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“Pitch” assertivo: como construir o seu?

“Pitch” assertivo: como construir o seu?

17/07/2023 Carol Vasconcelos

O Pitch é uma apresentação breve e persuasiva usada para vender uma ideia, produto ou serviço e para fazer um pitch bom é necessário entender o mercado que irá atuar, o público alvo e qual o problema se resolve.

Então o mais importante é certificar-se de que a sua solução realmente resolve as dores de mercado.

Muitos profissionais vão focar somente na clareza de dados e informações, porém como uma profissional estratégica do setor comercial, eu sempre oriento a fazer uma pesquisa de mercado bem estruturada antes de montar seu pitch.

Isso vai lhe dar segurança e respaldo no momento de montar uma proposta de valor orientada à dor e consequentemente aos resultados do seu potencial cliente, ou de mercado que é o que chama a atenção dos investidores.

Para criar um Pitch do zero requer um processo cuidadoso dos elementos essenciais, que são:

1. Identificar o problema;
2. Definir o objetivo;
3. Conhecer seu público-alvo;
4. Descrever o mercado-alvo;
5. Destacar a proposta de valor;
6. Elaborar um modelo de negócio sólido;
7. Preparar uma apresentação visual atraente;
8. Encerrar com uma chamada à ação;

A partir daí o próprio investidor ou seu cliente dará feedbacks referente à sua apresentação e se os mesmos assimilaram as informações passadas.

É onde seu feeling comercial vem à tona! Utilize as perguntas como um argumento para fechar negócio, responda às perguntas de forma assertiva e garanta a solução do problema, ou apresente dados que vão permitir a resolução do mesmo caso. 

Mas como saber se o Pitch foi assertivo? E como ele é avaliado? Se você busca investimento, alguns investidores podem estar voltados com o nível de inovação da ideia e com a capacidade de execução da mesma, enquanto outros vão avaliar o mercado e a provisão dos lucros.

Agora se você busca a venda em si, é necessário entender no fim da apresentação se o possível cliente teve a compreensão do que lhe foi oferecido e evoluir com os feedbacks oferecidos e contornar as objeções impostas.

Neste caso, é muito importante documentar tudo para que seja possível a melhoria do pitch e as estratégias que serão usadas na apresentação para o sucesso e conversão da oportunidade.

Para finalizar nunca se esqueça que um Pitch é um documento vivo, todos os insights que serão obtidos ao longo do processo são válidos e agregam para uma visão mais macro do negócio - mesmo que seja simplesmente melhorando sua clareza, e assim trazendo melhoria contínua ao processo.

* Carol Vasconcelos é diretora comercial da FHE Ventures, corporate venture builder cujo principal objetivo é desenvolver soluções inovadoras voltadas ou adaptadas para as áreas de saúde e educação.

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Fonte: NB Press



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