Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como calcular o potencial de faturamento do seu negócio?

Como calcular o potencial de faturamento do seu negócio?

10/02/2024 Beatriz Machnick

Conhecer o preço ideal da hora trabalhada em seu escritório ajuda a decidir quanto cobrar e qual pode ser a margem de lucro.

Como calcular o potencial de faturamento do seu negócio?

O que importa não é a quantidade de horas dedicadas a cada cliente dentro da sua empresa, e sim a qualidade. Mas você e seus gestores sabem quanto custa 1 hora do tempo da sua equipe? E por quanto você deveria vender cada hora para garantir lucratividade?

“Muita gente não percebe que o que vende na empresa é o tempo de seus funcionários, por mais que não se cobre por hora”, explica a consultora Beatriz Machnick, CEO da BM Finance Group. O grupo atende hoje mais de 90 empresas de todo o Brasil ensinando a gerir contratos e cobrar o valor correto por eles, além de oferecer a terceirização de departamentos financeiros.

O principal nicho atendido pela BM é a advocacia, visto que, tradicionalmente, a cobrança de honorários não era estabelecida de modo técnico no Brasil. Isso mudou a partir da consultoria da BM junto a centenas de escritórios.

É o caso do Zanardi Advogados, de Campinas (SP). Comandado pelas advogadas Adriana Zanardi e Joseane Zanardi Parodi, coordenadora do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP) no estado de São Paulo, o escritório conheceu a precificação técnica primeiro por meio dos livros de Beatriz, disponíveis para compra online.

“Esse método nos permitiu enxergar vários fatores que deixávamos passar, como processos que custam demais, ou que poderiam trazer maior lucratividade. Conseguimos adequar nosso preço a partir das fórmulas propostas pela BM”, explica Joseane.

“Num segundo momento, com o trabalho de consultoria, a BM realizou um raio-x dentro do escritório e hoje somos capazes de mensurar a lucratividade e garantir esse retorno do nosso trabalho”, completa Adriana. “Foi transformador”, elas garantem.

As advogadas do Zanardi pontuam que, sem a noção da formação técnica do preço, qualquer desconto pode representar um prejuízo, porque não se tem critérios para balizar. Entre as particularidades do negócio do Direito, existe a complexidade de cada caso, que pode variar muito.

Saiba como formar seu preço

As técnicas de formação de preço envolvem conhecer o PIHT, ou o preço ideal da hora trabalhada. Para chegar a ele, basta somar seus custos e despesas e dividir o total pelas horas disponíveis no escritório (HDE), que são aquelas trabalhadas efetivamente no negócio fim.

“Quando você chegar a esse custo, adicione uma margem de lucro, que é um porcentual variável, dependendo da categoria em que se encontra aquele cliente: ele é importante para alcançar outros clientes? É alguém que dará muito trabalho?  Ou entrará facilmente em seu fluxo de atendimento?”, questiona a consultora Beatriz Machnick. Com isso, é possível firmar três níveis de preço, baseados num lucro mínimo, médio ou maior.

O resultado final será o “preço ideal da sua hora”, já garantida a lucratividade. “Precificação exige cálculo, e receita não significa lucro. Calcule quanto custa um processo dentro do escritório (CMP) e quanto custa uma hora do seu tempo (CMH). Fazendo cálculos internos de custo, você vai adicionar uma margem de lucro e, então, poderá definir a melhor forma de cobrança.”

Além disso, é preciso saber quantos processos estão em andamento dentro do escritório, e, em muitos negócios, o tempo destinado ao processo e ao cliente é um dos principais custos.

* Beatriz Machnick é professora, contadora, especialista em Controladoria e Finanças, mestre em Governança e Sustentabilidade. 

Para mais informações sobre negócio clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Smartcom



Minas Gerais já abriu quase 40 mil novas empresas este ano

Relatório da Jucemg aponta alta de 12,51% em relação aos cinco primeiros meses do ano anterior.

Autor: Divulgação


Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Como evitá-las adequando-se à LGPD?

Autor: Ricardo Maravalhas

Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Minas atrai investimento que vai gerar 300 vagas para engenheiros na Grande BH

Empresa Wabtec anuncia construção de novo centro de engenharia em Contagem após Minas vencer concorrência com estados de dez países.

Autor: Divulgação


Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Intempérie. No dicionário, a definição para esse substantivo feminino traz como significado: mau tempo ou tempestade.

Autor: Haroldo Matsumoto

Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Desafios empresariais

Empreender envolve correr riscos e encontrar soluções para os problemas das pessoas.

Autor: Leonardo Chucrute

Desafios empresariais

Um líder de verdade ensina o que sabe

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Um líder de verdade ensina o que sabe

Luciano Hang apoia manifesto isenção de impostos nas compras até US$50

Na noite de sexta-feira, 17, o dono da Havan, Luciano Hang, participou do jantar de encerramento do 39º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), em Balneário Camboriú (SC).

Autor: Divulgação


Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Ser um empreendedor em um negócio altamente estressante é como estar em uma montanha-russa emocional.

Autor: João Roncati

Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Azul cria fundo social para captação de recursos para desastres nacionais

Itaú Unibanco se torna o primeiro apoiador após doação de R$ 5 milhões.

Autor: Divulgação


Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Entenda como funciona a transição para Microempresa.

Autor: Divulgação

Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Por que tantas recuperações judiciais?

Nas últimas semanas, a imprensa reproduziu amplamente o indicador de recuperações judiciais produzido e monitorado pela Serasa Experian, a concorrente britânica do histórico SPC, este desenvolvido pela Câmara dos Dirigentes Logistas, que oferece serviços de proteção ao crédito.

Autor: Carlos Gomes


Empreendedorismo com propósito

Nasci em Nova Iguaçu, cidade do estado do Rio de Janeiro, e comecei a empreender desde muito cedo.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreendedorismo com propósito