Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Roteirização Dinâmica: como quebrar o paradigma do modelo estático?

Roteirização Dinâmica: como quebrar o paradigma do modelo estático?

01/11/2023 Caio Reina

O objetivo deste artigo é fornecer uma metodologia de planejamento de rotas que quebra o paradigma do modelo estático e tem potencial de reduzir até 40% do custo de transporte.

Esse assunto é especialmente importante atualmente. Com o aumento do preço do combustível, escassez de capacidade de transporte e uma pressão enorme por elevar cada vez mais a experiência do cliente, a roteirização dinâmica deve ser o projeto de maior prioridade nas agendas dos gestores de logística nos próximos anos.

O que é um roteirizador de entregas e como ele funciona?

Um roteirizador de entregas online é uma ferramenta tecnológica que planeja as melhores rotas para veículos que realizam entregas ou serviços de acordo com as necessidades específicas de cada operação.

Essa funcionalidade considera dados importantes da operação, como o número de entregas mensais, áreas de atendimento, janela horária e as categorias de produto, para garantir maior assertividade logística.   

Roteirização estática:

Algumas soluções de software são consideradas parte da infraestrutura de tecnologia em operações de last mile. Esse é o caso de software de roteirização.

O motivo é que o last mile faz a interface física da logística com o cliente final e por isso precisa garantir o sucesso da experiência de compra.

Por outro lado, o last mile é significativamente caro em relação ao resto da logística, representando metade do custo de transporte das empresas.

Naturalmente, o objetivo do gestor de last mile é buscar melhorar seus processos com foco em deixá-lo mais simples e, por consequência, com menos risco de erros.

Nesse contexto é que surgiu a roteirização estática, um conjunto de regras simples para formação de cargas baseado em regionalização geográfica – geralmente utilizando faixa de CEP e bairros.

Esse modelo ganhou bastante aceitação pelas empresas que fazem gestão do transporte ao longo dos anos. O motivo da alta adesão é a natureza intuitiva da regra.

Dessa forma, desde o motorista até o responsável pela separação dos produtos falam a “mesma língua”. Mas essa simplicidade guarda uma ineficiência de custo que, por muito tempo, não foi explorada nas empresas.

Uma parte pela força do status quo de gestores que costumam repetir jargões como: “sempre funcionou assim” ou “não mexe em time que está ganhando”.

Mas a outra parte, que é mais representativa, foi pela transformação que o próprio last mile passou nos negócios nos últimos anos. Se tornando uma atividade estratégica na era do foco na experiência do cliente.

Como funciona a Roteirização Dinâmica

A roteirização está presente desde as operações conhecidas como next day delivery (ou D+1), que  são o foco deste artigo, até operações como same day delivery e same hour delivery.

Por isso, o adjetivo “dinâmica” foi utilizado para representar a elasticidade que os modelos de last mile possuem atualmente.

Mas o que é exatamente dinâmico? Uma forma fácil de entender esse conceito é olhar para as variáveis que são consideradas no momento do planejamento.

Na roteirização estática, são consideradas como informações fixas a lógica de separação dos produtos e a região de atendimento dos veículos.

A única parte que se mantém dinâmica é o sequenciamento das entregas, que é terceirizado para o motorista.

Na roteirização dinâmica de next day delivery, as definições de regiões de atendimento, veículos necessários e sequenciamento das entregas são realizadas através da aplicação de algoritmos especialistas e a otimização do custo de transporte está ligada diretamente a capacidade de otimização desses algoritmos. Existem diversas abordagens de construção de algoritmos de roteirização.

Como esse tema é bastante denso, vou deixar para um próximo artigo. O importante é entender que ao aplicar essa abordagem dinâmica em contraponto à estática, é possível reduzir os custos de transporte na ordem de 40%!

O motivo dessa grande redução é que a abordagem dinâmica ataca diretamente as duas principais alavancas de custo de transporte: a quantidade de veículos utilizada e o gasto com combustível, de forma eficiente e integrada.

Desafios de implementar a Roteirização Dinâmica

- Cultura e adesão do time;
- Engajamento dos motoristas;
- Obsessão por indicadores de produtividade;
- Melhoria e adaptação contínua de acordo com a evolução da empresa e dos serviços.

O projeto de implantação de um processo de roteirização dinâmica está na agenda das principais empresas atualmente. Os ganhos absorvidos podem transformar os negócios e a carreira dos gestores responsáveis.

Pesquise e escolha uma solução com software robusto e um time de especialistas para apoiar essa revolução da operação.

* Caio Reina é CEO e fundador da RoutEasy.

Para mais informações sobre roteirização dinâmica clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Pine PR



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira