Grupo WhatsApp

4 dicas de decoração e arquitetura para escritórios

4 dicas de decoração e arquitetura para escritórios

04/10/2021 Redação

Há tempos que o local de trabalho deixou de ser um ambiente sem graça.

4 dicas de decoração e arquitetura para escritórios

Cada vez mais, os empresários entendem a importância de investir em uma decoração que não apenas reflita a imagem do negócio, mas que também traga benefícios para a equipe.

Um exemplo disso é a revolução que o Google e o Facebook causaram ao mostrarem para o mundo onde seus funcionários trabalham. Os escritórios dessas gigantes são repletos de cores, criatividade e espaços integrados.

E o fato é que um local de trabalho bem planejado e decorado, faz com que os funcionários se sintam em casa e, com isso, cresce a motivação para trabalhar e permanecer no ambiente por mais tempo. Isso, por consequência, aumenta a produtividade e os lucros do negócio.

Para atingir resultados como esse, nem sempre é preciso gastar muito. É o que mostra as quatro dicas de decoração para escritório a seguir:

1. Áreas de descanso

As grandes empresas já investiram em espaços de descanso. A ideia aqui é mostrar que o empreendedor se preocupa com o bem-estar dos funcionários. E a verdade é que isso, de fato, pode ajudar a aliviar a tensão de dias corridos.

Para tanto, uma das principais dicas do site especializado em arquitetura e decoração Sweetest Home é “apostar em um local arejado, mobiliado com poltronas e pufes confortáveis, e decorado com cores claras nas paredes e objetos para promover o relaxamento”. Ainda de acordo com o site, se a sua empresa não tem um espaço como esse, também é possível criar pequenos nichos em halls e até nas próprias salas dos escritórios.

2. Cores e mais cores

Também vale investir nas cores em outros ambientes do local de trabalho. Nas paredes, uma pintura diferenciada ou até mesmo adesivos, podem dar o tom de uma nova decoração, causando leveza e estimulando a criatividade dos funcionários. Os móveis também podem ganhar cores e design diferenciados. Isso vale, inclusive, para ambientes de trabalho em casa.

3. Integração de espaços

Em ambientes mais descontraídos, vale eliminar de vez qualquer divisória entre os setores, já que isso cria a sensação de integração, o que estimula o trabalho em equipe. Nesse caso, é importante investir em mesas e bancadas comunitárias para que os funcionários possam trabalhar com seus notebooks, dando ainda mais liberdade a eles.

Por outro lado, se o local de trabalho demanda ambientes reservados, a dica é utilizar divisórias de vidro entre as salas. Isso cria a integração, sem tirar a privacidade.

4. Verde e luz natural

Plantas nunca são demais. Pelo contrário. Hoje em dia, decorar o ambiente de trabalho com plantas e flores é tendência porque ajuda a acalmar e ainda renova o ar. Pensando nisso, escolha jarros de chão e também pendentes de paredes e tetos, que ajudam ainda mais a compor o decor do ambiente.

Outra tendência em ambientes corporativos é utilizar mais a iluminação natural que, além de ser parte de uma decoração sustentável, melhora a sensação de bem-estar dos funcionários.

Foto: jdpereiro / Pixabay

Fonte: VP Digital Media



Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Apesar de serem usados como sinônimos, empreendedor e empresário não são exatamente a mesma coisa.

Autor: Leonardo Chucrute

Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Vendas da Black Friday aquecem o comércio e impulsionam os resultados em Minas Gerais

67,9% do comércio de MG teve vendas iguais ou maiores na Black Friday 2025 vs. 2024. Estratégias e economia impulsionaram o resultado.

Autor: Divulgação

Vendas da Black Friday aquecem o comércio  e impulsionam os resultados em Minas Gerais

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Cobrança intensa por metas e eventos corporativos elevam risco de assédio moral e sexual. Ações de prevenção são questionadas.

Autor: Divulgação

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Especialistas alertam que confraternizações de fim de ano exigem limites e postura equilibrada para evitar demissões ou prejudicar a imagem na carreira.

Autor: Divulgação

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Protecionismo global ameaça exportação do Brasil

CNC promove fórum para debater o impacto do “tarifaço” dos EUA e das barreiras comerciais no mundo, afetando a competitividade brasileira.

Autor: Divulgação


Tributação: é melhor importar ou fabricar?

A imprensa informa que diariamente entram nos Estados Unidos um bilhão de dólares de mercadorias importadas da China. Em outras nações também há um expressivo volume de importações.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Decisão entre terceirização e empregados diretos vai além da folha de pagamento, envolvendo riscos legais, gestão e treinamento da equipe.

Autor: Divulgação

Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Difundir conhecimento é, acima de tudo, um exercício de cultura organizacional.

Autor: Wanessa Cunha

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

Número de ações na Justiça do Trabalho evidencia urgência; especialistas alertam que nem toda cobrança é assédio, mas o tema exige políticas claras.

Autor: Divulgação

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

RH e TI: a nova parceria estratégica que está moldando o futuro do trabalho

Nos últimos anos, testemunhou-se uma aceleração tecnológica sem precedentes.

Autor: Juliana Maria


Terceirização vira estratégia para reduzir impostos

A terceirização de serviços, como segurança e limpeza, tem se consolidado como uma importante ferramenta de eficiência fiscal e operacional.

Autor: Divulgação


As consequências da falta de líderes

Poucos seres humanos se dedicam a examinar de que forma estão vivendo.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra