Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Perguntas corretas. Respostas nem tanto…

Perguntas corretas. Respostas nem tanto…

01/03/2010 Evelyn Papalardo

Dizer que uma área é crítica dentro da organização - considerando apenas se ela gera receita ou não - é insuficiente para definir como o negócio deve ser contingenciado.

Quando incidentes como alagamentos, enchentes ou greves acontecem, conseguimos identificar com facilidade os impactos no nosso dia a dia: demoramos mais para chegar ao trabalho, ou às nossas casas, ficamos impossibilitados de pagar nossas contas, de transitar livremente para qualquer região da cidade, etc. Mas e em nossas empresas, nós sabemos quais foram os impactos? Você já mensurou quais seriam as consequências caso algum evento não-programado impedisse os negócios de funcionarem normalmente?

Analisar o Impacto no Negócio (BIA – Business Impact Analysis) deve ir além dos parâmetros econômicos. Uma empresa é formada por processos que precisam ser executados para que o negócio alcance seus objetivos mais primários. Esses processos são totalmente dependentes entre si e - dizer que uma área é crítica para a organização considerando apenas se ela gera receita ou não -, é insuficiente para definir como o negócio deve ser contingenciado. Há muito mais a ser visto e compreendido.

Não basta saber qual sistema é utilizado em um processo. Dessa forma, é difícil vinculá-lo ao nível de criticidade correto. Ou mesmo assumir como verdade absoluta a percepção que a área de TI tem de cada processo. Precisamos saber o nível de necessidade das informações deste sistema em relação aos processos ou em relação às áreas de negócio. Pois, sem esses dados, a empresa poderá se equivocar ao definir em sua estrutura qual processo ou área necessita de contingência e, portanto quais sistemas devem ser contingenciados (DR-Site).

Conhecer as demandas da empresa com esta profundidade de detalhes permite também aprimorar as estratégias de backup, replicação e contingenciamento de dados. Esta análise não pode ser subjetiva, com base nas percepções dos Gestores das Áreas ou dos Processos. Apesar de eles serem peças vitais para a análise, as perguntas certas devem ser feitas para que a resposta mais coerente e realista seja dada.

O grande segredo está em como definimos o que é crítico. Uma boa Análise de Impacto no Negócio exige um planejamento prévio detalhado, que deve ser baseado em métricas ligadas ao negócio, específicas para cada processo. Um plano de contingência estruturado a partir de opiniões subjetivas ou “achismos” resulta em investimento em vão. Muitas vezes é justamente este tipo de visão distorcida que inviabiliza as plantas de contingência. Por isto uma Análise de Impacto no Negócio (BIA – Business Impact Analysis) é imprescindível, pois, ela é o instrumento que auxiliará a alta direção em suas decisões e justificará o investimento em sua Estratégia de Continuidade do Negócio.

* Evelyn Papalardo é consultora da Sion People Center



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira