Grupo WhatsApp

Empresas reduzem 60% seus erros com IA

Empresas reduzem 60% seus erros com IA

18/09/2025 Divulgação

IA é capaz de liberar profissionais para funções estratégicas e reduzir tempo ocioso na produção.

Empresas reduzem 60% seus erros com IA

A implementação de processos padronizados e assistentes de inteligência artificial (IA) pode trazer maior precisão em operações empresariais? Muitos negócios que adotaram IA em alguma etapa de suas rotinas admitem que houve reduções em erros operacionais de até 60%, de acordo com levantamento da Hubina, enquanto que a automação de tarefas administrativas gerou redução de até 50% do tempo gasto em atividades rotineiras. No setor industrial, a estrela é a manutenção preditiva baseada em IA, que reduz até 50% o tempo de inatividade não planejado e ainda gera 40% de economia em custos de manutenção, segundo dados da Iautomatize.

Se há uma solução capaz de liberar profissionais para funções estratégicas e reduzir tempo ocioso na produção, o que falta para que empresas que ainda não migraram para essas soluções possam seguir o mesmo caminho? Para Bruno Castro, especialista em inteligência artificial e gestão de processos empresariais do Grupo Savel, essa mudança é questão de percepção dos gestores:

“Ao implementar processos padronizados e assistentes de IA, é possível garantir precisão em todas as etapas, que na prática traz menos falhas e maior confiança nas operações cotidianas. Para reduzir falhas, mais que bons treinamentos, é indispensável adotar soluções que passem pela IA em algum momento.”

Padronização passa pela IA

Esta combinação de padronização, automação e inteligência artificial já funciona por uma razão bem simples: a integração dessas ferramentas cria um ambiente de trabalho mais confiável em todas as etapas do processo.

A IA não é inimiga das indústrias e empresas, pelo contrário. Quando a tecnologia atua de forma preventiva, os impactos de falhas caem drasticamente e a previsibilidade das operações aumenta. 14% das empresas brasileiras, por exemplo, que integraram suas operações com IA com sistemas ERP, registraram redução de erros nos dados e 18% apontaram economia de custos, como está em uma pesquisa da AIOT Brasil.

“Esse estudo ilustra muito bem essas vantagens a ponto de 59% das empresas pesquisadas já admitirem o uso de IA para automatizar processos internos.”

Nem mesmo o varejo escapa, pois uma rede de supermercados conseguiu reduzir 15% seus custos de transporte e 20% nas perdas de produtos perecíveis apenas por usar IA em seus estoques, como divulgado pela Dojo Technology.

“Não estamos falando de IA grátis de internet, mas de sistemas sob medida, que aprendem o que a empresa faz e percebem soluções. Este já é um novo pilar que as empresas ainda estão começando a conhecer para reduzir falhas, economizar recursos e melhorar processos, mas tudo precisa ser sob medida,” completa.

Para mais informações sobre inteligência artificial clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Todos os nossos textos são publicados também no Facebook e no X (antigo Twitter)

Quem somos

Fonte: Toda Comunicação



Planejamento de férias coletivas vai além de funcionários

Com a chegada do fim do ano, empresas se preparam para as férias coletivas, exigindo planejamento que inclui legislação, segurança e limpeza do ambiente.

Autor: Divulgação


A morte súbita das empresas do Simples já começou

Não é exagero dizer que estamos prestes a assistir a uma morte súbita das empresas do Simples Nacional.

Autor: Carlos Alberto Pinto


Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Apesar de serem usados como sinônimos, empreendedor e empresário não são exatamente a mesma coisa.

Autor: Leonardo Chucrute

Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Vendas da Black Friday aquecem o comércio e impulsionam os resultados em Minas Gerais

67,9% do comércio de MG teve vendas iguais ou maiores na Black Friday 2025 vs. 2024. Estratégias e economia impulsionaram o resultado.

Autor: Divulgação

Vendas da Black Friday aquecem o comércio  e impulsionam os resultados em Minas Gerais

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Cobrança intensa por metas e eventos corporativos elevam risco de assédio moral e sexual. Ações de prevenção são questionadas.

Autor: Divulgação

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Especialistas alertam que confraternizações de fim de ano exigem limites e postura equilibrada para evitar demissões ou prejudicar a imagem na carreira.

Autor: Divulgação

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Protecionismo global ameaça exportação do Brasil

CNC promove fórum para debater o impacto do “tarifaço” dos EUA e das barreiras comerciais no mundo, afetando a competitividade brasileira.

Autor: Divulgação


Tributação: é melhor importar ou fabricar?

A imprensa informa que diariamente entram nos Estados Unidos um bilhão de dólares de mercadorias importadas da China. Em outras nações também há um expressivo volume de importações.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Decisão entre terceirização e empregados diretos vai além da folha de pagamento, envolvendo riscos legais, gestão e treinamento da equipe.

Autor: Divulgação

Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Difundir conhecimento é, acima de tudo, um exercício de cultura organizacional.

Autor: Wanessa Cunha

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

Número de ações na Justiça do Trabalho evidencia urgência; especialistas alertam que nem toda cobrança é assédio, mas o tema exige políticas claras.

Autor: Divulgação

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

RH e TI: a nova parceria estratégica que está moldando o futuro do trabalho

Nos últimos anos, testemunhou-se uma aceleração tecnológica sem precedentes.

Autor: Juliana Maria