Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A segmentação e seleção de mercado-alvo

A segmentação e seleção de mercado-alvo

04/06/2019 Henderson Rossi

A segmentação de mercado permite que uma empresa escolha os segmentos de clientes que ela pode, deve e tem competência para atender.

Atualmente os gestores de negócios, sejam no marketing ou em outras áreas da gestão, estão expostos a uma miríade de instrumentos, metodologias e ferramentas que contribuem significativamente para o planejamento integrado de marketing de qualquer organização, independentemente de seu porte ou segmento de atuação.

Customer Experience, Customer Centric, Jornada do Usuário, Canvas, Mapa de Empatia e Persona são alguns dos instrumentos e metodologias já largamente utilizados nos dias de hoje.

Perpassa por todas essas ferramentas um conceito muito importante e que muitas vezes acaba sendo esquecido, a segmentação de mercado.

A segmentação é a divisão do mercado de clientes potenciais em alguns subgrupos homogêneos que podem ser distinguidos por padrões de comportamento, características demográficas, hábitos de consumo, necessidades e anseios, desejos e preferências.

Instrumentos de segmentação bem utilizados possibilitam que uma empresa saiba identificar e conhecer um ou mais segmentos de mercado a atuar, desenvolvendo um posicionamento mercadológico coerente e competente, e viabilizando metas de crescimento.

Um hábito bastante arraigado nas corporações é a preferência dos gestores de marketing por atrair um amplo universo de compradores potenciais, buscando uma comunicação universal que, pretensamente, vai potencializar os resultados comerciais. Essa estratégia é conhecida como marketing de massa.

Se a estratégia for buscar mais de um segmento de clientes, com um posicionamento e oferta únicos, provavelmente os resultados não serão alcançados, pois esse tipo de postura pode não ser ideal para nenhum dos segmentos escolhidos simultaneamente.

Essa prática perde cada vez mais sentido estratégico e, consequentemente, o efeito comercial, pois, com o alargamento das possibilidades de informações, os consumidores passaram a exigir experiências mais específicas e direcionadas a suas necessidades e anseios.

Além disso, a aplicação do marketing de massa também abre espaço para que os concorrentes entrem no mercado proporcionando ofertas mais aderentes às preferências de algum subgrupo de clientes.

Por isso se faz necessária a utilização adequada de instrumentos de segmentação de mercado, que possam melhorar a definição das estratégias empresariais, do posicionamento mercadológico e das ações comerciais.

Utilizando adequadamente a segmentação de mercado, a empresa consegue identificar e definir com maior precisão os grupos de clientes que podem e devem atender, ofertando produtos e serviços de acordo com os interesses destes grupos.

Ela ainda contribui para o direcionamento das estratégias de comunicação, campanhas de marketing e ações comerciais. Também otimiza a utilização de recursos, em especial os financeiros e humanos.

O uso da segmentação permite aos clientes uma interpretação adequada da imagem e do posicionamento da marca, reconhecendo os atributos que a compõem (branding).

A segmentação de mercado permite que uma empresa, ao entender as características e anseios diversos, escolha os segmentos de clientes que ela pode, deve e tem competência para atender, criando ofertas específicas e certeiras, e assim alcançando as metas e objetivos estabelecidos. A essa escolha denominamos como “seleção de mercado-alvo”.

* Henderson Rossi é sócio diretor da Strategie Consultoria e sócio fundador da STG Health.

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Minas Gerais já abriu quase 40 mil novas empresas este ano

Relatório da Jucemg aponta alta de 12,51% em relação aos cinco primeiros meses do ano anterior.

Autor: Divulgação


Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Como evitá-las adequando-se à LGPD?

Autor: Ricardo Maravalhas

Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Minas atrai investimento que vai gerar 300 vagas para engenheiros na Grande BH

Empresa Wabtec anuncia construção de novo centro de engenharia em Contagem após Minas vencer concorrência com estados de dez países.

Autor: Divulgação


Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Intempérie. No dicionário, a definição para esse substantivo feminino traz como significado: mau tempo ou tempestade.

Autor: Haroldo Matsumoto

Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Desafios empresariais

Empreender envolve correr riscos e encontrar soluções para os problemas das pessoas.

Autor: Leonardo Chucrute

Desafios empresariais

Um líder de verdade ensina o que sabe

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Um líder de verdade ensina o que sabe

Luciano Hang apoia manifesto isenção de impostos nas compras até US$50

Na noite de sexta-feira, 17, o dono da Havan, Luciano Hang, participou do jantar de encerramento do 39º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), em Balneário Camboriú (SC).

Autor: Divulgação


Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Ser um empreendedor em um negócio altamente estressante é como estar em uma montanha-russa emocional.

Autor: João Roncati

Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Azul cria fundo social para captação de recursos para desastres nacionais

Itaú Unibanco se torna o primeiro apoiador após doação de R$ 5 milhões.

Autor: Divulgação


Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Entenda como funciona a transição para Microempresa.

Autor: Divulgação

Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Por que tantas recuperações judiciais?

Nas últimas semanas, a imprensa reproduziu amplamente o indicador de recuperações judiciais produzido e monitorado pela Serasa Experian, a concorrente britânica do histórico SPC, este desenvolvido pela Câmara dos Dirigentes Logistas, que oferece serviços de proteção ao crédito.

Autor: Carlos Gomes


Empreendedorismo com propósito

Nasci em Nova Iguaçu, cidade do estado do Rio de Janeiro, e comecei a empreender desde muito cedo.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreendedorismo com propósito