos fiscal

A Reforma Tributária entra na fase prática em 2026 com a criação do IBS e da CBS, que passam a incidir com alíquotas reduzidas.

Autor: Eduardo Berbigier


Austeridade fiscal, caminho obrigatório para ordem e progresso

Quando se aproximam as eleições, o brasileiro se pergunta se é possível ter um país melhor em condições de vida para todos os cidadãos. É o que se deseja.

Autor: Samuel Hanan


Impeachment não é monopólio

A decisão de Gilmar Mendes e o estrangulamento institucional.

Autor: Marcelo Aith


Nova lei da prisão preventiva: entre a eficiência processual e a garantia individual

A sanção da Lei 15.272, em 26 de novembro de 2025, representa um marco na evolução do processo penal brasileiro e inaugura uma fase de pragmatismo legislativo na gestão da segregação cautelar.

Autor: Eduardo Maurício


COP 30… Enquanto isso, nas ruas do mundo…

Enquanto chefes de Estado, autoridades, cientistas, organismos multilaterais e ambientalistas globais reuniam-se em Belém do Pará na COP 30, discutindo metas e compromissos climáticos, uma atividade árdua, silenciosa e invisível para muitos seguia seu curso nas ruas, becos e avenidas do Brasil e do mundo.

Autor: Paula Vasone


Reforma administrativa e os impactos na vida do servidor público

A Proposta de Emenda à Constituição da reforma administrativa, elaborada por um grupo de trabalho da Câmara dos Deputados (PEC 38/25) além de ampla, é bastante complexa.

Autor: Daniella Salomão


A língua não pode ser barreira de comunicação entre o Estado e os cidadãos

Rui Barbosa era conhecido pelo uso erudito da língua culta, no falar e no escrever (certamente, um dos maiores conhecedores da língua portuguesa no Brasil).

Autor: Leonardo Campos de Melo


Você tem um Chip?

Durante muito tempo frequentei o PIC da Pampulha, clube muito bom e onde tinha uma ótima turma de colegas, jogadores de tênis, normalmente praticado aos sábados e domingos, mas também em dois dias da semana.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Dia da Advocacia Criminal: defesa, coragem e ética

Dia 2 de dezembro é celebrado o Dia da Advocacia Criminal, uma data emblemática que, graças à união e à força da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), integra o calendário oficial das unidades federativas do país.

Autor: Sheyner Yàsbeck Asfóra


STF não tem interesse – nem legitimidade – em descriminalizar aborto

A temática relativa ao aborto e as possibilidades de ampliação do lapso temporal para a aplicação da exclusão de ilicitude da prática efervesceram o cenário político brasileiro no último mês.

Autor: Lia Noleto de Queiroz


O imposto do crime: reflexões liberais sobre a tributação paralela nas favelas brasileiras

Em muitas comunidades brasileiras, especialmente nas grandes cidades, traficantes e milicianos impõem o que chamam de “impostos” – cobranças sobre comerciantes, moradores e até serviços públicos, como transporte alternativo e distribuição de gás.

Autor: Isaías Fonseca