Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A importância de um bom ambiente de trabalho no mercado de tecnologia

A importância de um bom ambiente de trabalho no mercado de tecnologia

15/04/2020 Eduardo Tardelli

O trabalho em tecnologia exige, basicamente, uma dedicação mental enorme nas tarefas diárias e atualização constante a respeito das inovações que substituem outras.

A rotina não é fácil e requer muito dos profissionais, que, comumente, são recompensados com altos salários e escritórios modernos.

São ambientes de intensa troca e grandes ambições que, aliados ao ritmo acelerado e o nível elevado de exigência, contribuem para altas taxas de esgotamento e Síndrome de Burnout no mercado tech.

São inúmeros profissionais que convivem com sensações de esgotamento, exaustão de energia ao fim do dia, sentimentos negativos em relação à carreira e produtividade profissional reduzida.

Criar, portanto, um clima inovador, leve e de estímulos para o colaborador deve fazer parte das obrigações dessas companhias e vai muito além de garantir o faturamento, garantindo o bem-estar do time como um todo! Afinal, o que é uma organização sem as pessoas que a compõem?

Como respiram inovação e nascem de uma necessidade de negócio peculiar, as empresas que trabalham com tecnologia devem oferecer a sua equipe desafios que façam sentido, fazendo-os entender as atividades propostas em busca do maior engajamento.

Derrubar barreiras hierárquicas solidifica a liberdade do funcionário para poder criticar, sugerir, reclamar e elogiar sem retaliações, sempre em busca de melhorias para si e para o todo.

Do outro lado, as organizações precisam de gestores mais abertos e comunicativos, processos ágeis de desenvolvimento de projetos (Design thinking, pesquisas internas etc.), equipes multifuncionais, entre outros.

Neste contexto, no dia a dia, cabe a cada um a responsabilidade de contribuir com a missão, visão e os valores da empresa para que ela se torne colaborativa, contribuindo assim com uma entrega assertiva de resultados.

Muito além das bonificações em dinheiro em resposta a toda a dedicação, o "colaborador 4.0" precisa se sentir dentro de num cenário positivo, fazendo parte de um bem maior para a sociedade em que está inserida - seja desenvolvendo uma tecnologia inovadora ou trocando experiências positivas (e negativas) com colegas a fim de crescimento e desenvolvimento geral.

Mais do que uma sala descolada, com games, escorregadores e mesas de ping pongs, é preciso oferecer inovação também na gestão.

A consequência natural serão Burnout, depressão, stress e outras doenças continuando como estatísticas, só que da porta para fora!

* Eduardo Tardelli é CEO da upLexis, empresa de software que desenvolve soluções de busca e estruturação de informações extraídas de grandes volumes de dados (Big Data) extraídos da internet e outras bases de conhecimento. 

Fonte: PiaR Comunicação



Minas Gerais já abriu quase 40 mil novas empresas este ano

Relatório da Jucemg aponta alta de 12,51% em relação aos cinco primeiros meses do ano anterior.

Autor: Divulgação


Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Como evitá-las adequando-se à LGPD?

Autor: Ricardo Maravalhas

Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Minas atrai investimento que vai gerar 300 vagas para engenheiros na Grande BH

Empresa Wabtec anuncia construção de novo centro de engenharia em Contagem após Minas vencer concorrência com estados de dez países.

Autor: Divulgação


Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Intempérie. No dicionário, a definição para esse substantivo feminino traz como significado: mau tempo ou tempestade.

Autor: Haroldo Matsumoto

Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Desafios empresariais

Empreender envolve correr riscos e encontrar soluções para os problemas das pessoas.

Autor: Leonardo Chucrute

Desafios empresariais

Um líder de verdade ensina o que sabe

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Um líder de verdade ensina o que sabe

Luciano Hang apoia manifesto isenção de impostos nas compras até US$50

Na noite de sexta-feira, 17, o dono da Havan, Luciano Hang, participou do jantar de encerramento do 39º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), em Balneário Camboriú (SC).

Autor: Divulgação


Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Ser um empreendedor em um negócio altamente estressante é como estar em uma montanha-russa emocional.

Autor: João Roncati

Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Azul cria fundo social para captação de recursos para desastres nacionais

Itaú Unibanco se torna o primeiro apoiador após doação de R$ 5 milhões.

Autor: Divulgação


Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Entenda como funciona a transição para Microempresa.

Autor: Divulgação

Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Por que tantas recuperações judiciais?

Nas últimas semanas, a imprensa reproduziu amplamente o indicador de recuperações judiciais produzido e monitorado pela Serasa Experian, a concorrente britânica do histórico SPC, este desenvolvido pela Câmara dos Dirigentes Logistas, que oferece serviços de proteção ao crédito.

Autor: Carlos Gomes


Empreendedorismo com propósito

Nasci em Nova Iguaçu, cidade do estado do Rio de Janeiro, e comecei a empreender desde muito cedo.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreendedorismo com propósito