Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Tecnologia e EPIs

Tecnologia e EPIs

25/04/2022 Sergio Fukushima

Áudio e vídeo inteligente para a segurança de colaboradores de infraestrutura crítica.

Indústrias de petróleo e gás, energia ou químicas, contam com dois desafios principais: manter a operação em dia para não afetar os serviços essenciais que desempenham e proteger a integridade física dos colaboradores em todas as etapas do processo, uma vez que muitos ambientes de infraestrutura crítica têm áreas classificadas como perigosas, onde materiais inflamáveis, como líquidos, gases, vapores ou poeiras, podem estar presentes.

Quando se fala em benefícios operacionais, logo áudio e vídeo em rede aparecem como solução, contudo, juntos aos equipamentos de proteção individual (EPIs) a tecnologia é essencial para proteger a equipe de trabalho.

A evolução dos equipamentos permite com que, hoje, o nível de detalhamento das imagens somada a analíticos de vídeo que avaliam as cenas em tempo real, o setor ultrapasse as barreiras da segurança reativa para conquistar a proatividade.

Na prática, o software de análise da câmera pode identificar de maneira autônoma se os trabalhadores estão utilizando corretamente os EPIs e detectar caso alguém esteja com o material exigido incompleto.

Outra possibilidade são alarmes acionados caso alguém caia, por qualquer motivo, em áreas em que apenas uma pessoa pode entrar por vez, esta solução pode salvar vidas.

Outro ponto sobre as câmeras é que já existem opções à prova de explosão que estão de acordo com regulamentos rigorosos em relação às instalações industriais e fabris.

Isso porque, em ambientes onde há quantidades significativas de poeira, fibras, partículas suspensas no ar ou até materiais inflamáveis no geral, o risco de incêndios catastróficos está sempre presente.

As câmeras à prova de explosão são colocadas em um invólucro resistente, geralmente feito de aço inoxidável ou alumínio, que elimina o perigo de que qualquer possível faísca gerada pelo equipamento cause um acidente maior.

Soma-se a essa abordagem de proteção à vida, os equipamentos de áudio IP. Por exemplo, o software de detecção de linha cruzada pode ser combinado com alto-falantes de rede para alertar os trabalhadores que se aproximam demais de áreas perigosas.

As soluções bidirecionais permitem conversar em tempo real com a equipe in loco, mesmo que a central de monitoramento fique distante - em outro setor ou até outro estado.

A vantagem é que é possível enviar as diretrizes dos procedimentos corretos para o dia a dia ou para situações de emergência de onde quer que partam, seja da sede da companhia ou de qualquer outro lugar conectado à rede.

Em suma, os equipamentos de proteção individual (EPIs) são protagonistas para a proteção de todos os profissionais envolvidos na operação de infraestrutura crítica.

Contudo, a tecnologia entra para oferecer suporte e assegurar o cumprimento das regras e melhores práticas desenvolvidas ao longo dos anos.

Os próprios colaboradores têm total interesse em contar com tecnologias que respaldam a proteção à vida porque entendem que o erro de uma pessoa coloca em risco a integridade de todos. Todavia, é possível realizar esta tarefa de maneira inteligente e com melhor custo-benefício.

A Axis tem se especializado em soluções para ambientes de alto risco e a cada pessoa protegida reafirmamos nosso compromisso com a excelência.

* Sergio Fukushima é Business Development Manager da Axis Communications.

Para mais informações sobre EPIs clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Trópico Comunicação



Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Pronto Atendimento e o desafio do acolhimento na saúde

O trabalho dentro de um hospital é complexo devido a diversas camadas de atendimento que são necessárias para abranger as necessidades de todos os pacientes.

Autor: José Arthur Brasil


Como melhorar a segurança na movimentação de cargas na construção civil?

O setor da construção civil é um dos mais importantes para a economia do país e tem impacto direto na geração de empregos.

Autor: Fernando Fuertes


As restrições eleitorais contra uso da máquina pública

Estamos em contagem regressiva. As eleições municipais de 2024 ocorrerão no dia 6 de outubro, em todas as cidades do país.

Autor: Wilson Pedroso


Filosofia na calçada

As cidades do interior de Minas, e penso que de outros estados também, nos proporcionam oportunidades de conviver com as pessoas em muitas situações comuns que, no entanto, revelam suas características e personalidades.

Autor: Antônio Marcos Ferreira