Grupo WhatsApp

Como ativar o networking e aproveitar as oportunidades

Como ativar o networking e aproveitar as oportunidades

26/03/2018 Marcelo Olivieri

Manter o networking aquecido é a melhor maneira de ficar pronto para ser encontrado.

Como ativar o networking e aproveitar as oportunidades

O ano de 2018 está encerrando seu primeiro trimestre e o clima otimista, vivido nos últimos meses, já começa a dar sinal de resultados em vários mercados. O varejo anunciou a projeção de abrir mais de 20 mil novas lojas em 2018. Segundo a Confederação Nacional do Comercio de Bens, Serviço e Turismo (CNC) esse é o melhor resultado em cinco anos.

Alguns indicadores positivos já mostram que as contratações voltaram a acontecer, os empresários, que representaram demanda nos últimos anos de crise, finalmente se sentem mais confortáveis para tirar os pés do freio.

Nesse cenário, os profissionais que estiverem preparados têm muito mais chances de alavancar a carreira nos próximos meses. Historicamente o segundo e terceiro trimestre do ano costumam ser os melhores para contratação para média e alta gerência no mercado de marketing e vendas.

Uma coisa eu posso garantir, por mais que a economia continue melhorando as vagas não surgem do nada, é preciso fazer um movimento em prol dessas novas oportunidades. Manter o networking aquecido, sem dúvida, é a melhor maneira de ficar pronto para ser encontrado nos próximos meses.

Esquentar os contatos, que estão sendo negligenciados há muito tempo, não é tarefa impossível. Acredite, o mais importante é começar de dentro para fora. Ou seja, comece contatando as pessoas mais próximas, amigos e colegas, pessoas com quem trabalhou no passado. A primeira camada da sua rede precisa saber quais são suas movimentações, são essas pessoas que irão pulverizar seu nome pelos quatro cantos. Sem falar que as pessoas mais próximas serão as mais dispostas a te ajudar.

Intensificar atividades nas redes sociais, é o segundo passo para começar a esquentar esses contatos. É indispensável ativar sua participação nas redes de negócios, como por exemplo o LinkedIn. A plataforma irá te manter atualizado sobre as movimentações feitas por outros profissionais, além de espalhar mais rapidamente suas próprias mudanças. A internet tem o poder de nos fazer presentes em qualquer lugar do mundo, ela é uma ferramenta poderosa para conectar pessoas difíceis de encontrar pessoalmente.

Outra maneira muito natural de aumentar o networking é participando de eventos e fazendo cursos. Ninguém acha estranho quando você se aproxima, e quer saber mais sobre a atuação de uma pessoa, quando ambas estão partilhando a mesma sala de aula. A mesma naturalidade é percebida em eventos, quando abordamos outro participante para conversar, trocar experiências e até cartões de visitas. A conexão é natural e orgânica.

Participar de eventos e iniciar um curso de extensão são formas de manter-se atualizado e investir em suas capacidades técnicas. Informação e conteúdo são indispensáveis para estreitar relacionamentos. Afinal networking é mais do que trocar cartões de visitas, você precisa aprofundar o assunto, suas ideias devem ganhar destaque, e é nessa hora que o marketing pessoal tem a chance de brilhar.

* Marcelo Olivieri - bacharel em psicologia e MBA em Gestão Estratégica. Com mais de 10 anos de experiência no recrutamento especializado nas áreas de marketing e vendas, Olivieri é diretor da Trend Recruitment. 



Planejamento de férias coletivas vai além de funcionários

Com a chegada do fim do ano, empresas se preparam para as férias coletivas, exigindo planejamento que inclui legislação, segurança e limpeza do ambiente.

Autor: Divulgação


A morte súbita das empresas do Simples já começou

Não é exagero dizer que estamos prestes a assistir a uma morte súbita das empresas do Simples Nacional.

Autor: Carlos Alberto Pinto


Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Apesar de serem usados como sinônimos, empreendedor e empresário não são exatamente a mesma coisa.

Autor: Leonardo Chucrute

Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Vendas da Black Friday aquecem o comércio e impulsionam os resultados em Minas Gerais

67,9% do comércio de MG teve vendas iguais ou maiores na Black Friday 2025 vs. 2024. Estratégias e economia impulsionaram o resultado.

Autor: Divulgação

Vendas da Black Friday aquecem o comércio  e impulsionam os resultados em Minas Gerais

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Cobrança intensa por metas e eventos corporativos elevam risco de assédio moral e sexual. Ações de prevenção são questionadas.

Autor: Divulgação

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Especialistas alertam que confraternizações de fim de ano exigem limites e postura equilibrada para evitar demissões ou prejudicar a imagem na carreira.

Autor: Divulgação

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Protecionismo global ameaça exportação do Brasil

CNC promove fórum para debater o impacto do “tarifaço” dos EUA e das barreiras comerciais no mundo, afetando a competitividade brasileira.

Autor: Divulgação


Tributação: é melhor importar ou fabricar?

A imprensa informa que diariamente entram nos Estados Unidos um bilhão de dólares de mercadorias importadas da China. Em outras nações também há um expressivo volume de importações.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Decisão entre terceirização e empregados diretos vai além da folha de pagamento, envolvendo riscos legais, gestão e treinamento da equipe.

Autor: Divulgação

Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Difundir conhecimento é, acima de tudo, um exercício de cultura organizacional.

Autor: Wanessa Cunha

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

Número de ações na Justiça do Trabalho evidencia urgência; especialistas alertam que nem toda cobrança é assédio, mas o tema exige políticas claras.

Autor: Divulgação

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

RH e TI: a nova parceria estratégica que está moldando o futuro do trabalho

Nos últimos anos, testemunhou-se uma aceleração tecnológica sem precedentes.

Autor: Juliana Maria