Grupo WhatsApp

Como a tecnologia pode ajudar na internacionalização das empresas?

Como a tecnologia pode ajudar na internacionalização das empresas?

24/11/2022 Douglas Custódio

A internacionalização é o processo de expansão da área de atuação de uma empresa no mercado internacional.

Como a tecnologia pode ajudar na internacionalização das empresas?

Expandir o negócio para outros países é o sonho de muitos empresários, isso pode ser algo simples como a entrega de produtos em outros país ou algo mais complexo como a abertura de uma unidade local, assim o processo de internacionalização apresenta desafios, desde a adaptação da cultura local, até as normas e regras que devem ser seguidas em cada país, dessa forma contar com um sistema de gestão eficiente e organizar os processos são sem dúvida pontos importantes nessa jornada.

A internacionalização é o processo de expansão da área de atuação de uma empresa no mercado internacional, dessa ação deriva-se não apenas trocas econômicas, mas também políticas e valores culturais com o intuito de oferecer produtos e serviços que sejam aceitos em diferentes mercados

Visando colaborar com o movimento de internacionalização, desde 2007, o Brasil adotou o uso da International Financial Reporting Standards (IFRS), que em tradução livre significa “Normas Internacionais de Relatório Financeiro”, presente em mais de 100 países. Essa normatização trouxe a harmonização do sistema contábil brasileiro com outros países membros, uma vez que apresenta regras de como devem ser feitos os procedimentos contábeis dentro da companhia, permitindo uma análise transparente, principalmente a possíveis investidores internacionais.

Embora essa medida já tenha sido adotada há mais de uma década, não é difícil encontrar empresas que ainda não aplicam em seus relatórios as normas estabelecidas. Dentre alguns motivos, podemos destacar a complexidade do sistema tributário brasileiro, que faz com que o foco da organização seja apenas liquidar os impostos e não utilizar os relatórios como ferreamente na tomada de decisão, mas também o temor de investir tempo e altos valores em um ERP.

Mas, como isso impacta o processo de internacionalização? Em tudo, afinal, antes de levar a empresa para navegar em outras terras, é essencial ter alinhado os processos operacionais, além de ter instaurada uma cultura organizacional que priorize os registros e informações e não apenas a arrecadação de impostos. Para isso, contar com um sistema de gestão é, sem dúvida, a melhor alternativa para solucionar tais pontos.

A partir do momento em que uma empresa decide expandir sua atuação em âmbito internacional, é essencial que ela esteja apta ao uso de ferramentas que possuam a capacidade de integração com diferentes cenários, atendam às regras e normas tributárias independentemente da nação, tenham funcionalidades multilíngue e multimoedas, e principalmente, sejam escalonável, resumindo um ERP global.

Para as organizações que já fazem uso de um ERP global, todo o processo de internacionalização passa a ser simplificado, tendo em vista que o mercado global, em relação ao Brasil, possui maior flexibilidade em relação ao cumprimento de normas tributárias e afins. Assim, a empresa passa a se preparar simultaneamente no desenvolvimento de logística e adequação operacional, seguindo os padrões internacionais.

Claramente, investir na internacionalização da empresa é uma estratégia eficaz na busca pelo crescimento do negócio, entretanto, o sucesso dessa jornada está no preparo da organização, que começa na estruturação dos seus processos, visando adotar práticas operacionais eficientes. Ademais, esse conjunto de ações sustentáveis e inteligentes garantem não só o crescimento da organização, como abrem novas oportunidades, afinal, para aqueles que almejam crescer, o céu não deve ser o limite e sim o alvo.

* Douglas Custódio é gerente administrativo da SPS Group, destaque dentre as cinco maiores consultorias de SAP Business One do Brasil.

Para mais informações sobre tecnologia clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Informa Midia



Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Apesar de serem usados como sinônimos, empreendedor e empresário não são exatamente a mesma coisa.

Autor: Leonardo Chucrute

Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Vendas da Black Friday aquecem o comércio e impulsionam os resultados em Minas Gerais

67,9% do comércio de MG teve vendas iguais ou maiores na Black Friday 2025 vs. 2024. Estratégias e economia impulsionaram o resultado.

Autor: Divulgação

Vendas da Black Friday aquecem o comércio  e impulsionam os resultados em Minas Gerais

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Cobrança intensa por metas e eventos corporativos elevam risco de assédio moral e sexual. Ações de prevenção são questionadas.

Autor: Divulgação

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Especialistas alertam que confraternizações de fim de ano exigem limites e postura equilibrada para evitar demissões ou prejudicar a imagem na carreira.

Autor: Divulgação

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Protecionismo global ameaça exportação do Brasil

CNC promove fórum para debater o impacto do “tarifaço” dos EUA e das barreiras comerciais no mundo, afetando a competitividade brasileira.

Autor: Divulgação


Tributação: é melhor importar ou fabricar?

A imprensa informa que diariamente entram nos Estados Unidos um bilhão de dólares de mercadorias importadas da China. Em outras nações também há um expressivo volume de importações.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Decisão entre terceirização e empregados diretos vai além da folha de pagamento, envolvendo riscos legais, gestão e treinamento da equipe.

Autor: Divulgação

Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Difundir conhecimento é, acima de tudo, um exercício de cultura organizacional.

Autor: Wanessa Cunha

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

Número de ações na Justiça do Trabalho evidencia urgência; especialistas alertam que nem toda cobrança é assédio, mas o tema exige políticas claras.

Autor: Divulgação

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

RH e TI: a nova parceria estratégica que está moldando o futuro do trabalho

Nos últimos anos, testemunhou-se uma aceleração tecnológica sem precedentes.

Autor: Juliana Maria


Terceirização vira estratégia para reduzir impostos

A terceirização de serviços, como segurança e limpeza, tem se consolidado como uma importante ferramenta de eficiência fiscal e operacional.

Autor: Divulgação


As consequências da falta de líderes

Poucos seres humanos se dedicam a examinar de que forma estão vivendo.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra