Grupo WhatsApp

Canal de venda: qual o mais estratégico para o meu negócio?

Canal de venda: qual o mais estratégico para o meu negócio?

29/05/2023 Jefferson Araújo

Bom, barato e rápido! Esta é a premissa básica para o novo consumidor.

Canal de venda: qual o mais estratégico para o meu negócio?

A pandemia transformou completamente o comportamento dos clientes, que buscam cada vez mais informação, eficiência e, sobretudo, experiência. Hábitos mudaram, fronteiras foram expandidas, mas, infelizmente, ainda há inúmeras barreiras na comercialização de produtos e serviços.

Inclusive, segundo dados da RD Station, na pesquisa Panorama de Vendas, 60% dos negócios brasileiros não atingiram suas metas de vendas em 2021. E, por quê? É inegável que inúmeros movimentos estruturais alteraram a dinâmica varejista brasileira, seja pela elevação da taxa de juros, a alta no endividamento familiar e, principalmente, a procura incessante pela eficiência das organizações impactadas pela explosão dos custos da mídia digital.

Mas, afinal, qual o papel dos canais de vendas? Basicamente, promover e difundir um negócio! Esses canais nada mais são do que os meios utilizados pela empresa para vender seus produtos e serviços, seja online ou offline. Por isso, é essencial que o objetivo da organização em termos de atuação nos canais esteja sempre bem definido, para que assim atraia o público presente em cada um deles.

Nesse sentido, as empresas devem mapear quais canais de venda o público-alvo marca presença. Afinal, diante da concorrência visceral, informações como preço, frete e prazo de entrega, por exemplo, são facilmente localizadas e comparadas pelos clientes. Logo, as tarefas para ampliar o alcance da marca e fidelizar os consumidores não são tão fáceis quanto parecem. 

De fato, os clientes se tornaram multicanais, ou seja, navegam por aplicativos e páginas da internet em um piscar de olhos. Além disso, o processo de compra que até então era linear, passou a ser circular. Isto é, antes as marcas anunciavam nos grandes veículos de comunicação, no horário nobre da televisão, e se limitavam a esperar que ele fosse à loja, porém tudo mudou. Hoje, constatar o que motivou a ida do cliente ao comércio tornou-se um grande desafio, ao passo que ele tem tudo à mão.

Não à toa, ter uma estratégia de canais de venda além de fundamental, deve ser um dos primeiros passos do empreendedor que pretende abrir um negócio. Fatores como persona, nicho de mercado e quais produtos você irá vender são essenciais para entender quais são os canais mais estratégicos para começar a prospecção.

Portanto, além de mapear quais canais são mais usados no mercado, é necessário responder algumas perguntas, como: Qual a minha persona? O que ela consome? Em quais canais está presente? Por onde prefere comprar? etc. E, por fim, pesquisar sobre as particularidades de cada canal, uma vez que não dá para vender da mesma maneira em diferentes meios.

Pense nisso!

* Jefferson Araújo é CEO da Showkase.

Para mais informações sobre negócios clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: PiaR Comunicação



Planejamento de férias coletivas vai além de funcionários

Com a chegada do fim do ano, empresas se preparam para as férias coletivas, exigindo planejamento que inclui legislação, segurança e limpeza do ambiente.

Autor: Divulgação


A morte súbita das empresas do Simples já começou

Não é exagero dizer que estamos prestes a assistir a uma morte súbita das empresas do Simples Nacional.

Autor: Carlos Alberto Pinto


Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Apesar de serem usados como sinônimos, empreendedor e empresário não são exatamente a mesma coisa.

Autor: Leonardo Chucrute

Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Vendas da Black Friday aquecem o comércio e impulsionam os resultados em Minas Gerais

67,9% do comércio de MG teve vendas iguais ou maiores na Black Friday 2025 vs. 2024. Estratégias e economia impulsionaram o resultado.

Autor: Divulgação

Vendas da Black Friday aquecem o comércio  e impulsionam os resultados em Minas Gerais

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Cobrança intensa por metas e eventos corporativos elevam risco de assédio moral e sexual. Ações de prevenção são questionadas.

Autor: Divulgação

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Especialistas alertam que confraternizações de fim de ano exigem limites e postura equilibrada para evitar demissões ou prejudicar a imagem na carreira.

Autor: Divulgação

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Protecionismo global ameaça exportação do Brasil

CNC promove fórum para debater o impacto do “tarifaço” dos EUA e das barreiras comerciais no mundo, afetando a competitividade brasileira.

Autor: Divulgação


Tributação: é melhor importar ou fabricar?

A imprensa informa que diariamente entram nos Estados Unidos um bilhão de dólares de mercadorias importadas da China. Em outras nações também há um expressivo volume de importações.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Decisão entre terceirização e empregados diretos vai além da folha de pagamento, envolvendo riscos legais, gestão e treinamento da equipe.

Autor: Divulgação

Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Difundir conhecimento é, acima de tudo, um exercício de cultura organizacional.

Autor: Wanessa Cunha

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

Número de ações na Justiça do Trabalho evidencia urgência; especialistas alertam que nem toda cobrança é assédio, mas o tema exige políticas claras.

Autor: Divulgação

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

RH e TI: a nova parceria estratégica que está moldando o futuro do trabalho

Nos últimos anos, testemunhou-se uma aceleração tecnológica sem precedentes.

Autor: Juliana Maria