Grupo WhatsApp

A importância de um bom ambiente de trabalho no mercado de tecnologia

A importância de um bom ambiente de trabalho no mercado de tecnologia

15/04/2020 Eduardo Tardelli

O trabalho em tecnologia exige, basicamente, uma dedicação mental enorme nas tarefas diárias e atualização constante a respeito das inovações que substituem outras.

A rotina não é fácil e requer muito dos profissionais, que, comumente, são recompensados com altos salários e escritórios modernos.

São ambientes de intensa troca e grandes ambições que, aliados ao ritmo acelerado e o nível elevado de exigência, contribuem para altas taxas de esgotamento e Síndrome de Burnout no mercado tech.

São inúmeros profissionais que convivem com sensações de esgotamento, exaustão de energia ao fim do dia, sentimentos negativos em relação à carreira e produtividade profissional reduzida.

Criar, portanto, um clima inovador, leve e de estímulos para o colaborador deve fazer parte das obrigações dessas companhias e vai muito além de garantir o faturamento, garantindo o bem-estar do time como um todo! Afinal, o que é uma organização sem as pessoas que a compõem?

Como respiram inovação e nascem de uma necessidade de negócio peculiar, as empresas que trabalham com tecnologia devem oferecer a sua equipe desafios que façam sentido, fazendo-os entender as atividades propostas em busca do maior engajamento.

Derrubar barreiras hierárquicas solidifica a liberdade do funcionário para poder criticar, sugerir, reclamar e elogiar sem retaliações, sempre em busca de melhorias para si e para o todo.

Do outro lado, as organizações precisam de gestores mais abertos e comunicativos, processos ágeis de desenvolvimento de projetos (Design thinking, pesquisas internas etc.), equipes multifuncionais, entre outros.

Neste contexto, no dia a dia, cabe a cada um a responsabilidade de contribuir com a missão, visão e os valores da empresa para que ela se torne colaborativa, contribuindo assim com uma entrega assertiva de resultados.

Muito além das bonificações em dinheiro em resposta a toda a dedicação, o "colaborador 4.0" precisa se sentir dentro de num cenário positivo, fazendo parte de um bem maior para a sociedade em que está inserida - seja desenvolvendo uma tecnologia inovadora ou trocando experiências positivas (e negativas) com colegas a fim de crescimento e desenvolvimento geral.

Mais do que uma sala descolada, com games, escorregadores e mesas de ping pongs, é preciso oferecer inovação também na gestão.

A consequência natural serão Burnout, depressão, stress e outras doenças continuando como estatísticas, só que da porta para fora!

* Eduardo Tardelli é CEO da upLexis, empresa de software que desenvolve soluções de busca e estruturação de informações extraídas de grandes volumes de dados (Big Data) extraídos da internet e outras bases de conhecimento. 

Fonte: PiaR Comunicação



Planejamento de férias coletivas vai além de funcionários

Com a chegada do fim do ano, empresas se preparam para as férias coletivas, exigindo planejamento que inclui legislação, segurança e limpeza do ambiente.

Autor: Divulgação


A morte súbita das empresas do Simples já começou

Não é exagero dizer que estamos prestes a assistir a uma morte súbita das empresas do Simples Nacional.

Autor: Carlos Alberto Pinto


Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Apesar de serem usados como sinônimos, empreendedor e empresário não são exatamente a mesma coisa.

Autor: Leonardo Chucrute

Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Vendas da Black Friday aquecem o comércio e impulsionam os resultados em Minas Gerais

67,9% do comércio de MG teve vendas iguais ou maiores na Black Friday 2025 vs. 2024. Estratégias e economia impulsionaram o resultado.

Autor: Divulgação

Vendas da Black Friday aquecem o comércio  e impulsionam os resultados em Minas Gerais

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Cobrança intensa por metas e eventos corporativos elevam risco de assédio moral e sexual. Ações de prevenção são questionadas.

Autor: Divulgação

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Especialistas alertam que confraternizações de fim de ano exigem limites e postura equilibrada para evitar demissões ou prejudicar a imagem na carreira.

Autor: Divulgação

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Protecionismo global ameaça exportação do Brasil

CNC promove fórum para debater o impacto do “tarifaço” dos EUA e das barreiras comerciais no mundo, afetando a competitividade brasileira.

Autor: Divulgação


Tributação: é melhor importar ou fabricar?

A imprensa informa que diariamente entram nos Estados Unidos um bilhão de dólares de mercadorias importadas da China. Em outras nações também há um expressivo volume de importações.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Decisão entre terceirização e empregados diretos vai além da folha de pagamento, envolvendo riscos legais, gestão e treinamento da equipe.

Autor: Divulgação

Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Difundir conhecimento é, acima de tudo, um exercício de cultura organizacional.

Autor: Wanessa Cunha

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

Número de ações na Justiça do Trabalho evidencia urgência; especialistas alertam que nem toda cobrança é assédio, mas o tema exige políticas claras.

Autor: Divulgação

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

RH e TI: a nova parceria estratégica que está moldando o futuro do trabalho

Nos últimos anos, testemunhou-se uma aceleração tecnológica sem precedentes.

Autor: Juliana Maria