Grupo WhatsApp

Vendas da Black Friday aquecem o comércio e impulsionam os resultados em Minas Gerais

Vendas da Black Friday aquecem o comércio e impulsionam os resultados em Minas Gerais

05/12/2025 Divulgação

67,9% do comércio de MG teve vendas iguais ou maiores na Black Friday 2025 vs. 2024. Estratégias e economia impulsionaram o resultado.

Vendas da Black Friday aquecem o comércio  e impulsionam os resultados em Minas Gerais

O levantamento Monitor de Vendas Black Friday 2025, realizado pelo Núcleo Estudos Econômicos e de Inteligência & Pesquisa da Fecomércio MG, entre os dias 01 e 03/12, mostra que 67,9% dos estabelecimentos comerciais do estado registraram vendas iguais ou maiores este ano em comparação com o faturamento verificado na data em 2024. O estudo indica que, para 56,3% das empresas ouvidas, que realizaram ações na data, as expectativas de vendas foram alcançadas.

As empresas com melhores vendas somaram 30,9% e as que tiveram vendas iguais às do ano passado, 36,9%. Para 71,9% das que tiveram vendas superiores em 2025, o volume de vendas girou em torno de 10,1% a 40% a mais. Já para 25,5% das empresas, o resultado ficou abaixo da Black Friday anterior; entre estas, 53,2% registraram queda no volume de vendas de 10,1% a 20,0%.

Para as empresas com melhores vendas, as justificativas para o bom desempenho foram, nesta ordem: aquecimento do comércio, melhora da economia e divulgação.

Fernanda Gonçalves, economista da Fecomércio MG, destaca que Minas Gerais apresentou um desempenho positivo na Black Friday, resultado de estratégias bem estruturadas que combinaram divulgação eficiente, produtos diferenciados, atendimento qualificado e promoções capazes de gerar impacto no consumidor.

“Apesar disso, 25,5% dos estabelecimentos registraram queda nas vendas, o que evidencia a necessidade de uma análise interna das práticas comerciais e financeiras, considerando, por exemplo, a ampliação das opções de parcelamento para elevar o ticket médio e estimular a aquisição de produtos de maior valor, permitindo ao cliente ajustar as parcelas ao seu orçamento. A predominância de resultados satisfatórios, contudo, consolida a data como um importante impulsionador do comércio de bens, serviços e turismo, reforçando sua relevância para o aquecimento da economia”, observa Gonçalves.

Para 36,8% das empresas, os ganhos no período, em comparação com as vendas diárias, aumentaram entre 10,1% e 20%; para 26,3, foram de 20,1% a 40% e para 24,5% foram até 10% maiores. Um percentual de 8,7% das empresas entrevistadas informou aumento das vendas que variou de 40,1% a 60% em comparação com as vendas do dia a dia.

Para 25,5% dos estabelecimentos que registraram redução das vendas na Black Friday, em comparação com as vendas do dia a dia, 44,6% informaram queda de até 10%; 23,4%, redução de 10,1% a 20% e 21,2% notaram queda entre 20,1% a 40%. O levantamento ouviu 180 empresários de todas as regiões do estado.

Para mais informações sobre Black Friday clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Todos os nossos textos são publicados também no Facebook e no X (antigo Twitter)

Quem somos

Fonte: Fecomércio MG



Planejamento de férias coletivas vai além de funcionários

Com a chegada do fim do ano, empresas se preparam para as férias coletivas, exigindo planejamento que inclui legislação, segurança e limpeza do ambiente.

Autor: Divulgação


A morte súbita das empresas do Simples já começou

Não é exagero dizer que estamos prestes a assistir a uma morte súbita das empresas do Simples Nacional.

Autor: Carlos Alberto Pinto


Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Apesar de serem usados como sinônimos, empreendedor e empresário não são exatamente a mesma coisa.

Autor: Leonardo Chucrute

Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Cobrança intensa por metas e eventos corporativos elevam risco de assédio moral e sexual. Ações de prevenção são questionadas.

Autor: Divulgação

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Especialistas alertam que confraternizações de fim de ano exigem limites e postura equilibrada para evitar demissões ou prejudicar a imagem na carreira.

Autor: Divulgação

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Protecionismo global ameaça exportação do Brasil

CNC promove fórum para debater o impacto do “tarifaço” dos EUA e das barreiras comerciais no mundo, afetando a competitividade brasileira.

Autor: Divulgação


Tributação: é melhor importar ou fabricar?

A imprensa informa que diariamente entram nos Estados Unidos um bilhão de dólares de mercadorias importadas da China. Em outras nações também há um expressivo volume de importações.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Decisão entre terceirização e empregados diretos vai além da folha de pagamento, envolvendo riscos legais, gestão e treinamento da equipe.

Autor: Divulgação

Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Difundir conhecimento é, acima de tudo, um exercício de cultura organizacional.

Autor: Wanessa Cunha

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

Número de ações na Justiça do Trabalho evidencia urgência; especialistas alertam que nem toda cobrança é assédio, mas o tema exige políticas claras.

Autor: Divulgação

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

RH e TI: a nova parceria estratégica que está moldando o futuro do trabalho

Nos últimos anos, testemunhou-se uma aceleração tecnológica sem precedentes.

Autor: Juliana Maria


Terceirização vira estratégia para reduzir impostos

A terceirização de serviços, como segurança e limpeza, tem se consolidado como uma importante ferramenta de eficiência fiscal e operacional.

Autor: Divulgação