Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Prospere com a excelência

Prospere com a excelência

19/10/2022 Rodrigo Maruxo

Sabe quando alguém fez uma coisa pra você e imediatamente você pensou: “puxa, ela nem precisava me fazer isso!”.

Aquela surpresa agradável, que faz um bem danado ao perceber o carinho de alguém com sua necessidade ou problema, em uma instância que a pessoa aparentemente sequer ganha pra isso, o que causa até uma estranheza... Sorria, você acabou de vivenciar a excelência!

A excelência é exceder, ir além, fazer um pouco mais que o básico que todo mundo entrega ou que é pago pra fazer. O resultado disso?

Conexões emocionais poderosas geradas pela gratidão, segurança e relacionamento contínuo. Na última linha, vendas, recorrência, fidelização e muito amor envolvido.

Reuni aqui algumas dicas sobre a excelência para que possa aplicá-la, fazendo a diferença no seu mercado e na sua própria vida. Vamos lá:

- Excelência é uma escolha pessoal. Você escolhe viver e praticar a excelência em sua vida ou negócio. Sair um pouco mais de si pelo próximo, produzir um pouco além não porque alguém está vendo, mas porque te faz bem.

É, acima de tudo, uma atitude que transforma, eleva e gera bons negócios com felicidade e fidelidade. Excelência é um estilo de vida que faz com que sua consciência te aprove por não enterrar os seus talentos e possibilidades.

E com a consciência em paz, você será feliz. Por que entregar menos daquilo que você pode fazer bem?

- Excelência não é necessariamente mais caro. A diferença é que você vai focar em oportunidades que a maior parte das pessoas em empresa simplesmente não nota ou negligência.

Atuar focado em excelência não custa mais. É apenas um foco diferente sobre as mesmas coisas. É direcionar os esforços de maneira mais proativa, mais significativa. É rentabilizar sua hora trabalhada com o máximo de qualidade.

- Excelência mora nos detalhes. A maioria das pessoas não é treinada para perceber os detalhes das coisas. Procure exercitar o olhar sobre detalhes e as oportunidades de praticar atitudes de excelência e encantamento aparecerão aos montes, surpreendendo a todos em volta.

Observe atentamente em volta e perceba as inúmeras oportunidades de surpreender e encantar que o seu negócio já tem condições hoje de gerar para seus consumidores.

- Excelência está na empatia. Colocar-se no lugar do outro, entender o que o outro está sentindo. Todos temos em algum grau a capacidade de sermos empáticos.

A diferença acontece quando eu quero praticar a excelência: sem um alto grau de empatia, não percebo as oportunidades de surpreender e encantar.

Notar claramente a alegria, a frustração, todos os sentimentos que fazem o outro um ser humano como nós, é um prato cheio para a excelência acontecer.

- Excelência permeia seus processos. Reveja sempre os processos diários de sua operação, perguntando-se: “posso fazer isso de um jeito melhor?”.

Assim, revisite o seu jeito de agir e de reagir sobre os processos de atendimento, logística, relacionamento, compras, finanças, marketing... e procure em cada ponto pelas oportunidades de fazer algo diferente, menos oneroso e mais satisfatório para todos os envolvidos, surpreendendo sempre!

- Excelência está no liderar. Construa junto ao seu time a cultura da excelência. Inspire pela visão de futuro e pelo seu exemplo, espalhe as boas histórias que acontecem dentro e fora de casa, pratique a excelência com o time (servir bem seu time para que ele também sirva bem seu cliente), criando um ciclo virtuoso de evolução e amor em fazer o que se faz cada vez mais e melhor.

Pratique. Inspire. Faça acontecer. Sua empresa agradece, seus clientes agradecem, sua vida ganhará muito em propósito e felicidade. Viva na excelência você também!

* Rodrigo Maruxo é CEO da Maruxo Consultoria e Treinamento e da Outstanding Academy, de desenvolvimento humano e autor do livro “A Magia da Excelência”.

Para mais informações sobre excelência clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Vera Moreira Comunicação



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira