Grupo WhatsApp

Confiança dos pequenos negócios mineiros em junho é a maior registrada este ano

Confiança dos pequenos negócios mineiros em junho é a maior registrada este ano

21/07/2021 Divulgação

Índice chegou a 115 pontos no mês passado, indicando tendência de leve melhora nas atividades do segmento.

Confiança dos pequenos negócios mineiros em junho é a maior registrada este ano

Os pequenos negócios seguem mais confiantes na recuperação de suas atividades nos próximos meses, conforme mostra a pesquisa Índice Sebrae de Confiança dos Pequenos Negócios (ISCON) de junho. No mês passado, o ISCON ficou em 115 pontos, sete acima do de maio. É o maior valor registrado até o momento, desde o início da série histórica do indicador, em novembro do ano passado. A pesquisa foi realizada entre os dias 08 e 21 de junho, com 1.029 empreendedores. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais.

A maior confiança registrada em junho é resultado, principalmente, da melhor avaliação dos empresários em relação aos últimos três meses. O Índice de Situação Recente (ISR) aumentou 14 pontos em relação a maio (de 65 para 78). Já o Índice de Situação Esperada (ISE) subiu quatro pontos (de 129 para 133). O ISR e o ISE são subíndices do ISCON, mas o segundo tem peso duas vezes maior na composição do índice.

Confiança dos setores econômicos
A Construção Civil atingiu o segundo maior valor do ISCON do ano em junho (123), atrás somente do obtido em fevereiro (126). A confiança da Indústria e dos Serviços  apresentou o maior valor no ano em junho (116). “O setor de Serviços está apresentando uma visível recuperação da confiança desde maio depois de, por vários meses, ter sido um dos com menor ISCON, junto ao Comércio”, comenta Rocha.

Já a confiança do Comércio registrou em junho o segundo maior valor no ano até o momento (111), atrás somente do atingido em fevereiro (112), que foi muito próximo.

Para mais informações sobre pequenos negócios clique aqui.

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Sebrae Minas



Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Apesar de serem usados como sinônimos, empreendedor e empresário não são exatamente a mesma coisa.

Autor: Leonardo Chucrute

Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Vendas da Black Friday aquecem o comércio e impulsionam os resultados em Minas Gerais

67,9% do comércio de MG teve vendas iguais ou maiores na Black Friday 2025 vs. 2024. Estratégias e economia impulsionaram o resultado.

Autor: Divulgação

Vendas da Black Friday aquecem o comércio  e impulsionam os resultados em Minas Gerais

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Cobrança intensa por metas e eventos corporativos elevam risco de assédio moral e sexual. Ações de prevenção são questionadas.

Autor: Divulgação

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Especialistas alertam que confraternizações de fim de ano exigem limites e postura equilibrada para evitar demissões ou prejudicar a imagem na carreira.

Autor: Divulgação

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Protecionismo global ameaça exportação do Brasil

CNC promove fórum para debater o impacto do “tarifaço” dos EUA e das barreiras comerciais no mundo, afetando a competitividade brasileira.

Autor: Divulgação


Tributação: é melhor importar ou fabricar?

A imprensa informa que diariamente entram nos Estados Unidos um bilhão de dólares de mercadorias importadas da China. Em outras nações também há um expressivo volume de importações.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Decisão entre terceirização e empregados diretos vai além da folha de pagamento, envolvendo riscos legais, gestão e treinamento da equipe.

Autor: Divulgação

Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Difundir conhecimento é, acima de tudo, um exercício de cultura organizacional.

Autor: Wanessa Cunha

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

Número de ações na Justiça do Trabalho evidencia urgência; especialistas alertam que nem toda cobrança é assédio, mas o tema exige políticas claras.

Autor: Divulgação

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

RH e TI: a nova parceria estratégica que está moldando o futuro do trabalho

Nos últimos anos, testemunhou-se uma aceleração tecnológica sem precedentes.

Autor: Juliana Maria


Terceirização vira estratégia para reduzir impostos

A terceirização de serviços, como segurança e limpeza, tem se consolidado como uma importante ferramenta de eficiência fiscal e operacional.

Autor: Divulgação


As consequências da falta de líderes

Poucos seres humanos se dedicam a examinar de que forma estão vivendo.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra