Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A evolução do marketing digital nas empresas

A evolução do marketing digital nas empresas

25/01/2021 Divulgação

Pesquisa aponta as principais ferramentas e dificuldades das organizações nas negociações online.

A evolução do marketing digital nas empresas

A área de marketing já passou por diferentes fases e está em constante alteração, seja por evolução do próprio setor ou respondendo às mudanças da sociedade. Com a pandemia, muitas empresas investiram bastante no meio digital, com o objetivo de frear os impactos negativos gerados pela Covid19. Pensando nisso, o Comitê Estratégico de Marketing e Comunicação da Câmara Americana de Comércio de Belo Horizonte (Amcham-BH), realizou uma pesquisa com as principais empresas da região para entender a evolução do marketing digital em 2020.

Mais de 80 gestores de marketing participaram do estudo e foram ouvidos representantes de grandes organizações de Minas Gerais. “O nosso comitê é voltado para desenvolver estratégias para médias e grandes empresas. Nossa intenção com a pesquisa foi identificar a evolução do marketing digital, que foi acelerado pela pandemia nas organizações”, afirma o Superintendente de Operações da Amcham Brasil, Rafael Dantas.

O ponto de partida da análise foi entender a presença do meio digital. A pesquisa aponta que 100% das empresas entrevistadas possuem pelo menos um perfil em alguma rede social, sendo as mais utilizadas o LikendIn, Instagram e Facebook. Com a pandemia, os empresários tiveram que adaptar seus meios de comunicação e vendas, por isso o Whatsapp se tornou mais atrativo para o relacionamento com o cliente e, assim, foi constatado que mais da metade das empresas participantes usam a rede social para fins profissionais.  

Além disso, como era esperado devido aos impactos da pandemia, foi identificado o crescimento do e-commerce, que já é considerado o terceiro maior canal de vendas das empresas, ficando atrás dos pontos de vendas e distribuidores. Com o fechamento das lojas físicas, os empresários tiveram que se reinventar e investir no comércio online para não ter maiores perdas nos negócios. 

Nesse sentido, o orçamento destinado ao marketing já está próximo de uma divisão igual entre os investimentos tradicionais, baseados em anúncios em rádio, TV e mídia impressa e os digitais como anúncios online, redes sociais e e-commerce. Com isso, o canal de marketing digital mais usado pelas empresas é o Google Ads, ferramenta para criar e gerenciar anúncios online.  A pesquisa ainda aponta que algumas organizações preferem apostar no crescimento orgânico, ou seja, sem usar recursos pagos como anúncios.

O estudo também chama atenção para o uso de estratégias envolvendo influencers digitais. Ainda são relativamente poucas organizações que utilizam esse recurso, porém a tendência é que os investimentos em ações com influencers cresçam, já que eles possuem um grande poder de convencimento e de conversão em vendas.

No entanto, mesmo com o crescimento do investimento por parte de algumas empresas, ainda existem desafios para o desenvolvimento do setor. “Estabelecer o retorno e os resultados que as ações de marketing alcançaram são as principais dificuldades encontradas pelas organizações. Além disso, muitas empresas enfrentam a falta de verba e de um funil de vendas bem estruturado para guiar as ações”, aponta o executivo.

Dessa forma, fica evidente que grande parte das empresas reconhecem o poder do marketing tradicional e digital para alavancar os negócios. Porém, ainda existe um longo caminho a ser percorrido no desenvolvimento das estratégias digitais e de planos de ações efetivos. A tendência é que as organizações se especializem e invistam cada vez mais no setor, como uma consequência positiva gerada pela pandemia.

Fonte: Partners Comunicação Pro Business



Insegurança jurídica e os impactos no setor industrial

Vivemos um momento de grande apreensão no cenário econômico e jurídico brasileiro.

Autor: Gino Paulucci Jr.

Insegurança jurídica e os impactos no setor industrial

Oportunidade única

Imóveis em áreas nobres da capital de Minas com instalações voltadas para a área médica.

Autor: Divulgação

Oportunidade única

Gerenciamento de prazos

Para que uma empresa tenha sucesso e consiga assumir seus compromissos, é fundamental dar importância ao gerenciamento de prazos.

Autor: Leonardo Chucrute

Gerenciamento de prazos

IA para empreendedores: impulsione negócios com ChatGPT e Gemini

Lançamento da DVS Editora oferece guia prático para empresários que desejam aprimorar suas potencialidades a partir dos benefícios da Inteligência Artificial.

Autor: Divulgação

IA para empreendedores: impulsione negócios com ChatGPT e Gemini

Minas Gerais já abriu quase 40 mil novas empresas este ano

Relatório da Jucemg aponta alta de 12,51% em relação aos cinco primeiros meses do ano anterior.

Autor: Divulgação


Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Como evitá-las adequando-se à LGPD?

Autor: Ricardo Maravalhas

Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Minas atrai investimento que vai gerar 300 vagas para engenheiros na Grande BH

Empresa Wabtec anuncia construção de novo centro de engenharia em Contagem após Minas vencer concorrência com estados de dez países.

Autor: Divulgação


Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Intempérie. No dicionário, a definição para esse substantivo feminino traz como significado: mau tempo ou tempestade.

Autor: Haroldo Matsumoto

Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Desafios empresariais

Empreender envolve correr riscos e encontrar soluções para os problemas das pessoas.

Autor: Leonardo Chucrute

Desafios empresariais

Um líder de verdade ensina o que sabe

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Um líder de verdade ensina o que sabe

Luciano Hang apoia manifesto isenção de impostos nas compras até US$50

Na noite de sexta-feira, 17, o dono da Havan, Luciano Hang, participou do jantar de encerramento do 39º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), em Balneário Camboriú (SC).

Autor: Divulgação


Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Ser um empreendedor em um negócio altamente estressante é como estar em uma montanha-russa emocional.

Autor: João Roncati

Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?