Grupo WhatsApp

Decisão do STF sobre ISS abre novas perspectivas para o setor industrial

Decisão do STF sobre ISS abre novas perspectivas para o setor industrial

23/04/2025 Divulgação

Empresas podem recuperar créditos tributários pagos nos últimos anos, mas devem analisar caso a caso.

Em uma decisão que impacta diretamente o setor industrial, o Supremo Tribunal Federal (STF) estabeleceu que o Imposto sobre Serviços (ISS) não incide sobre operações de industrialização por encomenda, quando a empresa executa uma etapa intermediária do processo produtivo sem comercializar o produto final. Essa decisão, aguardada com expectativa, traz alívio para muitas indústrias e abre novas perspectivas para o planejamento tributário.

"Essa decisão do STF é uma grande vitória para o setor industrial", comemora Igor Montalvão, advogado do Montalvão & Souza Lima Advocacia de Negócios. "Ela reconhece a natureza específica da industrialização por encomenda e evita a bitributação, que prejudicava a competitividade das empresas."

A decisão do STF define claramente os critérios para a não incidência do ISS. "O principal ponto é que a empresa não pode ser a responsável pela comercialização do produto final", explica Igor Montalvão. "Se a empresa apenas executa uma etapa do processo produtivo, sob encomenda de outra, o ISS não é devido, mas sim o ICMS ou IPI."

A decisão exige uma análise cuidadosa das operações, já que muitas empresas deverão verificar se seus contratos e operações se enquadram nos critérios estabelecidos pelo STF. Em muitos casos, será possível recuperar créditos tributários pagos indevidamente nos últimos anos caso constatado o pagamento do ISS, IPI ou ICMS para a mesma operação. Além disso, a decisão do STF abre espaço para um novo planejamento tributário, visto que as empresas podem repensar suas estratégias de produção e distribuição, buscando otimizar a carga tributária e aumentar a eficiência.

Ainda relacionado ao julgado, ficou estabelecido o limite de 20% do valor do débito tributário por inadimplência dos referidos tributos, “fator de atenção para as indústrias que se encontrem nesse cenário e que potencialmente sejam prejudicadas com imposição de multas superiores ao limite estabelecido.

No entanto, é importante ter cautela. "É fundamental buscar o auxílio de profissionais especializados para interpretar a decisão do STF e implementá-la corretamente", alerta o advogado da MSL. "A falta de conhecimento pode levar a erros e a problemas futuros."

Com a decisão do STF, os prestadores de serviço e indústrias ganham um novo fôlego e a oportunidade de investir em inovação e crescimento. "Essa decisão é um passo importante para a construção de um sistema tributário mais justo e eficiente. Acreditamos que ela contribuirá para o desenvolvimento do setor de serviços, do setor industrial e para o crescimento da economia brasileira”, conclui.

Para mais informações sobre setor industrial clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Todos os nossos textos são publicados também no X e no  Facebook

Quem somos

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Apesar de serem usados como sinônimos, empreendedor e empresário não são exatamente a mesma coisa.

Autor: Leonardo Chucrute

Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Vendas da Black Friday aquecem o comércio e impulsionam os resultados em Minas Gerais

67,9% do comércio de MG teve vendas iguais ou maiores na Black Friday 2025 vs. 2024. Estratégias e economia impulsionaram o resultado.

Autor: Divulgação

Vendas da Black Friday aquecem o comércio  e impulsionam os resultados em Minas Gerais

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Cobrança intensa por metas e eventos corporativos elevam risco de assédio moral e sexual. Ações de prevenção são questionadas.

Autor: Divulgação

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Especialistas alertam que confraternizações de fim de ano exigem limites e postura equilibrada para evitar demissões ou prejudicar a imagem na carreira.

Autor: Divulgação

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Protecionismo global ameaça exportação do Brasil

CNC promove fórum para debater o impacto do “tarifaço” dos EUA e das barreiras comerciais no mundo, afetando a competitividade brasileira.

Autor: Divulgação


Tributação: é melhor importar ou fabricar?

A imprensa informa que diariamente entram nos Estados Unidos um bilhão de dólares de mercadorias importadas da China. Em outras nações também há um expressivo volume de importações.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Decisão entre terceirização e empregados diretos vai além da folha de pagamento, envolvendo riscos legais, gestão e treinamento da equipe.

Autor: Divulgação

Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Difundir conhecimento é, acima de tudo, um exercício de cultura organizacional.

Autor: Wanessa Cunha

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

Número de ações na Justiça do Trabalho evidencia urgência; especialistas alertam que nem toda cobrança é assédio, mas o tema exige políticas claras.

Autor: Divulgação

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

RH e TI: a nova parceria estratégica que está moldando o futuro do trabalho

Nos últimos anos, testemunhou-se uma aceleração tecnológica sem precedentes.

Autor: Juliana Maria


Terceirização vira estratégia para reduzir impostos

A terceirização de serviços, como segurança e limpeza, tem se consolidado como uma importante ferramenta de eficiência fiscal e operacional.

Autor: Divulgação


As consequências da falta de líderes

Poucos seres humanos se dedicam a examinar de que forma estão vivendo.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra