Grupo WhatsApp

Protecionismo global ameaça exportação do Brasil

Protecionismo global ameaça exportação do Brasil

11/11/2025 Divulgação

CNC promove fórum para debater o impacto do “tarifaço” dos EUA e das barreiras comerciais no mundo, afetando a competitividade brasileira.

O Brasil enfrenta um cenário de pressão competitiva no comércio exterior após o anúncio de novos aumentos tarifários pelos Estados Unidos e a escalada de barreiras comerciais em diversos mercados internacionais. A situação reacendeu o alerta sobre a necessidade de o país fortalecer sua presença nas cadeias globais.

Para debater os efeitos dessa conjuntura e traçar caminhos de resiliência, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) realizará o Fórum Comércio Exterior – Desafios e Oportunidades no dia 18 de novembro, das 10h às 11h30, com transmissão pelo canal CNC Play no YouTube.

Nos últimos meses, o chamado “tarifaço” norte-americano, que impôs sobretaxas de até 50% sobre alguns produtos brasileiros, gerou um sinal de alerta. Setores como o químico, metalúrgico e de transformação já reportam perdas de competitividade e redução de margens de lucro.

José Carlos Raposo Barbosa, presidente da Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros (Feaduaneiros) e representante da Câmara Brasileira do Comércio Exterior (CBCEX) da CNC no fórum, enfatiza que o momento exige articulação e planejamento. “O comércio exterior brasileiro precisa de previsibilidade e de uma estratégia nacional sólida. As empresas precisam de apoio governamental para enfrentar as barreiras externas”, afirma Raposo.

Além das tarifas internacionais, o Brasil enfrenta entraves internos. Estudos recentes indicam que o país está entre as nações com maior número de barreiras não-tarifárias, incluindo exigências técnicas e morosidade nos processos aduaneiros. Esses obstáculos impactam principalmente as pequenas e médias empresas.

O economista Fábio Bentes, gerente-executivo de Análise e Desenvolvimento Econômico da CNC, alerta que a reindustrialização e a regionalização das cadeias globais de valor exigem ação rápida do Brasil. “Se o Brasil não reagir com acordos comerciais e políticas de incentivo, pode ver sua participação no comércio global cair ainda mais”, adverte Bentes.

O fórum propõe uma agenda de soluções e diálogo institucional. Além de Raposo e Bentes, participarão Otávio Leite, consultor da Fecomércio-RJ, e Felipe Miranda, coordenador legislativo da CNC. Eles discutirão o impacto das tarifas, o papel da diplomacia comercial e caminhos para ampliar a competitividade.

Felipe Miranda reforça a importância da sinergia entre o setor empresarial e o Congresso Nacional. “O Brasil precisa atualizar sua política comercial com base em dados. O papel da CNC é articular essa ponte entre o Legislativo e o setor produtivo”, diz.

O evento terá a participação de José Roberto Tadros, presidente da CNC. A iniciativa reforça o papel da CNC como principal articuladora das pautas do setor de comércio e serviços.

Foto: Divulgação/Freepik

Para mais informações sobre exportação clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Todos os nossos textos são publicados também no Facebook e no X (antigo Twitter)

Quem somos

Fonte: Sari Santos - Diretora - Folha Creator



Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Apesar de serem usados como sinônimos, empreendedor e empresário não são exatamente a mesma coisa.

Autor: Leonardo Chucrute

Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Vendas da Black Friday aquecem o comércio e impulsionam os resultados em Minas Gerais

67,9% do comércio de MG teve vendas iguais ou maiores na Black Friday 2025 vs. 2024. Estratégias e economia impulsionaram o resultado.

Autor: Divulgação

Vendas da Black Friday aquecem o comércio  e impulsionam os resultados em Minas Gerais

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Cobrança intensa por metas e eventos corporativos elevam risco de assédio moral e sexual. Ações de prevenção são questionadas.

Autor: Divulgação

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Especialistas alertam que confraternizações de fim de ano exigem limites e postura equilibrada para evitar demissões ou prejudicar a imagem na carreira.

Autor: Divulgação

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Tributação: é melhor importar ou fabricar?

A imprensa informa que diariamente entram nos Estados Unidos um bilhão de dólares de mercadorias importadas da China. Em outras nações também há um expressivo volume de importações.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Decisão entre terceirização e empregados diretos vai além da folha de pagamento, envolvendo riscos legais, gestão e treinamento da equipe.

Autor: Divulgação

Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Difundir conhecimento é, acima de tudo, um exercício de cultura organizacional.

Autor: Wanessa Cunha

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

Número de ações na Justiça do Trabalho evidencia urgência; especialistas alertam que nem toda cobrança é assédio, mas o tema exige políticas claras.

Autor: Divulgação

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

RH e TI: a nova parceria estratégica que está moldando o futuro do trabalho

Nos últimos anos, testemunhou-se uma aceleração tecnológica sem precedentes.

Autor: Juliana Maria


Terceirização vira estratégia para reduzir impostos

A terceirização de serviços, como segurança e limpeza, tem se consolidado como uma importante ferramenta de eficiência fiscal e operacional.

Autor: Divulgação


As consequências da falta de líderes

Poucos seres humanos se dedicam a examinar de que forma estão vivendo.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


LinkedIn: uma tendência para negócios em 2026

Nos últimos anos, o LinkedIn passou por uma transformação silenciosa, mas poderosa.

Autor: Vinícius Taddone

LinkedIn: uma tendência para negócios em 2026