Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Quando passar da negociação para a precificação?

Quando passar da negociação para a precificação?

22/09/2022 Beatriz Machnick

A etapa da negociação exige inúmeras técnicas de persuasão em que é preciso demonstrar grande confiança e segurança do negócio oferecido.

Quando se fala do setor de serviços, isso é ainda mais premente. Trata-se de uma área em que é preciso mostrar que se conhece os mecanismos do segmento como ninguém, dominando todas as suas nuances.

Além do conhecimento a fundo, é impossível negar que negociação também é a arte de vender o peixe.

Mas isso não nos exime de demonstrar resultados por meio de indicadores gráficos, pois essa é uma ferramenta importante para comprovar o seu discurso.

De posse de todos esses instrumentos e realizada toda a negociação com o cliente que se deseja encantar, só se passa para a etapa da precificação, ou seja, “dar seu preço”, quando se tem certeza de que o cliente já “comprou” o serviço.

E como saber se está na hora? Com o tempo, você irá saber a partir do feeling de vendedor e bom empresário...

Na hora de calcular o preço, é preciso lançar mão de vários recursos. A sua formação nunca vem de um “achismo”, e sim está baseada em técnicas. Vamos ver como?

Como calcular o preço do seu serviço

O preço não é ponto de partida de uma negociação, mas, sim, uma consequência natural dela. Juntamente com ele, é preciso fornecer uma rentabilidade esperada ao cliente, e com esse dado ele se sentirá muito mais confortável de investir.

Primeiro, é preciso aprender a estruturar o fluxo de caixa, realizar a apuração de lucro e organizar um planejamento financeiro.

Outro ponto importante é calcular o tempo alocado a cada tarefa e cada cliente, como indicador de seu esforço despendido.

Além disso, é preciso compilar todas essas informações de forma adequada e compreensível, para comprovar ao cliente a relação entre o que é cobrado e o que é entregue. Estudei muito sobre a percepção do cliente em relação ao preço que oferecemos no setor de serviços.

Antes de chegar à etapa de realmente enviar uma proposta ou sugerir o valor dos honorários, precisamos trabalhar, por meio da nossa comunicação, nos diferenciais que temos como profissional e como negócio.

São estes diferenciais que elevam a percepção do consumidor positivamente quando ele validar o preço. Você precisa listar ao menos três diferenciais do seu negócio que devem estar na ponta da língua.

Algumas perguntas que gosto de fazer em minhas palestras são: você se contrataria? Você contrataria o seu escritório? Você está oferecendo um diferencial?

Essas respostas são essenciais, porque só nós sabemos se a entrega realmente está sendo 100% e o melhor que podemos dar aos nossos clientes.

E tudo isso só funciona se você tiver em mente um propósito: nunca desista dos seus sonhos e valorize cada passo dado.

* Beatriz Machnick é professora, contadora, especialista em Controladoria e Finanças, mestre em Governança e Sustentabilidade. 

Para mais informações sobre precificação clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Smartcom Inteligência em Comunicação



2024, um ano de frustração anunciada

O povo brasileiro é otimista por natureza.

Autor: Samuel Hanan


Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

O Brasil atingiu, segundo os jornais da semana passada, cifra superior a um trilhão de reais da dívida pública (R$ 1.000.000.000.000,00).

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves