Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como a tecnologia pode ajudar na internacionalização das empresas?

Como a tecnologia pode ajudar na internacionalização das empresas?

24/11/2022 Douglas Custódio

A internacionalização é o processo de expansão da área de atuação de uma empresa no mercado internacional.

Como a tecnologia pode ajudar na internacionalização das empresas?

Expandir o negócio para outros países é o sonho de muitos empresários, isso pode ser algo simples como a entrega de produtos em outros país ou algo mais complexo como a abertura de uma unidade local, assim o processo de internacionalização apresenta desafios, desde a adaptação da cultura local, até as normas e regras que devem ser seguidas em cada país, dessa forma contar com um sistema de gestão eficiente e organizar os processos são sem dúvida pontos importantes nessa jornada.

A internacionalização é o processo de expansão da área de atuação de uma empresa no mercado internacional, dessa ação deriva-se não apenas trocas econômicas, mas também políticas e valores culturais com o intuito de oferecer produtos e serviços que sejam aceitos em diferentes mercados

Visando colaborar com o movimento de internacionalização, desde 2007, o Brasil adotou o uso da International Financial Reporting Standards (IFRS), que em tradução livre significa “Normas Internacionais de Relatório Financeiro”, presente em mais de 100 países. Essa normatização trouxe a harmonização do sistema contábil brasileiro com outros países membros, uma vez que apresenta regras de como devem ser feitos os procedimentos contábeis dentro da companhia, permitindo uma análise transparente, principalmente a possíveis investidores internacionais.

Embora essa medida já tenha sido adotada há mais de uma década, não é difícil encontrar empresas que ainda não aplicam em seus relatórios as normas estabelecidas. Dentre alguns motivos, podemos destacar a complexidade do sistema tributário brasileiro, que faz com que o foco da organização seja apenas liquidar os impostos e não utilizar os relatórios como ferreamente na tomada de decisão, mas também o temor de investir tempo e altos valores em um ERP.

Mas, como isso impacta o processo de internacionalização? Em tudo, afinal, antes de levar a empresa para navegar em outras terras, é essencial ter alinhado os processos operacionais, além de ter instaurada uma cultura organizacional que priorize os registros e informações e não apenas a arrecadação de impostos. Para isso, contar com um sistema de gestão é, sem dúvida, a melhor alternativa para solucionar tais pontos.

A partir do momento em que uma empresa decide expandir sua atuação em âmbito internacional, é essencial que ela esteja apta ao uso de ferramentas que possuam a capacidade de integração com diferentes cenários, atendam às regras e normas tributárias independentemente da nação, tenham funcionalidades multilíngue e multimoedas, e principalmente, sejam escalonável, resumindo um ERP global.

Para as organizações que já fazem uso de um ERP global, todo o processo de internacionalização passa a ser simplificado, tendo em vista que o mercado global, em relação ao Brasil, possui maior flexibilidade em relação ao cumprimento de normas tributárias e afins. Assim, a empresa passa a se preparar simultaneamente no desenvolvimento de logística e adequação operacional, seguindo os padrões internacionais.

Claramente, investir na internacionalização da empresa é uma estratégia eficaz na busca pelo crescimento do negócio, entretanto, o sucesso dessa jornada está no preparo da organização, que começa na estruturação dos seus processos, visando adotar práticas operacionais eficientes. Ademais, esse conjunto de ações sustentáveis e inteligentes garantem não só o crescimento da organização, como abrem novas oportunidades, afinal, para aqueles que almejam crescer, o céu não deve ser o limite e sim o alvo.

* Douglas Custódio é gerente administrativo da SPS Group, destaque dentre as cinco maiores consultorias de SAP Business One do Brasil.

Para mais informações sobre tecnologia clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Informa Midia



Minas Gerais já abriu quase 40 mil novas empresas este ano

Relatório da Jucemg aponta alta de 12,51% em relação aos cinco primeiros meses do ano anterior.

Autor: Divulgação


Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Como evitá-las adequando-se à LGPD?

Autor: Ricardo Maravalhas

Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Minas atrai investimento que vai gerar 300 vagas para engenheiros na Grande BH

Empresa Wabtec anuncia construção de novo centro de engenharia em Contagem após Minas vencer concorrência com estados de dez países.

Autor: Divulgação


Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Intempérie. No dicionário, a definição para esse substantivo feminino traz como significado: mau tempo ou tempestade.

Autor: Haroldo Matsumoto

Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Desafios empresariais

Empreender envolve correr riscos e encontrar soluções para os problemas das pessoas.

Autor: Leonardo Chucrute

Desafios empresariais

Um líder de verdade ensina o que sabe

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Um líder de verdade ensina o que sabe

Luciano Hang apoia manifesto isenção de impostos nas compras até US$50

Na noite de sexta-feira, 17, o dono da Havan, Luciano Hang, participou do jantar de encerramento do 39º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), em Balneário Camboriú (SC).

Autor: Divulgação


Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Ser um empreendedor em um negócio altamente estressante é como estar em uma montanha-russa emocional.

Autor: João Roncati

Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Azul cria fundo social para captação de recursos para desastres nacionais

Itaú Unibanco se torna o primeiro apoiador após doação de R$ 5 milhões.

Autor: Divulgação


Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Entenda como funciona a transição para Microempresa.

Autor: Divulgação

Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Por que tantas recuperações judiciais?

Nas últimas semanas, a imprensa reproduziu amplamente o indicador de recuperações judiciais produzido e monitorado pela Serasa Experian, a concorrente britânica do histórico SPC, este desenvolvido pela Câmara dos Dirigentes Logistas, que oferece serviços de proteção ao crédito.

Autor: Carlos Gomes


Empreendedorismo com propósito

Nasci em Nova Iguaçu, cidade do estado do Rio de Janeiro, e comecei a empreender desde muito cedo.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreendedorismo com propósito