Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como utilizar a IA para melhorar o atendimento ao cliente?

Como utilizar a IA para melhorar o atendimento ao cliente?

03/07/2023 Pedro Leonel

Como sua empresa atende o cliente?

Como utilizar a IA para melhorar o atendimento ao cliente?

Todo empreendedor sabe que investir em meios de comunicação robustos e pautados na tecnologia é fundamental para estreitar o relacionamento com seu público-alvo e atender as suas demandas. Mas, dentre tantas ferramentas dispostas no mercado, aquelas que incorporarem a inteligência artificial (IA) neste propósito, notarão conquistas enormes para seu negócio capaz de enriquecer a jornada de compras do usuário e, assim, consagrar uma imagem fortemente positiva para fidelizá-los à marca.

Em um estudo realizado pela Deloitte, 70% das empresas pretendem investir na IA neste ano, em busca de melhorar a eficiência e produtividade de suas atividades para alavancar sua competitividade. Considerando todas as suas possíveis aplicações nas operações organizacionais, seu uso no atendimento ao cliente é um dos mais estratégicos para assegurar a satisfação dos consumidores, possibilitando que entrem em contato com a companhia no canal que preferirem de forma fluída e descomplicada.

O usuário deve se sentir confortável e à vontade para se comunicar com suas marcas no meio que tiverem maior afinidade. E, com a inteligência artificial, as empresas conseguem não apenas dispor de um volume maior de canais de comunicação, como principalmente integrá-los para a construção de uma jornada contínua de atendimento. Dessa forma, caso sejam acionados em uma plataforma que não tenham grande interesse, esta ferramenta pode dar a opção de continuarem a conversa em outro local que desejar.

Assegurar essa sequência no atendimento sem barreiras é fundamental para prezar pela boa experiência do cliente sem ruídos ou insistências que lhes desagradem. Afinal, quanto mais opções de contato ele possui, mais fácil é para ele acessar seus produtos ou serviços e, consequentemente, maior será o crescimento das vendas. Como prova disso, outra pesquisa feita pelo Hubspot mostra que 76% das empresas estão aumentando seus investimentos na oferta de múltiplos canais para aperfeiçoar a experiência dos consumidores.

Um dos meios mais cogitados recentemente para essa tarefa tem sido, justamente, o ChatGPT – no qual as companhias podem criar textos, códigos, e criar uma multicanalidade 100% integrada dentro do recurso. Contudo, esse ainda é um canal muito novo e que precisará ser testado e aperfeiçoado para assegurar uma boa comunicação entre as partes.

Fora ele, o WhatsApp e RCS (Rich Communication Service) são dois dos canais mais quentes no mercado, e que podem estar embarcados em IA para uma comunicação excepcional. Neles, é possível desenvolver um bot de atendimento para direcionar o usuário ao longo de sua jornada, programados para resolverem as principais e mais comuns dúvidas que possam ter sobre seus produtos e serviços e, assim, conduzi-los até a etapa final no carrinho de compras.

Mas, não adianta apenas dispor desta multiplicidade de meios de interação, sem compreender como direcioná-los corretamente para cada usuário. Para isso, mais uma vez a IA serve como auxiliadora, colhendo todos os dados referentes à trilha percorrida por cada cliente, em quais canais preferiram manter contato com a marca, e qual a melhor forma de dar continuidade a essa relação, sem precisar começar a conversa do zero a cada vez em que forem contatá-los.

O bom funcionamento e eficácia ao utilizar a inteligência artificial nesta ação dependerá, fortemente, deste claro entendimento sobre onde e como abordar seu público-alvo. E, para isso, é extremamente recomendado contar com a expertise de um time de curadoria responsável por enriquecer processos e a inteligência da ferramenta, até o momento que se torne mais autônoma possível pela quantidade de respostas obtidas.

Na prática, caberá a esses profissionais acompanharem a trajetória de cada cliente com a marca, garantindo que estejam sendo abordados sem excessividade e no meio que preferirem, da forma mais humanizada possível. Assim, a empresa conseguirá não apenas satisfazê-los, mas especialmente estar sempre lá para ajudá-los no que precisarem. Até porque, consumidores felizes e retidos sempre serão a maior fonte de receita para todo negócio.

* Pedro Leonel é Customer Success Manager na Pontaltech, empresa especializada em comunicação omnichannel.

Para mais informações sobre atendimento ao cliente clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Informa Mídia



Insegurança jurídica e os impactos no setor industrial

Vivemos um momento de grande apreensão no cenário econômico e jurídico brasileiro.

Autor: Gino Paulucci Jr.

Insegurança jurídica e os impactos no setor industrial

Oportunidade única

Imóveis em áreas nobres da capital de Minas com instalações voltadas para a área médica.

Autor: Divulgação

Oportunidade única

Gerenciamento de prazos

Para que uma empresa tenha sucesso e consiga assumir seus compromissos, é fundamental dar importância ao gerenciamento de prazos.

Autor: Leonardo Chucrute

Gerenciamento de prazos

IA para empreendedores: impulsione negócios com ChatGPT e Gemini

Lançamento da DVS Editora oferece guia prático para empresários que desejam aprimorar suas potencialidades a partir dos benefícios da Inteligência Artificial.

Autor: Divulgação

IA para empreendedores: impulsione negócios com ChatGPT e Gemini

Minas Gerais já abriu quase 40 mil novas empresas este ano

Relatório da Jucemg aponta alta de 12,51% em relação aos cinco primeiros meses do ano anterior.

Autor: Divulgação


Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Como evitá-las adequando-se à LGPD?

Autor: Ricardo Maravalhas

Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Minas atrai investimento que vai gerar 300 vagas para engenheiros na Grande BH

Empresa Wabtec anuncia construção de novo centro de engenharia em Contagem após Minas vencer concorrência com estados de dez países.

Autor: Divulgação


Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Intempérie. No dicionário, a definição para esse substantivo feminino traz como significado: mau tempo ou tempestade.

Autor: Haroldo Matsumoto

Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Desafios empresariais

Empreender envolve correr riscos e encontrar soluções para os problemas das pessoas.

Autor: Leonardo Chucrute

Desafios empresariais

Um líder de verdade ensina o que sabe

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Um líder de verdade ensina o que sabe

Luciano Hang apoia manifesto isenção de impostos nas compras até US$50

Na noite de sexta-feira, 17, o dono da Havan, Luciano Hang, participou do jantar de encerramento do 39º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), em Balneário Camboriú (SC).

Autor: Divulgação


Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Ser um empreendedor em um negócio altamente estressante é como estar em uma montanha-russa emocional.

Autor: João Roncati

Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?