Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional
Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional
Especialistas alertam que confraternizações de fim de ano exigem limites e postura equilibrada para evitar demissões ou prejudicar a imagem na carreira.

Com a aproximação do fim de ano, as festas de confraternização corporativa se tornam palco de celebração e, por vezes, de erros de postura com sérias consequências profissionais. Médicos e especialistas em recursos humanos reforçam que o evento não é uma festa comum e a falta de limites pode ser determinante até para uma demissão.
Dr. Vicente Beraldi Freitas, médico e consultor em saúde, analisa que é comum o "extravasamento" nesse período. "A mistura de confraternização, a chance de extravasar e, em alguns casos, a mistura com álcool, leva muitos a ações impensadas", explica. Ele ressalta a importância de manter em mente que as atitudes terão repercussões no dia seguinte. Em caso de excessos, a orientação é buscar a calma para tentar reverter a impressão negativa e, principalmente, não levar o problema isolado do evento para o dia a dia, evitando gatilhos para problemas como depressão e Síndrome de Burnout.
O momento também pode ser visto como uma oportunidade de crescimento. Para Mari Viana, especialista em relações humanas e fundadora da Gestão Consciente, as festas são "oportunidades valiosas para agradecer, celebrar e fortalecer vínculos dentro da empresa", sendo uma estratégia de RH preventivo para manter o clima saudável.
A especialista reforça que a postura na confraternização reflete a maturidade emocional e o alinhamento com a cultura da organização. Ela lista dez boas práticas para aproveitar o evento de forma positiva:
- Participe da confraternização. A presença demonstra engajamento.
- Comunique-se com clareza caso não possa comparecer, justificando a ausência.
- Respeite o horário para facilitar a integração.
- Seja responsável com bebidas alcoólicas, divertindo-se sem exageros.
- Misture-se, converse com pessoas de diferentes áreas.
- Vista-se de forma adequada e alegre, buscando destaque pela simpatia.
- Seja cordial com todos, mantendo temas neutros e respeitosos.
- Apoie colegas que possam estar excedendo o limite, de forma sutil.
- Evite exageros em tudo: comida, bebida, piadas ou danças.
- Saia no momento certo, sem associar sua permanência à dos superiores.
Mari Viana conclui que "uma confraternização saudável é um reflexo da cultura organizacional" e do cuidado com o clima da empresa.
Foto: Divulgação/Freepik
Para mais informações sobre carreira clique aqui...
Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!
Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp
Todos os nossos textos são publicados também no X e no Facebook
Fonte: Paulo Fabrício Ucelli









