Grupo WhatsApp

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

01/12/2025 Divulgação

Cobrança intensa por metas e eventos corporativos elevam risco de assédio moral e sexual. Ações de prevenção são questionadas.

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

O ambiente corporativo no final do ano se torna um cenário de alta vulnerabilidade, com a combinação de intensa pressão por resultados e o clima festivo das confraternizações. Essa conjuntura é apontada por especialistas como um fator que historicamente eleva os casos de assédio moral e sexual nas empresas. A busca pelo fechamento de balanços e as festas, muitas vezes com limites hierárquicos mais tênues, criam o terreno para situações de constrangimento e abuso.

A questão crucial é se as empresas estão preparadas para enfrentar o problema, que se tornou ponto central após a atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que passou a incluir riscos psicossociais e prevê penalidades a partir de 2026. A norma reconhece o impacto de fatores como assédio moral e sexual na saúde do trabalhador.

A urgência do tema é evidenciada pelos números. Entre 2020 e 2024, a Justiça do Trabalho recebeu 33.050 novos casos de pedidos de indenização por dano moral decorrente de assédio sexual, segundo o CNJ. Somente entre 2023 e 2024, o volume de novas ações cresceu 35%, saltando de 6.367 para 8.612.

Para o Dr. Guilherme Fernando de Almeida Moraes, advogado especializado em Direito do Trabalho da Barroso Advogados Associados, o volume de denúncias é subnotificado devido ao medo de retaliação e à dependência financeira. "O que muitas vezes se observa é que as empresas criam programas de combate, mas esses não se mostram eficazes na prática. É preciso ir além das aparências," alerta o especialista. Ele explica que o assédio moral se caracteriza por comportamentos repetidos que buscam humilhar, enquanto o assédio sexual envolve avanços de cunho sexual indesejados, sem a necessidade de contato físico. Gestos ou palavras já são suficientes.

Tatiana Gonçalves, CEO da Moema Medicina do Trabalho, destaca a importância de regras claras. Entre as medidas mais eficazes para prevenir o assédio estão: políticas internas que definem claramente o assédio e suas consequências; a criação de canais de denúncias confidenciais; treinamentos constantes, especialmente para líderes; e o monitoramento interno das políticas.

As novas legislações, como a Lei 14.457/22, exigem que as empresas tenham regras claras sobre assédio, canais de denúncias e punições. A omissão no tratamento desses casos expõe as empresas a riscos legais graves, como processos trabalhistas e sanções financeiras. "Empresas que investem na criação de um ambiente de trabalho saudável não só protegem seus colaboradores, mas também aumentam sua produtividade e reforçam sua reputação no mercado," conclui o advogado Dr. Guilherme.

Foto: Divulgação/Freepik

Para mais informações sobre assédio moral clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Todos os nossos textos são publicados também no Facebook e no X (antigo Twitter)

Quem somos

Fonte: Paulo Fabrício Ucelli - Assessoria de Imprensa



Planejamento de férias coletivas vai além de funcionários

Com a chegada do fim do ano, empresas se preparam para as férias coletivas, exigindo planejamento que inclui legislação, segurança e limpeza do ambiente.

Autor: Divulgação


A morte súbita das empresas do Simples já começou

Não é exagero dizer que estamos prestes a assistir a uma morte súbita das empresas do Simples Nacional.

Autor: Carlos Alberto Pinto


Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Apesar de serem usados como sinônimos, empreendedor e empresário não são exatamente a mesma coisa.

Autor: Leonardo Chucrute

Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Vendas da Black Friday aquecem o comércio e impulsionam os resultados em Minas Gerais

67,9% do comércio de MG teve vendas iguais ou maiores na Black Friday 2025 vs. 2024. Estratégias e economia impulsionaram o resultado.

Autor: Divulgação

Vendas da Black Friday aquecem o comércio  e impulsionam os resultados em Minas Gerais

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Especialistas alertam que confraternizações de fim de ano exigem limites e postura equilibrada para evitar demissões ou prejudicar a imagem na carreira.

Autor: Divulgação

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Protecionismo global ameaça exportação do Brasil

CNC promove fórum para debater o impacto do “tarifaço” dos EUA e das barreiras comerciais no mundo, afetando a competitividade brasileira.

Autor: Divulgação


Tributação: é melhor importar ou fabricar?

A imprensa informa que diariamente entram nos Estados Unidos um bilhão de dólares de mercadorias importadas da China. Em outras nações também há um expressivo volume de importações.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Decisão entre terceirização e empregados diretos vai além da folha de pagamento, envolvendo riscos legais, gestão e treinamento da equipe.

Autor: Divulgação

Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Difundir conhecimento é, acima de tudo, um exercício de cultura organizacional.

Autor: Wanessa Cunha

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

Número de ações na Justiça do Trabalho evidencia urgência; especialistas alertam que nem toda cobrança é assédio, mas o tema exige políticas claras.

Autor: Divulgação

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

RH e TI: a nova parceria estratégica que está moldando o futuro do trabalho

Nos últimos anos, testemunhou-se uma aceleração tecnológica sem precedentes.

Autor: Juliana Maria


Terceirização vira estratégia para reduzir impostos

A terceirização de serviços, como segurança e limpeza, tem se consolidado como uma importante ferramenta de eficiência fiscal e operacional.

Autor: Divulgação