Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Um novo crescimento para a construção civil

Um novo crescimento para a construção civil

31/07/2023 Danielle Felipe

Duraram alguns anos as projeções de crescimento do mercado da construção civil no Brasil.

O setor venceu de goleada os impactos da pandemia de coronavírus e superou até mesmo a forte inflação que elevou os preços dos insumos.

De tal forma que, nos últimos três anos, observaram-se avanços que apontaram para a casa de dois dígitos. Os projetos imobiliários pareciam simplesmente imunes aos piores cenários econômicos.

Mas à medida em que a crise pandêmica foi sendo aos poucos minimizada, a expectativa inicial de uma expansão ainda maior da construção civil foi dando lugar a um recuo inesperado.

Para este ano, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) trabalhava com uma projeção de alta de 2,5%, mas esse parâmetro já foi revisto para 2%, diante da performance do setor no primeiro semestre.

Apesar da retomada do programa Minha Casa, Minha Vida pelo governo federal e o aumento do teto passando de R$ 254 para R$ 350 mil, os obstáculos ainda inibem o fôlego das construtoras e naturalmente também dos clientes.

Vale lembrar que até março de 2021 a taxa Selic operava em 2% ao ano, o menor valor da história. Isso fazia compensar, e muito, a alta dos insumos.

Agora, o cenário é de uma taxa de juros altíssima, a 13,75%, tornando o crédito imobiliário mais caro, e com o incremento da elevação dos preços.

Mas é preciso também refletir para além da visão econômica e não jogar a culpa para todos os problemas nos números.

A criatividade sempre foi uma das ferramentas indispensáveis da construção civil, e neste momento é imprescindível que ela faça a diferença nos projetos em curso.

Uma das formas é oferecer soluções que resultem em valores mais acessíveis aos consumidores e entender melhor o novo perfil do consumidor, implementando propostas que o reaproximem do mercado.

O setor é um dos que mais ganham em inovação, e isso significa um leque ainda mais amplo de possibilidades, inclusive no quesito dos insumos.

Há uma diversidade de materiais à disposição do setor, sendo que muitos dos quais são preteridos diante dos produtos usualmente aceitos de modo geral.

Além disso, há benefícios que se convertem numa economia futura para o dono do imóvel, oferecendo uma economia maior a longo prazo.

Uma das tecnologias que ganhou forte adesão justamente por este efeito positivo são os painéis solares, que caíram no gosto dos brasileiros.

Assim como este caminho, há vários outros disponíveis, do tipo de tijolo aos materiais de acabamento; do consumo de energia ao consumo inteligente de água.

Compete ao setor, não ao cliente, a iniciativa de ampliar o leque de possibilidades, de modo que permita viabilizar o sonho.

É com inteligência, criatividade e tecnologia, sem abrir mão da qualidade, que a construção civil pode retomar o rumo do seu desenvolvimento.

* Danielle Felipe é product manager e sócia da Projelet.

Para mais informações sobre construção civil clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Naves Coelho Comunicação



O mal-estar da favelização

Ao olharmos a linha histórica das favelas no Brasil, uma série de fatores raciais, econômicos e sociais deve ser analisada.

Autor: Marcelo Barbosa


Teatro de Fantoches

E se alguém te dissesse que tudo aquilo em que você acredita não passa de uma mentira que te gravaram na cabeça? E que o método de gravação é a criação permanente de imagens e de histórias fantásticas?

Autor: Marco Antonio Spinelli


Esquerda ou direita?

O ano de 2020 passou, mas deixou fortes marcas no viver dos seres humanos.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O investimento público brasileiro e a estruturação social inclusiva

O investimento público desempenha um papel crucial no desenvolvimento de uma nação.

Autor: André Naves


Eleições 2024: o que vem pela frente

Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios.

Autor: Wilson Pedroso


Seja um líder que sabe escutar

Uma questão que vejo em muitas empresas e que os líderes não se atentam é sobre a importância de saber escutar seus colaboradores.

Autor: Leonardo Chucrute


Refugiados, ontem e hoje

A palavra “refugiados” vem da palavra fugir.

Autor: Solly Andy Segenreich


A solidão do outro lado do mundo

Quem já morou no exterior sabe que a vida lá fora tem seus desafios.

Autor: João Filipe da Mata


Um lamento pelo empobrecimento da ética política

Os recentes embates, físicos e verbais, entre parlamentares nas dependências da Câmara Federal nos mostram muito sobre o que a política não deve ser.

Autor: Wilson Pedroso


Governar com economia e sem aumentar impostos

Depois de alguns tiros no pé, como as duas Medidas Provisórias que o presidente editou com o objetivo de revogar ou inviabilizar leis aprovadas pelo Congresso Nacional - que foram devolvidas sem tramitação - o governo admite promover o enxugamento de gastos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A poderosa natureza

O dinheiro é um vírus que corrompe tudo e quando a pessoa se “infecta”, dificilmente se livra.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


A maior eleição do mundo e o nacionalismo hindu

O ano de 2024 está sendo considerado o superano das eleições pelo mundo. Ao todo, mais de 50 países terão pleitos variados, dentre os quais o Brasil e os Estados Unidos.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray